As Grandes aventuras de Daniella - L.L. Alves


As GRANDES Aventuras de Daniella
Adquira aqui: Arwen store
Autora: L.L.Alves
Editora: Arwen
266 páginas
2016


Quem lembra das minhas primeiras impressões sobre As Grandes aventuras de Daniella da querida L.L.Alves??? Pois bem, no fim de junho conclui a leitura e posso dizer que a autora conseguiu mais uma vez prender minha atenção até a última página dessa história. 

Começamos conhecendo uma personagem com baixo estima por está acima do peso e totalmente fora dos padrões de beleza aceitos pela grande maioria das pessoas. Confesso que fiquei um pouco incomodada com a forma como Daniella se descrevia e pensava como as pessoas estariam pensando sobre ela (penso que não podemos generalizar, além disso penso que a Dani era muito dura com ela mesma, mas como temos acesso a seus pensamentos podemos nos colocar em seu lugar e assim tentar entender o que ela sente). Em muitas situações, não só as relacionadas ao peso, consegui me identificar com a personagem, principalmente nas referentes a familia e vida profissional.  

Mas de uma forma geral entendi que a autora quis chamar a atenção do leitor para o preconceito e bullying sofrido por todos que não seguem os padrões estipulados por uma minoria.

Um dos pontos altos da narrativa foi a constante conversa da Daniella com o leitor, senti como se estivesse conversando com uma amiga que me contava sua história de vida e por isso em vários momentos tive vontade de dar uns sacodes nela e em outros pegar em sua mão e ajudar como suas amigas fizeram.

"Tudo mudara em tão pouco tempo. Da criança gorducha fanática por bolachas de morango até a adolescente espinhenta com quilos a mais. Então da adulta autodestrutiva e sem autoestima para adulta superconfiante e com um supernamorado. E aí? E aí tudo mudara. (...) Esse é o meu desabafo. (...) Então, quer ouvir minha história? Tem certeza de que quer continuar? Já digo que não será o que você está esperando. Não será o conto de fadas com príncipes encantados e carruagens. Sério, alguém ainda acredita nisso? Bom, esse é o meu relato, que começo a contar aqui mesmo, em um banheiro de ladrilhos preto e branco, enquanto a água escorre pelos meus cabelos castanhos acobreados e sinto a pele murchar e murchar e murchar como uma uva-passa... Uma grande uva passa velha e fedorenta." pág. 11

Por falar nas amigas dela, amei as duas Sabrina e Paula, elas juntas formam o equilibro entre razão e emoção que a Dani precisa em vários momentos de sua vida. Amei a forma como elas enxergam a essência da Dani e não sua forma física.
Em As Grandes aventuras de Daniella pude acompanhar todo o desenrolar e os alto de baixos da vida familiar, pessoal (crise com seu peso), amorosa, profissional (sonhos, decepções, mudança de sonhos, descobertas etc) da Dani, além dos problemas e confusões que ela se envolvia (alguns são hilários, como a cena do elevador, mas outras são bem perigosa e me deixaram com o coração na mão sem saber se ela conseguiria sair daquela enrascada sem algum tipo de abuso ou agressão). Enfim torci muito para que a personagem encontrasse seu equilíbrio e felicidade no fim da história.

Achei muito legal a forma como o livro foi dividido, a Dani sempre cheia de humor e crítica.

Parte 1 - Aquela parte do "Era uma vez ... mas espera aí. Alguma coisa deu errado".

Parte 2 - Aquela parte do "Então a princesa largou o príncipe, bebeu umas biritas e ... 
Ai, meu Deus, o que ela está fazendo???

"Demorei muito para aceitar qualquer mudança. Odiava ter que crescer e encarar as coisas de forma diferente." pág. 100

"Na hora eu não sabia que estava sendo criada, dentro dessa casca gorda e flácida, uma nova pessoa. Uma mulher com mais coragem, menos prudência e que aceita e abraça as mudanças e loucuras da vida." pág. 103

Parte 3 - A parte na qual ... ah, esquece. Leia e descubra.

"Sem que eu percebesse, eu estava me mudando, meus poucos objetivos pessoais sendo carregados e um pedaço de mim, aquele pedaço quebrado, ficou para trás. Eu teria que fazer crescê-lo novamente e quando acordei dessa letargia, eu sabia que era capaz, que eu conseguiria. Eu precisava, certo?" pág. 210


Não posso deixar de confessar que não gostei do Thiago Pacheco, o namorado de Dani. Apesar da narrativa ser pela ótica da Daniella, no final a autora disponibilizou um capitulo extra onde o Thiago teve a oportunidade de explicar sua versão dos principais fatos ocorridos na história, mas mesmo assim torci para que Daniella aprendesse a se amar e passasse um tempo só para observar a vida por uma outra ótica antes de voltar a se relacionar com outra pessoa novamente.

"Quebre os espelhos da sua mente, aqueles que refletem quem você não é. Aqueles que refletem alguém gordo demais ou magro demais; os que refletem alguém feio e que não é desejável. Porque esses espelhos são apenas reflexos distorcidos do que falam por aí. (...) Faça o que você quiser, mas sabendo, é claro, das consequências. Se você tiver um sorriso no rosto e o coração leve, nossa, você será a pessoa mais linda do universo." pág. 228

A edição está linda, é percepitivel que a autora e a editora Arwen capricharam em todos os detalhes desde capa, diagramação, revisão etc. A leitura fluiu e foi muito confortável, tanto no que se refere a narrativa quanto a tamanho de letras e espaçamento das linhas.

Só relembrando: tudo começou com o maravilhoso conto Desejo, 
depois foi lançado em ebook e finalmente saiu a edição física pela Arwen.



E ai gostaram das minhas impressões sobre a leitura desse nacional??? Ele tem como mensagem mostrar que cada um de nós precisa se aceitar do jeito que é, e se caso deseje mudar que seja pelos motivos corretos e não para agradar os outros. Devemos nos amar e valorizar o que temos de melhor. Fica a dica de leitura que estimula o leitor a refletir, a ser empático, além de vivenciar muitas loucuras ao lado de uma personagem sem igual.

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!

10 comentários:

  1. Oie,
    acho que esse livro serve de aceitação para muita gente. Quando eu puder quero ler ele.
    Acho que até o namorado da protagonista vai fazer com que aprendemos algo viu.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Esse livro, sem dúvidas, parece ser daqueles que te emocionam e te matam de rir. E também te fazem querer matar a protagonista. Eu amei a sua resenha, ela está super completa, mas sem entregar nenhum spoiler. Fique realmente com vontade de ler esse livro, e algo me diz que a minha opinião final será igual a sua, em relação a vida amorosa da Dani. Às vezes ficar sozinha é a melhor forma de melhorar a nosso auto estima.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  3. Oii, tenho essa autora no meu facebook e sempre que esta posta sobre seus livros tenho vontade de ler, adorei sua resenha, me deixou muito curiosa sobre as aventuras hsuiahsa, sem contar que deve ser ótimo para a questão do nosso humor e de como sermos felizes do nosso jeito.

    ResponderExcluir
  4. Olá Aline tudo bem, depois que fiquei sabendo que a Dani se baseou na própria história para esse livro, achei legal, com certeza deve ser difícil passar pelo que ela descreve, um fato tive relacionamento com uma pessoa que chama Thiago e foi péssimo kkkkk dani e thiago definitivamente não! kkkk Quero ler esse livro um dia. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Estou com muita vontade de ler esse livro por causa desse tema de bullying com pessoas gordas, pois eu sou uma e sofro muito com isso também. Adorei que ela tem uma amiga que sempre a apoia também, a amizade é muito importante nesses casos. Quero ver esse caminho de aceitação que ela irá trilhar.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oooi, Aline! :)
    Olha eu de novo! kkkk
    Esse livro esta na minha lista de desejos já há algum tempo, infelizmente não tive a oportunidade de lê-lo ainda. Parece ser ótimo, daqueles que nos passa várias boas mensagens para levar pra vida. Espero um dia ler haha

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee,
    Acho legal a autora abordar esse tema e o preconceito sofrido por pessoas que não seguem um certo padrão. Parece ser uma ótima leitura e uma forma de ajudar pessoas que pensam dessa forma ou sofrem com isso, sem necessariamente ler um livro de auto ajuda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Gostei de histórias que trazem como protagonistas, mocinhas fora do padrão. Adorei que o livro aborde questões importantes como a quebra do estigma da beleza imposta pela sociedade e a aceitação pessoal. Penso que são aspectos relevantes, que devem ser debatidos. Além de que a história também parece ter seus tons cômicos. Realmente gostei da premissa da história.

    Abraço!
    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Line!
    Amei sua resenha e a forma como você mostrou sua opinião a respeito da Daniella. Não é fácil essa questão de aparências, bullying e se preocupar mais com o que os outros pensam do que com o que você realmente é. Sempre tive problemas com isso, muitos na verdade. Mas sabe, quando paramos para pensar percebemos como é perda de tempo se importar com as críticas alheias.
    Quero muito ler esse livro e ver como a autora abordou o assunto. Além disso, ele parece ser divertido o que é sempre bom! rs
    Beijos amiga,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Aline.
    Eu amei essa história. Acompanhei conforme a autora foi postando no wattpad e ficava ansiosa pelos próximos capítulos dessa história maravilhosa. E quando saiu o livro físico corri comprar o meu. Também queria que ela tivesse dado um fora no Thiago no final, mas acabei gostando hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir