Retrospectiva literária - 2016!!!

(Fonte da imagem: Google)

Pois bem meus amores, chegou o grande momento de falar, refletir, sobre as leituras que fiz nesse ano de 2016. Como já falei, li pouco menos de cinquenta, mas foram tantas leituras envolventes e que me marcaram que fiquei meses pensando em cada uma delas. Além disso, alguns personagens e suas histórias se tornaram inesquecíveis. 

Aviso que dos 'Dez livros' que escolhi como melhores do ano, só coloquei um romances de época e preferir não citar os outros e nenhum da Nora Roberts porque apesar de amar cada um deles confesso que os dez escolhidos foram tão impactantes de alguma forma que superaram meu amor pelos citados acima. Vamos a lista pela ordem de leitura:

Arma de Vingança (Nacional) - Danilo Barbosa 
Demorei muito para iniciar a leitura desse livro por achar que seria pesado e que falaria da vingança de um jeito que não me agradaria, mas fui totalmente surpreendida pela escrita realista e impactante do Danilo Barbosa e acabei levando "um tapa na cara" e percebendo que a Vingança muitas vezes é a única solução para sobreviver; e que não podemos julgar sem passar pelo o que o outro está passando. Então posso dizer que essa história se tornou inesquecível e marcante. Só lendo para entender!!!

"Essa é uma obra para aqueles que não temem o impensável. Um livro que mudará por completo sua maneira de encarar a vida e o ser humano."

Resenha aqui!!!

Eu Nunca (Nacional) - Josy Stoque e Mila Wander
Essa leitura foi a mais picante, empolgante e com o casal mais "fogo na roupa" que li. Literalmente um casal de opostos que foi aprendendo a encontrar um meio termo para os dois e que ensinou algo um para o outro. Além desse casal perfeito (Pauline e Joseph) amei viajar pelo Brasil com eles, as autoras foram divas em suas descrições. Em breve sairá os livros físicos, serão dois Eu nunca e Eu sempre!!!

"Tudo com Joseph é intenso, inédito e maravilhoso."
"Só suas ideias malucas foram capazes de me fazer o homem mais realizado do planeta." 
 
 Resenha aqui!!!

O Último Homem do mundo (Nacional) - Tais Cortez
O que mais chamou minha atenção nesse livro foi que ele a principio parece bobinho e aos poucos vai tomando forma e ganhando peso nas mensagens e crescimento humano dos personagens, além de nos transmitir a mensagem da caridade e amor verdadeiro.

"Era estranho perceber como nós havíamos passado de inimigos para aliados. É mais estranho ainda admitir que formávamos uma boa equipe." 
 
 Resenha aqui!!

Horror na Colina de Darrington (Nacional) - M.V. Barcelos
Depois de fazer um mega sucesso no Wattpad, ser publicado pela editora Novo século o autor fechou o ano com a segunda edição publicada pela Faro editorial, eu tenho as duas edições que estão lindas. Agora é aguardar a sequencia desse livro que mistura suspense, terror, ação e conspirações. Bom demais!!!

  Resenha aqui!!!

Horas Noturnas (Nacional) - Bianca Carvalho
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Bianca e ela me fisgou logo nas primeiras páginas com uma narrativa envolvente, objetiva e uma personagem empolgante e a frente do seu tempo. Por se passar em 1863 tem todo o clima de romance de época mas com investigação policial, suspense e mistério. Enfim amei e já estou me programando para comprar o livro físico =)

"Maryanne conhecia sobre o mundo e a realidade (...) para ela havia maldade, tristeza e uma nuvem cinza que por muitas vezes encobria o que era belo e harmônico." 
 
 Resenha aqui!!!

Montanha da Lua (Nacional) - Montanha da Lua
Nossa não tenho palavras para descrever essa história. Gostei do cenário, dos personagens (cheios de dramas e traumas pessoais a serem superados) tanto os protagonistas quanto os secundários, além de toda mensagem transmitida pela autora nesse romance de época que conquista todos que o leem. 

"Todos possuímos nossas fraquezas, Octávio, 
como lidamos com elas é que nos faz vencer."


"Dez anos sobrevivendo sem preocupações e por uma charada do destino, 
a primeira pessoa que encontrei logo me arrancou toda a paz."

  Resenha aqui!!!

O que há de estranho em mim - Gayle Forman
Já tinha lido outro livro da autora mas não tinha me envolvido tanto quanto esse. Achei muito válido a autora debater a questão da aceitação social do diferente, além de fazer uma crítica aos pais que fogem da responsabilidade de lidar com o diferente e jogam seus filhos em "instituições" que prometem curar tudo. A protagonista apresentou uma força interior e um senso de justiça tão grande que consegue inspirar o leitor a lutar pelo que é justo ao invés de ficar com reclamações e choros pelos cantos.

"Os adultos tinham abandonado seu papel, buscando refúgio num casulo de ignorância para depois dizer que os filhos é que eram desajustados. Não dava mais para confiar neles. Não havia mais ninguém para nos orientar, para cuidar da gente. Então só nos restava uma coisa: cuidar de nós mesmas." 

 Resenha aqui!!!

A Duquesa Rebelde - Christine Merrill
Pense em um romance de época que comecei a ler sem criar muitas expectativas e acabou se tornando o melhor entre os demais que li esse ano. Os personagens conseguiram me envolver e me conquistar a cada virada de página, além de alguns que me deixaram para morrer de raiva. Gostei do desenrolar do enredo e a forma com a história foi concluída.

"Ela estava feliz por ele não ser o homem pomposo que ela esperava, ou um homem velho e cansado, ou até um jovem, mas sim o temperamental, rancoroso e teimoso homem com quem ela casara. Um homem capaz de ser amoroso e terno de uma forma que ela jamais pudera imaginar em alguém que, em um primeiro encontro se enfurecera tanto com a simples ideia de casamento."

 Resenha aqui!!!

A Garota Italiana - Lucinda Riley
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da mega elogiada Lucinda Riley e posso dizer que adorei. A escrita dela foi me fisgando aos poucos e me fazendo sentir parte do enredo. Nessa história pude acompanhar anos da vida de cantores de ópera e seus altos e baixos. Enfim foi uma história rica em mensagens e personagens marcantes.

 Resenha aqui!!!

Finale - Becca Fotzpatrick
Amei concluir a série Hush Hush esse ano, a história de amor entre um anjo caído e uma humana - nefilim somada a guerra entre arcanjos, anjos caídos, nefilins e humanos foi muito empolgante. Sabe aquelas histórias que te deixam sem fôlego e com crise de ansiedade??? Senti isso com essa leitura, mas amei cada momento e o final foi perfeito. Além do amor imenso que Patch sente pela Nora. E por fim os personagens secundário Scott e Vee são demais também. Enfim, breve sai minha resenha.

  (Resenha em breve)

Sabe quando você tem um carinho todo especial por cada uma dessas histórias??? Muitos desses personagens me inspiraram com sua postura diante dos problemas, além da sua determinação para correr atrás do que desejavam ou acreditavam que seria o correto ou necessário para que tudo ficasse bem no final para todos.Enfim é isso meus queridos, esses foram os melhores livros lidos por mim esse ano, aqueles que me fizeram vibrar a cada virada e páginas. E você, falem nos comentários alguns dos livros que mais gostaram de ler esse ano. Beijos!!!


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

13 comentários:

  1. Adoro posts de melhores do ano!!
    Eu tenho um caso sério com Finale, tenho ele há uns três anos e não tenho coragem de terminar a série, a mesma coisa que fiz com A Mediadora, acho que tenho problemas em dizer adeus.
    Quanto aos outros livros, é tão bom quando os personagens continuam com a gente, quando terminamos o livro, né? Também tive um monte de personagens que se tornaram queridinhos em 2016.

    Feliz 2017!! E que o ano que se aproxima traga mais livros inesquecíveis.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiii Aline

    Super variado os seus melhores do ano, adoro isso.
    Horas Noturnas eu tenho pendente pra ler, estava louca por esse livro há tempos e agora já tenho no meu Kindle, só esperando... expectativas estão nas alturas...

    Beijos

    resenhaatual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga!!
    Você fez algo que eu preciso aprender a fazer também: fugir um pouco dos romances. Se deixar eu só leio esse gênero, mas estou refletindo sobre isso e quero começar a ler mais fantasia e policial.. sei que eu não sou muito boa em metas literárias, mas não custa nada tentar, rs :)
    Dos livros que você citou eu só li "Montanha da Lua" (maravilhosooo) e "A Duquesa Rebelde" (eu tinha certeza que você iria gostar). Dos demais eu tenho vontade de ler o livro da Lucinda Diva e do Danilo.
    Ps. Você viu que a Mari Scotti publicou na Amazon a continuação de Montanha da Lua??
    Um beijo e Feliz Ano Novo!!!!!!!!!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, amiga ^^
    Adorei sua seleção de livros. Não conhecia a maioria (shame on me :S), mas fiquei curiosa com alguns (que já serão acrescentados à minha lista de futuras leituras). Vou ler as resenhas que você fez deles.
    Dos livros que você escolheu só li o "Horror na colina de Darrington" e me encantei pela escrita do autor (e também morri de medo XD). Estou louca pra comprar meu exemplar do livro físico que foi relançado agora pela Faro Editorial *---*
    Notei que você leu bastante livros nacionais. Que demais \0/ É tão bom ver que nossa literatura está cada vez mais sendo lida <3

    Enfim, lhe desejo um feliz ano novo e que 2017 traga muitas outras boas leituras!
    Beijinhos
    Isabelle - Attraverso le Pagine

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline.
    Você leu bastante então, eu li uns 20 livros apenas :(
    O único que li que você citou no post foi "Finale", tenho um carinho muito especial por todos os livros de Hush Hush, vou esperar resenha.

    Te indiquei para uma TAG no meu blog, se quiser responder.

    Feliz Ano Novo, sucesso!

    www.paginadaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. O que há de estranho em mim é ótimo, um livro que mexeu muito comigo.
    A Garota Italiana é maravilhoso

    ResponderExcluir
  7. Seria meu sonho conseguir ler a série Hush Hush? Eu só vejo ótimos comentários em relação a série, e você conseguiu terminar e gostou o suficiente para colocar o livro no seu top 10, sinal que são ótimos. Outro que eu tenho vontade de ler é O que há de estranho em mim, tenho certeza que vou me identificar demais e me apegar a história. Adorei os seus escolhidos, mas não li nenhum =[
    Trouxa do Livro

    ResponderExcluir
  8. Aiii não li nenhum desses, acredita? Mas queria muito, muito mesmo, ler O que há de estranho em mim. Sobre Hush Hush, já tive muita curiosidade, mas hoje não sei, até leria mas não está em minhas prioridades e planos para agora.

    Beijos,
    Aline - Livro Lab

    ResponderExcluir
  9. Amei poder conferir um pouco sobre sua retrospectiva literária e sabe o mais legal? Alguém conhece Horas Noturnas! Fala série esse livro é incrível, fiquei louca de vontade pra ler outros livros da autora e nessa bienal eu pretendo comprar outros dela. Agora esse da Colina eu estou curiosa por ele há meses, tipo doidinha pra ler mesmo sabe? E que bacana que tem pessoas que apreciam a literatura nacional, isso me deixa muito feliz!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Arma de Vingança e Eu nunca estão na minha lista desde ano passado, mas ainda não consegui encaixar eles na lista de leitura...
    Finale é um amorzinho... Amo essa série e ver ele por aqui me deu a maior vontade de reler todos os quatro :)
    Eu tenho um caso de amor e ódio com a Gayle... ou eu amo ou eu odeio os livros dela - e mesmo assim, continuo arriscando e tentando ler todos... Continuo porque acredito que irá acontecer de eu amar como amei o que há de estranho em mim *-*
    Também gostei bastante de horas noturnas - que me lembrou que tenho que procurar mais livros da autora para ler :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  11. Mais que lista linda de livros!!!!!!! <3 Aproveitei para adicionar alguns nacionais na minha. Esse ano pretendo ler mais nacionais, então já vi alguns ali que me deixaram curiosa, posso dizer que Eu Nunca foi um deles e Montanha da Lua ta na minha lista de desejados faz tempinho! <3
    Feliz 2017, que seja um ano muito iluminado e cheio de conquistas! \o/

    ResponderExcluir
  12. Olá Aline, olha só livro que tenho na lista, para não falar que não li nenhum, Horas noturnas foi uma leitura bem legal, gostei do enredo criado pela autora e todo o mistério. Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Dos livros que você citou acima eu li apenas Finale e O Ultimo Homem do Mundo, mas tenho muita vontade de ler Eu Nunca e O que há de estranho em mim.

    ResponderExcluir