ENTREVISTA: IRACY ARÁUJO








1. Quem é Iracy Araujo?
 Sou médica de formação, pediatra porque adoro trabalhar com criança e escrevo desde a adolescência. Nasci em Pernambuco numa cidade chamada Paulista, mas minha familia se mudou para Recife quando eu tinha sete anos de idade e moro aqui até hoje. Gosto de livros, filmes, música e tudo o que deixa a vida mais feliz

2. Desde quando você decidiu que iria ser escritora?
Comecei a fazer poesia na adolescência, um pouco depois começei a tentar escrever contos, mas sempre fui muito timida. Só resolvi deixar que as pessoas lessem meu trabalho a pouco tempo, quando começei a escrever "as crônicas da Terra do Lago", a partir daí surgiu a vontade de publicar

3. Você sempre leu muito ou foi um hábito que veio com o tempo?
Quando vim morar em Recife, um dia vi com a minha mãe uma coleção de livros  e pedi para ela comprar. Ela trouxe dois livros dessa coleção que eram "a volta ao mundo em oitenta dias" e "os três mosqueteiros". Quando li os livros fiquei encantanda e foi aí que começou meu gosto pela leitura.

4.Você teve ou tem algum autor que te inspirou e/ou inspira? 

E livro tem algum que marcou e mesmo após tempos de lido você se pega pensando nele???
Eu gosto de vários autores e vários gêneros literarios, não existe um em particular, mas posso citar Marion Zimmer Bradley como uma das minhas preferidas. Quanto aos livros eu sempre lembro de "canção do exílio" e "a volta ao mundo em oitenta dias", na verdade Phileas Fogg com sua genialidade e fleuma inglesa ainda me fascina.

5.Como foi o processo de lançamento do seu livro?

Lançar um livro não é fácil no Brasil apesar de algumas editoras, dentre elas a Novo Século que editou meu livro, estão abrindo mais espaço para as obras nacionais. Quando terminei o primeiro volume das crônicas enviei um email para a Novo Século e eles me pediram o original, esperei um ano pela resposta e quando o projeto foi aprovado foram mais seis meses da edição. Gera muita expectativa, uma das coisas que me preocupava muito era a capa do livro e a editora conseguiu captar de uma forma exelente aquilo que eu havia escrito para desenhar a capa, no final o resultado foi muito bom.

6.Qual o motivo da temática de seu livro??? E os nomes dos personagens, de onde veio a inspiração?

As crônicas da Terra do Lago conta a história do nascimento da princesa Diana, a herdeira do trono da Terra do Lago, a invasão do reino pelo exercito inimigo de Magnus e a luta do primeiro-ministro Quiron e sua filha Selene para manter a princesinha a salvo ate que ela possa crescer e recuperar o trono livrando o povo da Terra do Lago da tirania de Magnus. A maioria dos nomes dos personagens principais eu trouxe da mitologia como Quiron, Diana e a propria Selene. Alguns nomes eu criei como Alvendir.
7.Você acredita que os leitores Brasileiros estão aprendendo a dar espaço ao livro nacional?

Interessante você perguntar isso. Eu acho que o brasileiro agora está despertando para o autor nacional e o apoio das editoras que eu falei no inicio ajuda isso a acontecer. Nós temos exelentes escritores no país, mas não adianta um texto bem feito se você não consegue publicar, se o livro não chega na livraria, se não vai para a mão do leitor e é nesse ponto que o trabalho das editoras contribue para divulgar o trabalho nacional. E um livro bem acabado ajuda a quebrar um pouco o "preconceito" de livro nacional.
8.Qual o recado você gostaria de deixar para todos que seguem o skoob e os blogs literários?

Uma coisa que muito me alegra é essa rede de pessoas que se conectam para divulgar cultura, falar de livros e autores, de experiências literarias e dessa maneiram ampliam fronteiras em todo o país. O que posso dizer a todos os blogs é que continuem a semear cultura na rede. Vocês estão fazendo um exelente trabalho.

9.Qual conselho você gostaria de deixar para quem tem o sonho de escrever e lançar um livro no Brasil?

A primeira coisa é nunca desistir do sonho, independente dos contra tempos que apareçam no caminho a pessoa tem que acreditar em si. Tentar procurar também uma editora que se alinhe a sua temática é uma boa idéia. Se a opção for fazer uma edição independente eu acho prudente fazer uma boa pesquisa de mercado antes de assinar qualquer contrato, há preços para todos os gostos e bolsos. E se por acaso a  resposta que você receber for não, levante a cabeça e tente de novo.
Um grande abraço
Iracy


Pois é gente espero que tenham gostado da entrevista que fiz com a autora da Trilogia "As Crônicas da Terra do Lago (O primeiro -ministro)", segundo a mesma ainda não existe uma data para os lançamentos seguintes, mas ela admite que apesar do pouco tempo para escrever esse é um projeto que ela quer ver dá certo. Alguém duvida no sucesso certo desses livros???? Eu não =)
Além disso eu estou quase terminandosua leitura e confesso estar amando o livro.
Aguardem que já já tem resenha para vocês.

6 comentários:

  1. Que bacana a entrevista Aline. A Iracy só vêm provar o quanto os brasileiros são diversificados, pois quem poderia imaginar uma médica escrevendo literatura? E isso me alegra muito, afinal há coisa melhor que a arte literária?
    Eu achei o livro dela bem bacana à primeira vista, então vou esperar sua resenha para saber se é legal como acredito que seja.
    Desejo muita sorte à Iracy e que seu projeto seja um sucesso! beijos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a entrevista da Iracy! Adorei:)
    Parabéns pelo belo Blog!
    Beijos,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu não conhecia
    E agora fiquei muito interessada
    Meu parabens pela entrevista

    Estou seguindo!
    Beijos

    http://pocketlibro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que bacana, uma médica e escritora :D o livro dela parece ser muito bacana *-* nunca tinha ouvido falar, que me lembre rs

    Gostei mt da entrevista :D Particularmente, gosto mt de entrevistas em geral , rs. :P

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog *-*
    Já ouvi muito falar dessa escritora e de sua obra, que, aliás, me parece muito interessante! Só achei que o livro dela é bem curtinho... mas pretendo lê-lo, mesmo assim. Acho, realmente, que a literatura fantástica começa a ganhar muita força entre os escritores nacionais!

    Já estou te seguindo.
    Beijos e parabéns pelo blog.
    vicioempaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Recomendamos seu blog para responder a um meme.
    Se estiver interessada olhe lá
    viciadasliterariamente.blogspot.com

    ResponderExcluir