Tag: 10 livros que me marcaram!!!



Resolvi abrir o mês falando um pouco sobre os dez livros que me marcaram de alguma forma. Esse post foi inspirado em umas perguntas que estavam rolando pelo Facebook no mês passado e vi que alguns blogs responderam em vídeo, então decidi fazer também. Lembro que era meio que um desafio e a pessoa não podia pensar nem pesar muito sua escolha. Então vamos as minhas:

O primeiro livro (na verdade dois mas que se complementam) que tenho consciência e lembrança de ter lido e que me marcou muito foi:


Ele ficou inesquecível pelo exemplo de vida de Pollyanna, uma garota que apesar de sofrer pra caramba tem uma força sem igual dentro de si e consegue assim SEMPRE enxergar o lado positivo das coisas fazendo seu "Jogo do contente". Para quem ainda não leu fica a dica!!! 



Lembro que quando li esse livro na época da escola fiquei impressionada com a forma como a realidade das pessoas mais carentes era retratada, a pobreza, a violência que elas estão expostas entre tantas outras situações. Também encontramos exemplos de bondade, caridade e amizade nesse meio de vida que é o cortiço. E o mais impressionante para mim foi perceber que o protagonista da história era O Cortiço e muitas vezes o autor o associava a um animal ao acordar, enfim muito interessante.




O livro me impressionou pela ideia do autor em escolher um narrador já morto, já explica o titulo: memórias póstumas, porque assim ele poderia expor tudo que ele não concordava na sociedade sem se preocupar com as consequencias. No texto encontramos muitas verdades que para os dias atuais são comuns e infelizmente nem nos chocam tanto, mas na época que o livro foi lançado abalou as estrutura dos mais conservadores. Enfim quem ainda não leu, por favor leia, todos os livros de Machado de Assis são maravilhosos.



Esse livro abriu meu horizonte de uma forma que não sei detalhar, mas posso dizer que ele me fez ver Deus de uma forma totalmente inovadora. E porque não dizer, tentar entender e quem sabe me ariscar a olhar a vida e as pessoas pelo seu ângulo (pelo lado de um pai, criador de tudo) principalmente pensar como ele pode ver como filho as pessoas que cometem crimes e barbaridades??? E como ele os perdoa e concede um segunda chance??? Enfim para quem gosta de ler livros que possibilitem reflexões assim, essa é a dica.


Um drama que me mostrou uma família que passou por muitas dificuldades e fez de tudo para sobreviver e ficar sempre juntos. Um livro autobiografico com uma narrativa que parece romance por causa da forma como envolve o leitor. 
“Filha, a gente não tem dinheiro para o presente, mas escolhe uma estrela no céu, e fica com ela pra toda a vida.” 



Após ler esse livro fiquei imaginando como seria ler um diário da minha mãe na época em que ela descobriu que estava grávida de mim, como meu pai reagiu, como foi cada momento de alegria e tristeza quando eu era criança. Sei lá, acho que seria interessante ter essa memória auxiliar, já que não lembro de praticamente nada, só alguns fleches, dessa época. Enfim esse livro é marcante e impactante!!! 




Esse livro nacional maravilhoso chamou minha atenção porque fiquei imaginando como seria ter o poder da personagem Joana Dalva. Ela tem o dom de realizar desejos sempre que escreve os mesmos, a principio seria maravilhoso, mas tudo na vida tem suas consequência. Então já viu as mil confusões que ela acaba se envolvendo e ao mesmo tempo amadurecendo e ajudando muita gente. Essa série é ótima!!!



Quando conheci essa série fiquei encantada pela capa, pela escrita (narrativa maravilhosa que me fez identificar muitas situações vividas na minha adolescência), além da paixão pelos filmes e tudo que os envolve, além de ter coleção deles em casa. Essa série é o máximo e nos mostra como um hobbie pode sim tornar-se base para realização de um sonho no futuro.


 Esse foi um dos livros mais divertidos que já li. A protagonista é muito doidinha e faz loucuras para encontrar o grande amor, principalmente depois de ler uma matéria que diz que a média de homens para uma mulher de 30 anos é de 10,5, e quando ela percebe que seu número é bem maior que esse ela fica desesperada e assustada. Além de tudo, o artigo terminava falando que, se a mulher tivesse o número acima dessa média, seria impossível achar a pessoa certa. Então imagine, ele nos mata de tanto rir e o final é o máximo. Caso procure um livro leve e divertido essa é a dica.


E por fim Anna e o Beijo Francês, livro esse que me fez viajar para França. As descrições que a protagonista faz levam o leitor a visualizar tudo. Livro leve e cheio de partes divertidas, românticas e com uma narrativa rápida que nos apresenta situações onde os personagens tem a chance de fazer descobertas sobre eles mesmos e sobre a vida, assim amadurecendo. 

É isso meus queridos espero que tenham gostado de conhecer alguns dos livros que me marcaram nessa vida de leitora. Caso desejem deixem nos comentários alguns títulos que os marcaram e se fizerem a Tag no blog de vocês me avisem ok!!! Ótimo mês de outubro para todos nós!!!!

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

13 comentários:

  1. Ahhh O cortiço <3 Ótimo livro! Tag linda.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga!
    Você destacou ótimos livros! Tenho vontade de Ler Pollyanna, nuca li e tenho curiosidade. A Cabana também é um querido para mim, tem uma mensagem linda. Anna e o beijo francês e Qual o seu Número também são leituras que adorei. Vou fazer a tag lá no blog também! :)

    Beijos,

    Rafa [ Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!
    Eu respondi esse desafio na meu perfil do facebook e tenho que confessar que foi bem difícil escolher apenas 10.
    Pollyanna está entre esses 10, pois foi um dos livros que marcou minha entrada no mundo da leitura!!
    Já O Cortiço eu não gostei muito. Acredito que isso ocorreu devido ao realismo presente na narrativa.
    A Cabana também me marcou demais e me tirou boas lágrimas, mas o importante foi o aprendizado que essa linda história nos deixa, não é mesmo?
    Ainda não li O Diário de Suzana para Nicolas, mas todos comentam super bem dele que tenho vontade de lê-lo!
    Sua escolha pelo Qual seu Número? me surpreendeu. Eu tenho esse livro já uns 2 meses, aproximadamente, e até agora não o li. A sinopse não tinha me chamado muito atenção, mas resolvi comprá-lo no Sebo. Estou adiando esta leitura, mas depois de você tê-lo escolhido, vou tentar ler o mais breve possível!
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da Tag, A Cabana também me marcou muito poque foi o meu primeiro livro.
    Pollyanna acho que só eu que nunca li,rsrs

    http://dreams-in-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Essa tag é bem legal para conhecermos um pouco mais sobre como a blogueira relaciona suas leituras com a vida pessoal, o livro/serie que mais me marcou foi Judy Moody, sempre li turma da Mônica, mas foi só depois de JM que comecei a ler livros maiores (+200 páginas).

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline, tudo bem?

    Vou te contar uma história. Quando minha mãe estava grávida, ela leu esse livro, Pollyana e sismou que queria que meu nome fosse esse, por causa da protagonista. Segundo minha mãe é um livro excelente, mas nunca tive a oportunidade de ler. (Acho que) Felizmente ela mudou de ideia e colocou Raquel, na hora ela achou que Pollyana não ia ser muito sonoro uahuahuahua

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Essa Tag é mega bacana e eu tenho certeza que adoraria pensar nos 10 livros que mais me marcaram <3

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Amiga!
    Eu adorei a tag.
    Eu, particularmente, detesto "A Cabana". Foi uma das piores leituras que já fiz na vida.
    Tenho vontade de ler "Pollyana" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Parecem ser bons.
    Sou apaixonado por "Anna e o Beijo Francês". <33333
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline, tudo bem linda? :)

    Adorei a tag! Eu, na infância, comecei a ler Pollyana mas acabei abandonando... Ainda quero ler de novo, a história é excelente mesmo! Eu também ameeeeeeeeeeei Poderosa, FMF e Anna e o Beijo Francês... É aquele tipo de livro que você nunca esquece, né? Espero reler algum dia <3

    Beijos lindona!
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline,
    Adorei suas respostas vou tentar vamos ver:
    1 - O Continente (Erico Veríssimo) ,por falar do meu RS e ser um daqueles livros que amei ler no segundo grau.
    2 - Crepúsculo (confesso que esse livro me marcou muito, pois abriu meu horizonte para as série sobrenaturais)
    3 - Jogos Vorazes (um dos melhores livros que já li com certeza Suzanne conseguiu me ganhar e me fez descobrir meu amor por distopias)
    4 - As Brumas de Avalon (meu livro predileto, ou melhor, série de livros)
    5 - Percy Jackson (com certeza já li muitas coisas sobre mitologia, é uma das melhores foi com Rick Riordan)
    6 - Fazendo meu filme (como você, virei fã da Paula Pimenta)
    7 - A culpa é das estrelas (um dos livros mais marcantes e lindos que já li)
    8 - Quem mexeu no meu queijo (um ótimo livro que fala de como as pessoas lidam com as mudanças)
    9 - Trilogia Crossfire - Toda Sua (depois de 50tons com certeza esse foi o livro que me fez rever meu conceito sobre romances eróticos)
    10 - Os Bridgertons - O Duque e eu (romance de época mais que perfeito que me fez virar fã do gênero)
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline! Nossa que tag interessante, estou pensando em fazer minha listinha e postar no blog... ahaha

    Nossa, você colocou alguns clássicos?! Estou chocada... li O Cortiço por pura pressão e mesmo tendo gostado não é um livro ao qual queira reler tão cedo, o mesmo vale para Memórias Póstumas...
    Sou louca para ler Qual o seu Número? parece realmente muito divertido...

    Adorei saber os livros que marcaram sua vida. Beijos querida
    http://garotanaalcateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ni.

    Nossa amei a Tag ( eu nem sou viciada nelas né?) kkk.
    Nossa escuto muito falar desse livro Pollyana, poxa eu ainda não li, mas com certeza preciso.
    Outro que preciso ler (e n sei pq ainda não fiz isso se ele esta na minha estante a mais de 2 anos) é a Cabana, sei lá todo mundo fala tanto dele, mas n sinto "atração" para tirar ele da prateleira e começar a ler.

    Já O diário... eu AMEI como vc, chorei horrores, mas é lindo demais mesmo. Mas não conseguia acreditar no final.
    Qual é o seu número, só fui descobrir que era livro, depois que assisti o mesmo, rs, ai sei lá pensava que era meio "chato" apesar de ter adorado o filme, mas agora com vc falando tão bem, acho que vou pensar em compra-lo para poder ler.
    Anna... eu li, mas não me encantou tanto quanto á você.


    Beijosss Fer

    ResponderExcluir