A vez da minha vida - Cecelia Ahern

Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito 
2012
384 págs

Esse é o segundo livro que li da autora e posso afirmar que ela me conquistou de vez. Ela tem um jeito tão leve de escrever que prende o leitor até a última página. A capa é linda, a diagramação simples mas bem agradável para leitura e a história bem interessante, a narrativa é em terceira pessoa e no inicio ela oscila entre a realidade e o que Lucy queria que fosse verdade (ela mente até para o leitor, mas depois tudo fica normal). Achei legal a citação do livro Pinóquio na história, relacionando as consequências das mentiras na vida das pessoas.

A protagonista do livro é a irlandesa Lucy Silchester, 29 anos quase 30. Ela é sarcástica e está perdida, entediada e desmotivada, tudo por causa da separação do "homem da sua vida". Ela acabou permitindo que sua vida entrasse no completo caos, perdendo assim seu emprego e se fechando em um mundo de solidão e mentiras. Ela não consegue mais se comprometer nem com ela nem com ninguém, além de evitar assumir responsabilidades. Por não se relacionar bem com o pai (juiz criminal rígido) que espera a perfeição de todos, ela acaba se afastando do restante da família. Sua família é rica mas ela não recebe nem quer ajuda financeira.
Sua rotina atual se resume a um trabalho que ela conseguiu mentindo no curriculum, um kit net alugado mega bagunçado, por ter perdido o gosto de cozinhar ela vive comendo comida congelada, tem um fusca marrom sucateado e um gato hermafrodita. Ela passa a viver isolada nessa rotina até que recebe várias cartas a convocando para "um encontro com sua Vida". Lucy e sua família agem com naturalidade a isso e ficam curiosos para conhecê-la.

Confesso que fiquei o livro inteiro querendo saber se esse encontro era algo mágico ou um tipo de ajudar terapêutica existente no país, um tipo de auditoria na vida das pessoas que precisam. Mas isso não fica muito claro, mas não importa porque a evolução da personagem é tão intensa e verdadeira que você se envolve no processo em si.

O que posso dizer é que quando Lucy decide começar a refletir sobre suas escolhas e atitudes na vida, o processo de mudança e adaptação no começo é confuso e difícil, mas aos poucos tudo vai se resolvendo e Lucy percebe que atitude do passado desencadeou toda a confusão e começa a tomar as rédeas de sua vida. Muito bom acompanhar ela reorganizando cada campo da sua vida de forma honesta.

Adoro livros onde os problemas dos personagens são resolvidos de forma a dar esperança e até incentivar o leitor a ser uma agente de mudança na sua vida também.
Enfim fica a dica de uma leitura tranquila e cheia de reflexões!!!

 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!!!

11 comentários:

  1. Que interessante, confesso que não li nada da autora ainda mas pretendo ler em breve. Não gostei da capa, não me chamou a atenção, mas agora conhecendo a história fiquei bem mais interessada!
    Também adoro livros que incentivam os leitores a ter uma vida melhor!
    Beijos

    http://girlfreakbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi flor,
    Estou com esse livro aqui em casa para ler e tenho muita curiosidade acerca dessa historia espero gostar dela.
    Bjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Eu tenho esse livro até peguei para ler um tempo atrás, mas a leitura não me prendeu então deixei para depois. Sua resenha me deixou curiosa então vou tentar de novo, a autora me conquistou com P.S Eu te Amo que é um livro lindo. Vamos ver se vou gostar desse também. ;)

    Beijão!

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada da autora, e não pretendia ler esse livro, mas você me deixou com um quê de quero mais...mas será que devo ler esse livro dela??? Alguma dica??

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Adoro adoro adoro Cecilia Ahern (minha esposa :3), tudo bem que só li P.S. Eu te amo até agora mas achei fantástico. Por sinal até chegou ontem O Livro do Amanhã e logo vou comprar A Vez da Minha Vida (deixa voltar uma boa promoção hahha). Adorei a resenha e só me deixou com mais vontade ainda de ler o livro!
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  6. Oi querida.
    Sinceramente o que eu conheço é P.S Eu te amo, acho que a maioria conhece né?
    Baah! Foi o primeiro filme que eu vi de romance e chorei tanto. Tanto que eu repeti o filme outras vezes só pra chorar mais UASHASUHASUASH
    Enfim,sua resenha me chamou atenção para esse outro livro dela e deve realmente valer a pena ;D

    Ah!Deixei uma TAG pra ti no meu blog se quiser responder vou ficar tri feliz ;D
    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/2013/09/tag-os-romances-de-dona-caroline.html

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline!
    Eu considero este o pior livro da autora. rs
    Já li os três livros dela publicados pela Novo Conceito, e este me decepcionou consideravelmente. Achei a protagonista desinteressante e incômoda durante boa parte do livro. E a história é muito fraca.
    Enfim, fico feliz que tenha se envolvido com livro e acima de tudo, curtido mesmo a leitura. Isso é muito bom.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lili,

    Da autora só li P.S. eu te amo mas, estou louca pra conferir os outros dois livros dela lançados aqui! Sua resenha me deixou com mais vontade ainda, ficou muito boa!

    Beijosss!

    ResponderExcluir
  9. Aline, também gostei muito desse livro. Até mais do que P.s. eu te amo.

    A autora escreve bem e conquista o leitor, além disso, ela dá uma mensagem positiva muito boa e em vários momentos nos faz refletir sobre o que estamos fazendo com nossas vidas.

    Confesso que no começo não estava gostando muito da Lucy, mas depois até ela conseguiu conquistar meu afeto, rs.

    Também fiquei em dúvida sobre essa coisa de se encontrar com a vida, kkkkk, mas mesmo sem compreender, achei muito legal a ideia da autora. Seria muito bom se nós pudéssemos nos encontrar com uma personificação da nossa vida, hein!?

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  10. Tenho cinco livros dessa autora na minha wishlist do Book Depository, inclusive esse. Quero os importados, porque acho as capas lindas xD

    http://fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu simplesmente ameeeei este livro! Serio! No inicio eu fiquei um pouco confusa com essa estoria de conhecer a vida "em pessoa", mas depois que comecei a pegar o animo da coisa eu deifnitivamente adorei! haha
    beijos

    ResponderExcluir