O Caminho para casa - Kristin Hannah


Autor: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
2012
352 págs
(Cortesia) 


Quem visita meu blog sabe que demorei mais que o normal para terminar esse livro, mas isso não aconteceu por causa de algum fator negativo, pelo contrário, a autora escreve de forma tão perfeita que me senti totalmente envolvida com a história e acreditei que os personagens fossem pessoas da minha família, então passei pelas emoções que eles passaram. Com certeza agora sou fã dessa linda autora, mas deixo claro que os livros dela são indicados para quem quer se emocionar e refletir sobre temas familiares.

Nesse livro somos apresentados a história de Lexi Baill, uma garota que cresceu sem conhecer o que era uma família e uma mãe de verdade, isso porque sua mãe vivia em clínicas de reabilitação ou na cadeia devido escolhas erradas. Lexi fazia parte do Cadastro Nacional de Adoção e por isso precisou ficar em lares adotivos provisoriamente até que sua mãe tivesse condições de assumir sua guarda, mas esse dia sempre chegava de forma passageira e quando sua mãe faleceu o conselho tutelar acabou encontrando uma tia-avó que aceitou receber Lexi. Agora com 14 anos ela teria a oportunidade de conhecer um lar e permitir se apegar a alguém.

Ao mesmo tempo somos apresentados a história de vida de Jude Farraday que também tem problemas de relacionamento com a mãe, desde que o pai faleceu. Ela tem mágoa devido a mãe ter deixado ela de lado aos cuidados de babás e ter se dedicado a sua vida profissional. Quando Jude encontra Miles e casa com ele, sonha em ser mãe mas ao mesmo tempo tem medo de ser fria e ausente como sua mãe foi. Após algumas dificuldades para engravidar ela consegue ter gêmeos: Mia e Zach. A partir daí se torna uma super mãe, mega presente o que chega até o extremo quando os filhos entram na adolescência.

Chega o dia em que o caminho de Lexi e Jude se cruzam e desse encontro muitas situações serão vividas e mexerão com as emoções, valores e crenças de todos.
No seu primeiro dia de aula na escola nova Lexi é defendida pelo bonitão da sala (Zach) e durante o intervalo prefere ler em um lugar mais reservado quando encontra e conhece uma garota bem diferente (Mia) e quando pergunta se pode ficar ali com ela a resposta que recebe é "suicídio social!" desse dia em diante tornam-se melhores amigas inseparáveis. Com o tempo ela se paixona por Zach e ele por ela.

O livro vai nos mostrando o passar dos anos na vida deles e já com 18 anos estão totalmente integrados e Lexi sente-se pela primeira vez parte da família Farraday (modelo de família perfeito) e eles a adoram também, já que seus filhos estão mais felizes desde que ela apareceu. Começam os preparativos para o último ano antes da faculdade e todos os perigos das festas de despedidas com álcool, primeira vez (sexo) etc deixam Jude uma pilha de nervos.
Lexi percebe que mesmo se sentindo parte da família Farraday na verdade não é e isso se reflete na escolha da faculdade, ela não pode acompanhar Mia e Zach devido a sua realidade financeira e isso seria uma separação de anos que nenhum dos três estava preparado para encarar. Esse fator começa a gerar brigas já que Jude não aceita que seus filhos pensem em mudar de planos porque ela já tinha planejado todo o futuro dos mesmos. Nesse clima eles saem para a última festa do segundo grau e na volta, todos bêbados sofrem um acidente de carro que mudará o rumo da vida de todos.
Pensam que falei muito e liberei algum spoiler??? Garanto que não porque é a partir desse ponto que todos os personagens serão testados pela a vida e tomarão escolhas que podem facilitar ou dificultar o futuro deles. Muitas questões são levantadas nesse momento e as mensagens que a autora passa nesse parte de conflitos da narrativas são de extrema importância na evolução e amadurecimento dos personagens.

Uma história rica em reflexões sobre a maternidade, sobre se colocar no lugar do outro para entender suas decisões e a cima de qualquer coisa o poder de superação da dor e do saber se perdoar e perdoar o outro.
Esse livro será inesquecível para mim, aprendi muitas coisas com ele. Fica a dica de um livro emocionante da primeira a última página.


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

10 comentários:

  1. Oi Aline,
    Gosto muito dessa escritora, ela nos envolve completamente em suas histórias e tudo parece tão real. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas já está na minha lista de compras.
    Beijos.
    Katielle
    http://www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, fiquei super curiosa! Muito interessante! Amei a resenha, e não conheço nada desta autora! Este livro entra na minha interminável lista de leitura!! hehehe...

    Bjo amiga!

    ResponderExcluir
  3. Oii, adorei a resenha, parabéns, você escreve muito bem!!

    Queria deixar aqui a promoção "A Caçada" lá do meu blog, http://gypsyheart-sweetgirl.blogspot.com.br/2013/07/promocao-cacada.html , se possivel você poderia divulgar, ficaria extremamente agradecida com isso.

    Beijos
    Gypsy Heart Books

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    É a primeira vez que vejo uma resenha desse livro e por mais que já tenha visto ele, nunca tinha ficado com curiosidade para lê-lo. Porém, sua resenha me fez ficar interessada. Adoro livros que nos fazem refletir. Ótima resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Já inclui um dos livros dessa autora como uma de minhas próximas leituras e estou curiosa para ler pelo que percebi ela trata mesmo de temas familiares. Se gostar desse livro que tenho aqui vou ler também O Caminho para Casa. Parabéns pela resenha! :)

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  6. Ai amiga, é tão bom curtir leituras assim, um pouco mais reflexivas e que deixam alguma coisa em nós.
    É ótimo se divertir lendo, mas apreciar uma história mais madura e ao mesmo tempo envolvente é mais ainda.
    Fui lendo sua resenha e pensando em quantas coisas este livro traz.. minha empolgação foi a mil, daí vc corta e diz que tem muito mais? Nossa senhora! Então já vou me preparar para muitas emoções...
    Com certeza fiquei com vontade de lê-lo e espero poder fazer isso em breve.
    Bjos grandes querida

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  7. Ficou maravilhosa a resenha!
    Vou ler o livro dela que tenho aqui e depois vou querer ler esse com certeza! Adoro esse tipo de história que nos emocionam e nos fazem refletir!

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, amiga!
    Já tinha visto falar desse livro, mas nunca parei pra ler nem sinopse, nem resenha dele.
    Agora que li sua resenha, pareceu-me um livro muito bom.
    Gosto de historias assim, que nos emocionam, que nos envolvem.
    Vou coloca-lo na minha lista de desejados.

    Beijokass
    Meu livro, meu mundo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Amiga,

    Olha, nunca li nada dessa autora, mas ela parece ser realmente boa. Quer dizer, ela conseguiu te envolver e emocionar, então acho que isso a torna boa, não é?

    Livros como esse, com ensinamentos, sempre são uma boa pedida.

    Vai ficar anotadinho aqui, quero me apaixonar pelas obras dessa autora também.

    Beijos,
    Gabi.

    Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir
  10. Essa capa já me conquistou faz tempo!
    Sempre que passo na livraria fico pensando em comprar esse livro... E depois da sua resenha, não sei ainda quanto tempo consigo segurar essa minha vontade, heheh.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir