Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco - Jovens Leitores
2007
223 págs
2007
223 págs
Não sei como começar essa resenha, mas acredito que cada livro tem o poder de tocar as pessoas de uma forma diferente e isso depende da história de vida de cada um. Confesso que esperava mais desse livro e pensei até que o leria mais rápido, mas achei a narrativa um pouco chata em alguns momentos, mas o livro tem muitas mensagens bonitas e vale muito a pena ler.
A história é contada através de cartas que o adolescente (16 anos) Charlie escreve para um amigo (não é informado o nome e isso faz com que cada leitor possa se colocar no lugar desse amigo). Charlie no inicio do livro informa que suas cartas não precisarão de respostas.
A história é contada através de cartas que o adolescente (16 anos) Charlie escreve para um amigo (não é informado o nome e isso faz com que cada leitor possa se colocar no lugar desse amigo). Charlie no inicio do livro informa que suas cartas não precisarão de respostas.
"Só preciso saber que existe alguém que ouve e entende." pág. 12
Em cada carta ele conta com inocência e sensibilidade a forma como enxerga o mundo e as coisas que acontecem na sua vida e na vida das pessoas com quem se relaciona.
Ele é muito observador / pensador e um ótimo ouvinte, mas não tem muita atitude, o que em várias partes me deixou louca porque parecia que ele estava se deixando levar pelas situações. Além disso acredito quem não precisamos passar por todo tipo de situação para adiquirir experiencia e saber reconhecer até que ponto tal coisa é boa ou ruim.
"Eu era só uma espécie de espectador." pág. 29
"É só que as vezes as pessoas usam o pensamento para não participarem da vida." pág. 34
"É só que as vezes as pessoas usam o pensamento para não participarem da vida." pág. 34
Destaque para Patrick(amigo), Sam(amiga e primeiro amor) e Bill (amigo e professor de inglês que emprestava livros maravilhosos para que Charlie ampliasse seus horizontes). Adorei ele gostar tanto de ler, mesmo que o mesmo reconhecesse que só o fazia quando estava só ou não queria pensar em mais nada.
Em muitas partes tive pena dele, mas ao mesmo tempo ele se mostrou tão forte em momentos dificeis.
Acredito que uma das maiores dificuldades para ele era lidar com a solidão e ter coragem de tomar decisões. Mas aos poucos ele vai passando pelas situações e acompanhamos seu amadurecimento. Gostei do final do livro.
"Acho que somos quem somos por várias razões. E talvéz nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas."
pág. 221
Pois é fica a dica de leitura para vocês!!!!
Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Oi Aline!
ResponderExcluirEsse livro não me chamou muito atenção, não é o tipo de história que me deixa curiosa talvez mais para frente eu tenha vontade de lê-lo. :)
Ótima resenha!
Beijos,
Rafa {Fascinada por Histórias}
Olá, Aline!
ResponderExcluirTambém não estou muito empolgada para ler esse livro, mas parece que ele traz umas reflexões bem legais, principalmente pelo fato que você ressaltou em sua resenha: que aparenta ser um desabafo com um amigo, e esse tipo de "conversa" nos a oportunidade de pensar sobre o comportamento do outro e nos colocarmos em seu lugar.
O livro parece ser interessante, mas, por enquanto não me parece cativante.
Adorei a resenha, direta e dando uma boa visão do livro ;)
Até mais!
:*
Eu ainda nao li esse livro. Quero comprar o com a capa sem ser essa do filme pq odeio capas de filmes rsrsrs
ResponderExcluirEu assisti o filme e em muitas partes fiquei a fim de chorar, acho que o livro seria mais emocionante.
É chato qdo a gente pega um livro pra ler com muitas expectativas e no final elas não se superarem. Foi assim comigo com A CUlpa é das Estrelas então sei bem como é.
Eu leria o livro, sim. Parabens pela resenha!
Bjokas
Flavia - Livros e Chocolate
Aline, tenho muita coisa para comentar dessa sua resenha!
ResponderExcluir1- o seu comentário lá no blog. Seu marido gosta de ler? Pois você é igual a mim, eu sempre dou minha opinião ao meu namorado sobre as minhas leituras, digo o que achei, esperava e como me senti no final do livro.
2 - também estava com muita expectativa desse livro e acabei me decepcionando um pouquinho. Sorri e até chorei com uma frase muito linda do final, mas só dei 4 estrelas porque faltou muitas cooisas.
3- também me senti cansadinha com algumas partes da narrativa. Um livo fininho, eu achei que ia ler em um dia e demorei bem mais que isso. Alguns momentos eram muito bons e outros nem tanto, fico de agonia com livros inconstantes assim.
4 - até entendi o comportamento do Charlie por causa dos problemas dele e até admiro personagens observadores, existem vantagens em ser um bom ouvinte/observador, é esse o significado do título.
Mas achei o final muito superficial porque era uma temática muito grande e que foi reduzida a uma cartinha só. Tipo, o que o Charlie enfrentou quando era criança, é algo grande demais e que prejudicou a vida dele a longo prazo e que foi tratada de forma leviana, eu achei.
Teve um momento que cheguei a pensar que ele era portador da sindrome de Asperger (uma espécie de autismo), mas não. Tipo, se ele tinha alguma doença mental, isso não fica claro.
Alguns trechos do livro são sensacionais.
Adorei a sua resenha e a sinceridade e acho que nós ficamos mais ou menos na mesma opinião.
Outro problema para mim foi que não me identifiquei com personagem nenhum nem com as situações. Mas é um livro bom e que recomendo.
Gostar ou não gostar depende muito da opinião de cada um e do momento também.
Beijocas!
Eu não sei porque, mas esse livro não consegue chamar minha atenção ;S Juro. Sei lá vi tantas resenhas legais, mas o enredo em si não é algo que me agrade, que me seduza. Mas bom eu daria uma chance a ele com certeza.
ResponderExcluirbeijos line ;)
www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br
Oi Aline!
ResponderExcluirGostei da resenha, também me falaram bem do filme, meu amigo até comprou o livro por ter gostado tanto. Confesso que não seria uma leitura que eu leria, mas parece bom...
Beijos
Amanda
leiturahot.blogspot.com
Olá Aline ^^
ResponderExcluirEu amei ler esse livro, assim como gostei do filme. Sentirei falta das cartas do Charlie ^^'
Parabéns pela resenha
Beijinhos
Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br
Que pena que você não gostou tanto. Faz parte a diversidade. Esse é exatamente o tipo de livro que eu simplesmente amo! Que eu gastaria uma fortuna numa biblioteca.
ResponderExcluirMas ainda assim cosneguisse aproveitar muitas coisas dele.
liliescreve.blogspot.com
Eu quero muuuito ler esse livro, acabei assistindo o filme antes e amando, agora estou com mais vntade ainda de ler. Espero que eu não ache a narrativa chata como você ):
ResponderExcluirBeijos, Bi
Oi amiga, deu pra ver que esta leitura foi muito boa né?
ResponderExcluirApesar da sua opinião positiva e da capa super bonita eu não tive aquele tchan com esse livro. Queria ter ficado mais interessada, mas enfim o interesse nem deu caras. Não sei pq, mas fazer o q né? As vezes acontece isso...
Mesmo assim, sua resenha ficou super.
Bijokas querida...
Oi, Aline!
ResponderExcluirQUERO MUITO ler esse livro! E ver o filme também! Que pena que não foi TUDO o que você esperava, mas dá para ver que o livro é bom mesmo assim!
Adorei os trechinhos que você colocou, principalmente o último:
"Acho que somos quem somos por várias razões. E talvéz nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas."
Um beijo,
Inara - http://www.lerdormircomer.com.br
oiii
ResponderExcluirobrigada pela resenha viu.... eu gosto de ler resenhas bem feitas
na qual a gente pode se decidir se realmente vai querer ler o livro ou não.... e acho q vou deixar pra levar mais e mais pra frente
nao me interessei muito não
rsrs
mas obrigada por postar suas opiniões para a gente
beijinhos
Adorei a resenha, até pouco tempo não conhecia o livro, até que vi várias resenhas como a sua, indicando. Então, não é minha prioridade, mas eu leria.
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro, já vi tantas citações lindas pela internet!
ResponderExcluirUm dia leio, a pilha atual de leitura não me permite por enquanto e também acho que estou com as expectativas altas demais, melhor dar um tempo mesmo kkk
Adorei a resenha :)
Beijos
Marta
<a href="http://aspalavrasfugiram.blogspot.com.br>As Palavras Fugiram</a>
Aline... nunca me interessei pelo livro mas sua resenha me deixou bem curiosa ^^ Agora quero ler sim... gosto muito de livros em formato de cartas :)
ResponderExcluirOi flor, esse foi um dos melhores livros que eu já li, me reconheci tanto na solidão do Charlie, vou sempre guardar esse livro com carinho, é uma pequena jóia na minha estante, adorei a resenha, você selecionou as melhores quotes.
ResponderExcluirbeijokas
Aiii eu quero tanto ler esse livro. Sem duvida nenhuma vai ser o próximo livro que vou comprar. Quero ler antes de ver o filme. Adorei os quotes. Bjs, Fê -
ResponderExcluirhttp://segredosemlivros.blogspot.com.br/
Eu quero muito ler esse livro e irei ler esse ano pelo Desafio Literário 2013, estou com as expectativas altas... mas agora acho que desceram um pouco rs...
ResponderExcluirAdorei sua resenha e que bom que o personagem vai amadurecendo durante a leitura, pois senão eu desistiria de lê-lo rs..
bjos
Parece ser bem simples, mas cativador..
ResponderExcluirFiquei interessada
http://anamenires.blogspot.com.br/