QUERIDO JOHN

Capas:



Quando começei a ler este livro imaginava se tratar apenas de mais uma história de amor, mas estava errada porque ele relata a história de um jovem e sua busca para descobrir o que realmente importa na vida.
Como qualquer jovem passa pela fase de se questinar se o que o pai faz está correto, revolta-se, discute com o ele e acaba por se afastar. Sem conseguir encontrar seu lugar no mundo alista-se ao exercito americano e lá consegue crescer profissionalmente e descobrir um pouco de si mesmo.
Em uma de suas licenças volta para a casa do pai e durante um passeio pela praia conhece Savannah, uma moça que mudaria sua vida para sempre. Apartir daí ficam amigos e pouco antes dele voltar ao exercito se apaixonam e fazem promessas para o futuro.
Mas nesse meio tempo acontesse o caos do 11 de setembro de 2001. Diante de tanto sofrimento todos os soldados mesmo os que tinham solicitado baixa, são levados pelo patriotismo a se realistarem por mais 2 anos.
Nesse ponto começamos a perceber que a relação a distância deles que já tinha sobrevivido por 1 ano distânte não suportaria por mais dois anos.
Quando paramos pra pensar que tipo de amor verdadeiro é esse não espera????
Mas somos puxados para realidade e percebemos que o dia após dia sem o ser amado nos faz involutariamente sofrer e questionar nossos valores e desejos.
É totalmente compreensivel e aceitável que novos sentimentos surgam por pessoas que estão próximas e foi isso que aconteceu e Savannah pois um fim no relacionamento dela com John.
Nesse ponto ele se viu totalmente perdido e sem saber que rumo dar a sua vida.

Precisamos entender que nada na nossa vida é em vão e o objetivo do encontro deles no passado foi ele ajudar ela a superar um bloqueio que ela tinha em se relacionar emocionalmente e fisicamente com garotos e ela ajudou ele a entender e se reaproximar do pai, além disso pelas palavras de John:

"Eu te amo, Savannah, e sempre vou te amar. Você é a melhor coisa que já me aconteceu. Você foi minha melhor amiga e minha amante, e não me arrependo de um só momento. Você fez eu me sentir vivo de novo, e acima de tudo, você me deu meu pai. Nunca vou esquecer disso. Você sempre será a melhor parte de mim. Sinto que tenha que ser assim, mas tenho que partir, e você tem que ver seu marido."

"Qual o real significado do verdadeiro amor???"

‘Porque finalmente compreendi o que o verdadeiro amor realmente significa. [...] pensar mais na felicidade da outra pessoa do que na própria, não importa quão dolorosa seja sua escolha.’

Confesso que esse livro balançou meu emocional e me surpreendeu. Gostei como as coisas se organizaram e perceber o crescimento e amadurecimento de John é gratificante e estimulante. Só fiquei triste por ele ter ficado só =(

Esse foi o 1° livro do Nicholas Sparks que li mas assim como no filme "Diário de uma paixão" o bonitão termina sozinho fisicamente mas com seu amor inalterado. Esse é um detalhe a ser analisado né???
Bem, vale muiiiiito a pena ler esse livro. 

6 comentários:

  1. Oiii!

    Ah...eu adoro Nicholas, a linguagem é tranquila e é o tipo de leitura que me tranquiliza e me traz para perto do "mundo real"!

    Agora eu também gosto de discutir sobre o porque todos os personagens do Nicholas renunciam a pessoa em nome do amor. Nossa, vou te contar que eu quis socar o John...Juro, como ele pode. Sei lá. Renunciar tudo pelo amor. =/

    Bjooo
    Clícia Godoy
    http://silencioqueeutolendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Lili, gostei muito mesmo do seu resumo do livro! Esse livro retrata e nos mostra algumas lições que são muito difíceis de executarmos em nosso dia a dia! Quero muito ver esse filme também! Parabens mais uma vez pelo belo trabalho que vc tem feito:) Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ai, adorei o post, adoro o Nicholas. Seguindo o blog, segue o meu também.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito o post de Querido John. Li o livro e simplesmente amei, apesar de ficar arrasada por John ficar sozinho, mas a atitude dele foi muito nobre, digna da pessoa boa e amorosa que ele se tornou!!! Assisti o filme recentemente é ótimo!

    Também foi o 1º livro de Nicholas que li. Ouvi dizer que Noites de Tormenta é emocionante, por isso será o próximo do Nicholas que irei ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. esse é lindooooooooo
    chorei muito

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é lindo é tudo que vc disse. Para mim o amor verdadeiro não tem distancia e nem limite, eu no lugar de Savannah entenderia ele não queria, mas vendo todos se alistar e o nacionalismo entre os americanos é mto forte.
    Amei esse livro e achei o filme mais ou menos.

    Bianca
    Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir