Gênero Literário - Romance policial!!!

E aí meus queridos, espero que todos estejam ótimos e preparados para conhecer o gênero desse mês do Desafio dos gêneros literários será que a imagem aguçou a curiosidade de vocês!!!??? Pois é, o gênero escolhido para Agosto é o POLICIAL!!!
Confesso que tempos atrás eu costumava ler bem mais do que leio atualmente, mas pretendo retomar a leitura pela Rainha do Crime!!! Já sabem que autora irei ler!!!??? E o livro escolhido foi:


Fiz uma breve pesquisa sobre o gênero e achei interessante trazer para vocês as seguintes informações:  Romance policial é um gênero literário caracterizado, em termos de sua estrutura narrativa, pela presença do crime, da investigação e da revelação do malfeitor. 

Neste tipo do gênero literário, o foco está no processo de esclarecimento e resolução do mistério, geralmente existe um detetive, seja ele profissional ou amador a frente das investigações. A essência da narrativa policial é a busca pela identidade desconhecida do criminoso.

"O romance policial também demonstra que não pode haver crime perfeito, logo, não há lugar para a impunidade, para o crime sem punição. A principal função ideológica na literatura policial é a demonstração da estranheza do crime, já que o criminoso é apresentado como um ser estranho à razão natural da ordem social.

O universo do romance policial é caracterizado por vários elementos, como medo, mistério, investigação, curiosidade, espanto e inquietação, que são dosados de acordo com os autores e as épocas.

O romance policial clássico busca a mais completa verossimilhança. Muitos detetives, como por exemplo, Sherlock Holmes, adotam métodos científicos em busca da verdade.

A história deste gênero teve início com a obra Assassinatos na Rua Morgue, do renomado Edgar Allan Poe, lançado há mais de um século; este clássico determinou as principais qualidades estéticas do romance policial. Poe praticamente dita as regras que serão seguidas por seus sucessores; quase todos adotam a figura do parceiro do detetive, que lhe vale como suporte. Também não faltam a aparência austera e a solidão que acompanha o investigador.

Existem muito romances policiais onde se destacam a caracterização psicológica dos personagens; são seres normais, como qualquer um, mergulhados em seus dramas pessoais, repletos de aflições, tristezas, ansiedades, pavores e expectativas. 

Boa parte dos escritores deste gênero escreve em língua inglesa, confirmando a tradição desta ficção, nascida nos Estados Unidos; são nomes como Arthur Conan Doyle, Aghata Christie, Rex Stout, Raymond Chandler, Dashiell Hammett, Denis Lehanne, P.D. James, Patricia Cornwell, entre outros."

Mas podemos destacar muitos outros autores concordam, não sou especialista mas acredito que Harlan Coben, James Patterson e John Verdon merecem um lugar especial nessa lista. O que vocês acham!!!??? Quem vocês indicam!!!??? Algum nacional que queriam destacar nessa categoria!!!??? 

É isso meus amores espero que tenham gostado do post e fiquem ligados que farei de tudo para trazer essa resenha ainda esse mês para vocês. Caso queiram ler minha opinião sobre os dois livros que li da Agatha Christie, vejam aqui:
Assassinato no Expresso do Oriente 
Convite para um Homicídio 


Fontes:
Imagens: Google

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

8 comentários:

  1. Oi, amiga! Adorei o post! Eu amo romance policial, sou fã da Aghata Christie e esse mês resolvi ler alguns livros dela que ainda não havia tido oportunidade de ler. Também adoro conhecer novos autores do gênero! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  2. Romance Policial é um dos meus gêneros favoritos e principalmente se for da Rainha do Crime aka Agatha Christie. Já seis livros dela e quero um dia conseguir ler todos. Ah! Ela também é a minha salvadora na hora da ressaca literária.
    Sucesso com o blog!!
    Kisses

    Fabi (http://somenteumdocesorriso.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro romance policial e amo os autores Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, sempre que tenho oportunidade eu leio as obras deles... Ainda não li esse livro em questão, vou ficar aguardando sua opinião sobre ele.

    beijos
    http://www.livromaniaca.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, eu sou meia suspeita pra falar, porque também adoro um bom romance policial. Li alguns da Agatha Christie, Patricia Cornwell e Arthur Conan Doyle. Amo Sherlock Holmes. Adorei seu post. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga!
    Você acredita que meu primeiro contato com romances policiais foi em inglês? Lembro que na época em que eu fazia curso havia provas de leituras que, claro, eram previamente escolhidas pela professora. Só que ela sempre escolhia romances policiais e eu já não aguentava mais ler esse gênero na língua estrangeira. Acabou que demorei a retomar essas leituras e só comecei de verdade este ano com Agatha Christie.
    No entanto, quem mais me surpreende é Conan Doyle. A escrita dele é muito inteligente é desvendar o mistério junto com Sherlock é incrível!!!
    Adorei o post e sua pesquisa!! Realmente "não pode haver crime perfeito, logo, não há lugar para a impunidade, para o crime sem punição." e é ótimo desvendar os mistérios durante a leitura :)
    Beijos :-*

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline! Eu amo John Verdon, nem posso esperar para o lançamento do 4º livro dele. Os outros 3 eu li e simplesmente achei o máximo! Já li também um livro de James Patterson e também achei muito bom, mas não tanto quanto Verdon. Tenho muita curiosidade para ler Agatha Christie e os livros de Arthur Conan Doyle. A minha mãe tinha uma coleção de Sherlock Holmes quando eu era pequena mas infelizmente nunca li e ela acabou dando para a minha tia. Vou ter que comprar outra rsrs
    http://portaoazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline, tudo bom?
    A Agatha Christie é muito bem elogiada por todos que leem seus livros, ainda não tive oportunidade de ler nada dela, mas pretendo em breve.
    Eu acredito que o Sydney Sheldon se encaixe na categoria de romances policiais. Ele é um dos meus autores favoritos, não existe um livro dele que eu não tenha gostado. Recomendo você ler "Se Houver Amanhã" o livro é fantástico e vale a pena cada página. Tanto que pretendo reler essa história!
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. O que dizer?

    Eu amooooo policial, apesar de ler muito romance, esse gênero sempre ganhou meu coração. Meu primeiro contato foi com Sidney Sheldon, para mim o rei a mistura dele de crimes e romance é perfeita, fora que seus heróis, na verdade são sempre heroinas, ele é perfeito, ou foi né? Infelizmente, mas suas obras serão eternas.
    Aghata Christie também é perfeita, li muitos dela e sei lá, é sempre um melhor que o outro.

    E bem Coben sou totalmente suspeita porque amo esse homem a muitos anos já e me derreto com suas histórias e com ele que é um amor de pessoa.

    Bem eu indicaria a duologia ADQS da Fabiana Cardoso como nacional do gênero, gente eu sou viciada nesses livros e a série é muito gostosa mesmo, parece aquelas séries de televisão com vários crimes e nossa eu amoooo demais e a Fabiana é outra fofa e linda também.

    Amei o post e não poderia ser diferente é um gênero que sempre me consquistou.

    Beijoss
    Fer

    ResponderExcluir