Percy Jackson e Os Olimpianos - O Ladrão de Raios #1


Autor: Rick Riordan
Editora: intrínseca
Brasil 2008

385 págs.
 

Conheci esse livro no final de 2009 porque o vi divulgado numa revista que eu lia na época, então em 2010 o li e adorei. Logo em seguida ganhei o restante da série da minha mãe mas confesso que sempre deixava para ler depois, mas esse ano decidir colocar a mesma como prioridade e em 10 dias conseguir reler esse livro e confesso ter amado. Sabe quando você se sente dentro da história??? O autor consegue nos envolver de um jeito que você não consegue largar o livro para nada.
Muitos comparam essa história com Harry Potter, claro que encontramos algumas semelhanças nos personagens mas os mundos onde os mesmos estão inseridos são totalmente diferentes.
O primeiro ponto interessante é a conversa com o leitor que o livro propõe no seu inicio, lembrei de alguns livros do Machado de Assis que ele faz o mesmo e achei o máximo.
Por ser apaixonada por história antiga achei fantástica a ideia do Riordan de trazer os Deuses do Olimpo para os dias atuais, quer dizer propor que eles nunca deixaram de existir. A forma como ele vai nos apresentando os mitos é maravilhosa e assim vai construindo a história. Mesmo para quem é leigo no assunto acompanha a história sem problema e vai conhecendo junto com Percy.
Para entender bem esse livro você precisa se colocar no lugar de Percy e imaginar como seria crescer sem conhecer seu pai e ter que aguentar um padrasto horrivel em todos os sentidos, ter uma mãe maravilhosa mas que precisa trabalhar e tem pouco tempo para ficar com você; além disso ser um garoto agitado e que não consegue se concentrar na escola e com poucos amigos. Sua vida é ser expulso das escolas =/ de repente coisas estranhas começam a acontecer e você descobri que seu pai é o Deus dos mares um Deus da mitologia grega!!!!
Enfim é totalmente inacreditável e quando ele começa a ver que não é loucura tudo ganha um novo sentido e ele se vê envolvido em uma missão que salvará não só sua vida, sua familia e o mundo todo!!!
Gostei de cada detalhe e saber um pouco mais dos mitos me fez querer ler toda a série rapidinho =)
Essa é minha opinião sobre esse livro, espero que tenham gostado. Deixem sua opnião, ela é muito importante para mim!!!

6 comentários:

  1. Eu adorei esse livro! Fiquei apaixonada pela escrita do Rick Riordan e agora leio tudo que ele publica. A saga Percy Jackson e Os Olimpianos é fantástica, com muitas aventuras, humor, pitadinhas de romance... Enfim, tem de tudo! É uma das minhas preferidas e acho que você vai curtir todos os livros.
    Eu já não vejo semelhança com Harry Potter. Acontece que histórias de fantasia ou aventura normalmente seguem uma mesma fórmula: trio ou quarteto de protagonistas, lugar em comum aonde haja interação entre os personagens, etc, etc.
    Adorei sua resenha!
    Beijos ~

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha diz tudo, está super completa! =)
    Também adoro essa série, acho que depois da J. K. Rowling, não tem ninguém melhor em literatura infanto-juvenil do que o Riordan! Me apaixonei totalmente por o mundo da mitologia através do Percy, já gostava, mas a forma como o autor escreve nos deixa vidrados em tudo e ansiando por mais! Os mistérios, a aventura, o romance, tudo! Tenho certeza de que você vai adorar ainda mais os próximos! O meu preferido de todos é A Batalha do Labirinto! ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua resenha Lili! Muito bem elaborada e muito completa:)
    Essa questão do autor interagir com o leitor é muito bacana!
    Parabéns pelo belo trabalho que vc esta desenvolvendo aqui no blog!
    Beijos,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro realmente é muito bom! Tmbm gostei de ter lido, mas como o livro que li era emprestado e eu não tenho os demais, não deu pra continuar...=(
    Uma pena, pq a história é tudo de bom e o filme tmbm..adorei os dois!
    A resenha ficou ótima querida! beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Lili!
    adorei sua resenha, concordo com tudo que você falou! Acho o Rick incrível, sou fã de PJ!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Aline, Conheci Percy Jackson esse ano! E adorei o livro I. Já adquiri os demais e pretendo ler em breve! Seu blog é uma graça! Beijos

    ResponderExcluir