Quando te encontrei - Jariane Ribeiro


Autora: Jariane Ribeiro 
Capa: Jéssica Gomes
2015 - 76 pág.
Sinopse: Skoob
Adquira: Amazon

Não conhecia a autora, nem a história até que vi em um blog a indicação de alguns títulos que estavam free na Amazon, fui correndo conferir as sinopses para ver se algum me interessava. Quando percebi que 'Quando te encontrei' se tratava de um romance de época e que tinha poucas páginas, decidi baixar e começar a ler. Qual foi a minha surpresa quando eu me deparei com uma narrativa deliciosa, daquelas que envolvem o leitor logo de cara e o deixa curioso para saber mais e mais da história.

Sabe quando você começa a ler um livro e fica se perguntando como não conheceu a escritora antes!? Fui correndo procurar a Jariane no Instagram e qual não foi a minha surpresa ao perceber que ela é uma querida.

Nesse romance de época, narrado em terceira pessoa, de forma ágil e envolvente, com dez capítulos curtos, iremos conhecer a vida da jovem Anita (dos 18 aos 19 anos) filha de um comerciante falido por causa dos vícios em bebida e jogo, e ele só não vendeu as filhas porque ainda tinha um vestígio de humanidade. Para que a dívida dele fosse perdoada Anita acabou sofrendo nas mãos do malvado Lorde Hendrick, que mesmo após roubar o que queria ainda espalhou para toda cidade que Anita era uma perdida e por isso o "pai" dela a expulsou de casa. 

Minha gente fiquei morrendo de pena da Anita e foi penoso acompanhar como a mulher sofria nos séculos passados (ainda sofremos, mas de forma diferente) e a hipocrisia reinava, tive muita raiva da família dela e do pavoroso Hendrick. 

"Por não ser mais honrada sabia que não conseguiria casar e ter sua própria família e isso a entristecia. Mas ela era forte e não se permitia mergulhar na melancolia."

"Ela pensou que havia algo de incrivelmente belo em um homem 
despenteado e fora dos padrões convencionais."

"Anita tocava (violino) com sentimento, deixando tudo o que reprimia transbordar, percebendo que aquilo estava sendo um choro silencioso por tudo o que perdeu, 
pelas possibilidades que desapareceram, pelo futuro que poderia ter tido 
com o homem que estava a ouvindo tocar."

Acontecerão muitas coisas que farão Anita sofrer, mas garanto que para quem é romântico como eu, poderá ficar feliz porque no final a Anita encontrará alguém que a protegerá e a fará feliz.

A autora não poderia ter criado um mocinho mais perfeito, daquele que demonstra seus sentimentos com ações e quando é preciso fala tudo que sente para mulher amada, além de enfrentar o que for preciso para ficar ao lado do seu grande amor. 

Gente fiquei suspirando de felicidade com esse casal.


Pensando na mensagem dessa história, conclui que ela pode ser aproveitada até para os nossos dias, por exemplo: muitas vezes somos levadas a seguir caminhos tortuosos, que podem até nos deixar sem esperança de um futuro melhor, mas não podemos nos entregar a melancolia e desesperança. Temos que continuar seguindo em frente, porque quando menos esperarmos a felicidade baterá na nossa porta e precisaremos estar atentos para percebê-la e aceitá-la. Não podemos permitir que a sociedade nos coloque para baixo por não estarmos seguindo seus padrões, precisamos ser pessoas do bem e aceitar o que nos é destinado.

Enfim dica de romance de época, rápido, bem escrito, empolgante e envolvente.


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 

Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

10 comentários:

  1. Que resenha linda!
    Amei a forma singela como descreveu os pontos abordados ♥ Feliz demais que tenha gostado da história da Anita ♥♥

    ResponderExcluir
  2. Gosto de romances de época, apesar de ter lido bem menos do que eu gostaria., então o livro é uma boa pedida. Gostei muito da mensagem que o livro trás, espero poder ler. Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiiii, gostei da sua resenha muito bem escrita, mas dispenso a dica não curto muito romance de época.

    abraços, José Marcos.

    ResponderExcluir
  4. Que resenha mais linda! Nem terminei de ler e já fui atrás dele na amazon, amo um romance de época e se ele é de autor nacional então, já entra pra lista dos favoritos! Adorei como você deixou claro que não é só mais um clichê de época, é uma história de amor sim, mas com muitas mensagens importantes para o leitor. Isso é o que eu mais amo nos livros. Obrigada pela dica, beijos.

    https://maresialiteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Free na amazon e romance de época, foi um grande achado hein amiga.
    Também não conheço a autora, mas se o enredo passa um pouco sobre como era a vida da mulher naquela época já quero. É chocante ver como as mulheres eram tratadas/vistas naquela época né.
    Vou procurar o livro, quem sabe eu dê sorte ainda rsrsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi! Também adoro quando encontro preciosidades assim na Amazon, embora tenha acumulado muitos físicos ultimamente, então deixei de procurar um pouco rsrs
    Mas falando sobre o livro, achei a premissa bem interessante. Parece mesmo uma leitura gostosa e fluída. Vou providenciar um exemplar assim que possível. Obrigada pela indicação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oiee Aline ^^
    Eu ainda não conhecia a autora, e nem mesmo o livro, mas você me conquistou no momento em que disse romance de época...haha' sou doida por esse gênero! Dá raiva quando as personagens sofrem desse jeito, né? E dá mais raiva ainda de saber que muitas mulheres ainda passam por isso, mas ainda assim, eu torço muito para que elas consigam se livrar do que lhes faz mal e encontrar alguém que as ame <3
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  8. Ano passado eu não li nenhum romance de época e é uma das minhas metas este ano. Dica super anotada pq adorei os pontos positivos que vc abordou =D

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  9. Não li nenhum romance de época até hoje e ainda tenho dúvida se leria ou não, mas adorei a sua resenha e anotei o nome para quem sabe no futuro eu ler esse gênero que muitos amam.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu já ouvi/li o nome dessa autora pela rede, mas ainda não tive oportunidade de ler algum trabalho dela, coisa que devo corrigir em breve. Adoro romances de época e é muito gostoso ver que cada vez mais os autores brasileiros estão se rendendo a esse gênero.
    A dica está mais do que anotada. 😉
    Bjk

    ResponderExcluir