Jogos Vorazes - Suzanne Collins





Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
2008 Usa
2010 Brasil
397  págs.


É muita responsabilidade resenhar um livro que é tão bem falado, mas vamos lá espero que gostem das minhas observações.
A primeira coisa que chamou minha atenção foi a capa, as primeiras folhas e o inicio de cada capítulo, eles tem uma diagramação muito interessante e bonita, a Rocco está de parabéns!!!

O Livro é dividido em três partes:
I - "Os Tributos", II - "Os Jogos" e III - "O Vitorioso"

E posso dizer que a autora conseguiu nos envolver de forma gradual até a última folha, essa foi uma das poucas séries que tive vontade de pegar logo a continuação porque sempre revezo coleções com outros livros, mas resistir porque ainda vou ver o filme =)

Enfim na primeira parte do livro nos é apresentado um futuro caótico onde o mundo agora se restringe a Panem e o mesmo se divide em distritos e a capital os subjulda devido uma rebelião do passado e para mostrar seu poder faz com que todos os anos duas crianças de cada destrito sejam escolhidas para participar dos Jogos Vorazes (esses jogos me lembrou um pouco as lutas entre os gladiadores). Nessa parte acompanhamos a descrição da sociedade com suas regras e a vida dos personagens, além disso nos é mostrada a política com suas injustiças e o nascimento do desejo de mudança da realidade por alguns dos personagens.
Confesso ter ficado tensa nessa primeira parte mas foi ótimo para me sentir dentro da história.
Na segunda parte vivenciamos toda luta pela sobrevivencia dos personagens, além das confusões sentimentais dos mesmos. Essa parte conseguimos visualizar cada situação descrita pela autora, chega a faltar ar de tanta emoção.
Na parte final do livro sentir como se você precisasse prestar conta de todas as suas escolhas e nesse momento só entendemos os personagens se nos colocarmos em seu lugar, tanto Peeta quanto Katniss tiveram seus motivos e razões para serem e agirem da forma que foi mostrado e apesar do livro ser apresentado na visão da Katniss podemos ter uma noção dos sentimentos do Peeta, mas me desculpem geral fico ao lado da Katniss e a entendo completamente.
Um ponto que me agradou muito foi que apesar de ser uma distopia ela nos deixa no ar a esperança de um mundo melhor, isso é motivador!!!
Enfim agora fica a vontade de saber o que acontecerá no futuro de Panem!!!!

Bem é isso espero que tenham gostado!!!! Deixem sua opinião!!!

6 comentários:

  1. Estou louca pra ler!! Até meu irmão comentando esses livros!!! Muito boa resenha.. Bjo!! =*

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Adorei a sua visita e fico feliz que tenhas gostado do blog,sigo vc com muito gosto.
    Acredita que eu cometi o pecado de não ter lido esta trilogia ainda?Não me perdoarei nunca.
    Parabéns pelo blog,se tiver twitter me add?Assim fica mais fácil te acompanhar.
    @stelafinger
    http://roubando-livros.blogspot.com
    Bjos Fabi

    ResponderExcluir
  3. Oi Line!
    Também acho que a primeira parte é super importante para nos familiarizarmos com a história ainda mais; ela nos permite uma maior identificação com os personagens e facilmente tomamos partidos por eles.
    Cada aspecto do livro é bem pensado e bem escrito. Adorei Jogos Vorazes e mal posso esperar para ler a continuação. Será um dos próximos também!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Muuuito boa a resenha!!
    Adorei!!
    Beijos e muuito sucesso,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha, estou doida para ler o livro e assistir logo o filme!!!
    E eu vi seu comentário no meu blog *-* Sério que você me mandaria marcadores?? *-* Eu agradeceria muito kkkkk Passa seu email, pra eu mandar o endereço.

    bjoos

    ResponderExcluir
  6. Muito legal sua resenha Lili, eu sou fã dessa série então sou até suspeita pra falar alguma coisa kk Também gosto de me sentir dentro da história.

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir