Por Que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?


Autores: Allan e Barbara Pease
Editora: Sextante
Brasil 2000

143 págs.

Primeiramente começei a ler esse livro porque já o tinha a um certo tempo e por ser uma leitura rapidinha. Lendo pude perceber que ele reflete uma visão bem humorada e com dados de pesquisas científicas que nos fazem refletir sobre assuntos do nosso cotidiano. Ele é composto por mais coisas que o título sugere.
O interessante é que ele junta fatos históricos e biológicos na tentativa de esclarecer porque que os homens e as mulheres são tão iguais (mesma espécie) e diferentes (composição orgânica e hormonal, além de atitudes) ao mesmo tempo.

"Nosso objetivo é ajudar as pessoas a aprenderem mais sobre si mesmas e sobre o sexo oposto, tornando a interação e os relacionamentos mais ricos, geradores do crescimento mútuo."

Desse jeito vamos acompanhando cada capítulo e encontrando dicas de como entender as pessoas que convivem ao nosso redor. Existem certas atitudes que são imutáveis em cada sexo e o que podemos fazer é aprender a conviver com elas.
Por exemplo: Por mais moderno que o homem seja e aceite a ajuda financeira da mulher ele sempre se sentirá o responsável em manter a casa. Isso acontece porque desde dos tempos da caverna ele era responsável em sair para caçar e trazer alimentos para sua familia. E a mulher ficava na caverna cuidado dos filhos, então ela desenvolveu outros atributos, entre eles saber se comunicar melhor e perceber qualquer sinal de perigo, afinal ela era a guardiã da cria.
Muitos podem pensar que esse é um pensamento ultrapassado, mas pare pra pensar e você perceberá que normalmente a mulher tem esse instinto de proteção, cuidado, além de aprender a falar antes dos meninos etc.
Não podemos esquecer que sempre existem exceções, mas esse livro fala da grande maioria.
É importante falar que muitas das coisas relatadas nesse livro não são novidades, nem podem ser tomadas como 100% verdadeiras mas são válidas porque nos fazem parar um pouco e pensar que muitas vezes nos deixamos consumir pela vontade de sempre estar com a razão e entrarmos em discussões que não nos levarão a lugar nenhum. Então é muito mais inteligente escolher ser feliz e aceitar o outro como ele é e aprender a conviver com as falhas alheias.
Achei o livro polêmico em alguns pontos, mas interessantes porque me fez ver detalhes antes invisíveis no cotidiano. Indico para quem quer rir um pouco e se identificar com os dados, além disso é ótimo para recém-casados porque nos faz perceber que ninguém é perfeito mas se os dois quiserem e se dedicaram ..."o relacionamento Homem/Mulher funciona, apesar das enormes diferenças entre eles."
É isso gente mais um livro interessante lido e resenhado =)
Deixem sua opinião!!!!

9 comentários:

  1. Ainda acho que não é meu estilo mas eu adorei a resenha!Aqui eu acabei de criar um blog, Aline, se quiser visitar aqui está:
    www.lagrimas-de-fenix.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O livro deve ser muito engraçado. Mas não acho que é um livro que leria... não sei. rs
    Gostei do quote final!

    Beijo
    http://manialiteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto esse livro para vender mas nunca tinha me interessado tanto. Deve até que ser engraçado, me interesse e como é curtinho deve ser rápido de ler mesmo.

    Bjsss
    Reading Books and More...

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua resenha!
    Perfeita:)
    Beijos e muito sucesso com o blog,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  5. Então amiga, cm mencionei no post enterior, eu li o segundo livro da série: "Por que os homens mentem e as mulheres choram", e se vc leu este, deve ler o segundo tmbm, pq é super interessante.
    Este primeiro eu dei de presente pra uma amiga que estava em crise no casamento e ela acabou seguindo alguns conselhos e vc nem acredita, o casamento dela melhorou.
    Acho q muitas questões que são abordadas nele servem pra alertar a nós mulheres e os homens tmbm e ajudar a manter um bom relacionamento com o sexo oposto.
    Não nos damos conta do qnto certas atitudes podem chatiar o parceiro e acabar numa briga desnecessária e essa série tem o intuito de abrir nossos olhos sobre estes pequenos "errinhos" que fazem toda diferença em qualquer relação.
    Gostei bastante de ter conhecido a série e confesso que apesar de ser um livro de auto-ajuda (gênero q eu não curto muito) achei uma leitura indispensável pra qualquer um que queira manter um relacionamento saldável.
    Adorei a resenha miga, beijokas!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua resenha mas como já disse no post anterior, não é meu estilo de leitura D:

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre quis ler esse livro (eu curto auto-ajuda e tudo o mais... rs)

    Enfim, curti sua resenha e fiquei com mais vontade de ler (quero ver os dados comprovados cientificamente)! ^^

    Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Acho esse livro interessante pois trata justamente de um assunto em certos pontos polêmicos de uma forma aparentemente divertida! O que alguns podem considerar machismo, no final das contas é apenas a ordem natural das coisas, afinal é como você disse, os homens - ou pleo menos a maioria esmagadora - vão sempre sentir por dentro a responsabilidade da manutenção do lar, entre outras coisas, assim como as mulheres também tem muitos aspectos em comum! Deve ser uma leitura interessante!

    Beijos

    ResponderExcluir