Blecaute - Marcelo Rubens Paiva


Autor:  Marcelo Rubens Paiva
Editora: Brasiliense
10° edição
200 págs

Hoje trago para vocês a resenha de um livro que já li a algum tempo mas tem tudo a ver com o momento, já que todos estão falando e amando ler distopias, esse é um livro nacional e bem antigo. Acredito que todos deveriam dar oportunidades para livros como: Blecaute, 1984 e Admirável mundo novo; já li os três e afirmo que os livros atuais beberam na fonte desses clássicos e tenho certeza que vocês irão gostar da leitura. Agora preciso ler: Sob a Redoma do Stephen king, estou vendo a série e amando.

  "Dois rapazes e uma garota descobrem, ao voltar de uma expedição às cavernas do Vale do Ribeira, que são os únicos habitantes de uma São Paulo deserta. O que teria acontecido? por que só eles teriam sobrevivido? O que fazer?"
  O que você faria se de repente a cidade onde você mora ficasse sem sinal de rádio, TV, telefone e internet???? Além disso todas as pessoas estão imóveis, como congeladas, manequins de loja???? Sua cidade agora está abandonada e parece uma grande maquete onde você pode entrar e fazer o que quiser.
Não existem mas regras e normas a seguir, só seus instintos. O que aconteceu para que sua realidade mudasse tanto em tão pouco tempo e sem avisos???? Você tentaria ir para outras cidades e ver se estariam do mesmo jeito??? Como faria para pedir ajuda e explicações???? Com certeza cada um reagiria de um jeito diferente e seus valores seriam questionados!!!!
  Nessa história Martina no inicio decidi dar tempo ao tempo e ver o que acontece e se dedica a leitura como passa tempo. O Rindu decide junto com Mario explorar a cidade e ver muitos filmes. Parecia interessante até não ter mais graça e a espera ficar chata.

"Olhava ao redor e percebia que era dono de todas as coisas, mas me sentia distante e com medo, absorvido por pensamentos embaralhados. Nada fazia sentido. Aquela cidade cheia de coisas estava me dando um tremendo vazio. Onde estava o nosso universo em expansão?"  

Eles começam a se perguntar até quando esse "fenômeno" duraria??? Com o tempo Mario foi ficando revoltado e agressivo. Rindu cada dia mais reflexivo e observador.
"Podemos fazer o que quisermos que não incomodaremos ninguém. Estamos livres ... Livres???
Parece que estamos numa grande exposição em 3D São Paulo se transformou numa galeria de arte."

Eles exploram a cidade como podem, tentam levar uma vida "normal" mas começaram a ficar neuróticos, agressivos e apáticos, nada acontecia não tinham informações nenhuma, ninguém aparecia para ajudar. Muitas são a situações e confusões que eles se metem. No fim a mensagem é ser fiel as suas promessas, nunca abandonar seus amigos, e ter certeza que nada sabemos de como tudo acabará nem sabemos onde nossa história termina. Muitas vezes pensamos que não somos nada mas de repente somos essenciais para alguém ou para alguma coisa importante acontecer. Pensem sobre isso!!!!

 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

6 comentários:

  1. Olá Aline ;)
    No começo da sua resenha eu fiquei "que graça tem um livro onde nada acontece?", aí vc vem e fala de conflitos entre as amizades, a falsa sensação de amizade, porém, mesmo com todas essas mensagens, fiquei curioso para saber pq diabos São Paulo parou hahaha
    Não conhecia este livro e vou pesquisar mais sobre ele, me interessei!
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Ainda não li nenhum dos livros que você citou, mas já ouvi falar muito bem de todos então preciso ler e ver se vou gostar também. Eu gosto de distopias, mas leio poucas e me interessei pela premissa desse livro e quando puder quero ler. E ainda é nacional, ótima dica! :)

    Beijão,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Adorei a proposta do livro, abandonar os amigos é uma coisa que te traz consequências para a vida toda. Concordo com sua opinião!!!
    Beijos

    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, tudo bem?
    Feliz novembro!!!
    Distopias são tudo de bom, eu adoro o gênero e já li várias, porém ainda não conhecia Blecaute... Mas parece ser uma ótima história, sério mesmo, adorei a trama, vou tentar ler nessas férias. É sempre bom um nacional bom, hehehe.
    Beijos!


    Ps.: Já li Sob a redoma, do Stephen King, ainda não vi a série, mas o livro é ótimo!!! E gigantesco, né?

    ResponderExcluir
  5. Poxa, confesso que não conhecia esse livro, mas fiquei muito interessada. Eu gosto de distopias, mas conheço mais os clássicos e ainda tenho que ler Admirável mundo novo (que vergonha!). É uma situação realmente difícil de lidar: de repente, você fica isolado do mundo e é como você mesmo coloca, cada pessoa vai reagir de um jeito. Acho que hoje em dias as pessoas ficariam revoltadas e agressivas com muito mais facilidade porque todos são tão dependentes das mídias, redes sociais etc.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar desse livro, parece muito interessante, adorei a resenha, você escreve muito bem :)

    bjs
    whoisllara.com

    ResponderExcluir