Princesas e Damas Encantadas - Taís Gasparetti

 
Organizador: Taís Gasparetti
Editora: Martin Claret
2011
127 págs.

A Primeira coisa que chamou minha atenção nesse livro foi a temática: Contos de fadas sobre Princesas Celtas; a Segunda coisa foi a capa, achei linda e a Terceira foi a editora, porque até agora todos os livros que li da Martin Claret me agradaram muito, então fiquei mega feliz quando chegou esse livro da editora parceira para mim e não pensei nem duas vezes parei tudo que eu tava lendo e me deliciei com esses contos no meu fim de semana.
Adorei o texto de apresentação que a Taís Gasparetti escreveu sobre o "Por que ler conto de fadas" e trago um trechinho para vocês:

"Histórias milenares contadas e recontadas por inúmeras gerações, os contos de fadas continuam presentes na atualidade. E não apenas nos livros, como também no teatro, na televisão e no cinema."
"Uma das funções mais importantes e recorrentes dos contos de fadas em culturas diversas parece ser a representação dos rituais de transição, marcando a passagem da infância para a vida adulta."
"Os contos de fadas nos transmitem informações de que apesar da crueldade a que estamos expostos no mundo e dos sofrimentos dela advindos, podemos lutar e emergir vitoriosos."


Sendo assim nos oito contos reunidos nesse livro encontramos mulheres corajosas e que enfrentam situações inimagináveis para conseguir chegar em seus objetivos e em muitos casos superam os "principes" em força, iniciativa e determinação.
De todos os contos o que mais gostei foi o conto "Cabeça-Pequena e os filhos do rei", nele encontramos uma menina que perde o pai e vê a mãe casar novamente. Dessa nova união nasce duas irmãs que odeiam a irmã mais velha por pensar que a mãe gosta mais dela, e por isso decidem se vingar matando a mãe. Podemos pensar que Cabeça-Pequena se revoltaria e se vingaria das irmãs mas isso não acontece porque a mesma tem um encontro mágico com a mãe e essa lhe pede para ela fazer o que puder de bom para ajudar no progresso das irmãs. É muito interessante acompanhar todas as aventudas que elas se envolvem e no final ver que as decisões e atitudes de Cabeça-Pequena foram recompensadas. É um conto de esperança e fé, muito bem escrito.
Acredito que esse livro deva ser lido por todos os amantes dessa temática e fica a dica, esse é o 1° volume de uma série de quatro que contarão os contos de fadas celtas. Depois a editora lançará livros com os contos de fadas de diversas regiões do mundo, visando assim "contribuir para o desenvolvimento do imaginário do leitor infantojuvenil brasileiro".

P.s. Esse post vale no Top Comentarista Setembro \o/

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

11 comentários:

  1. Ja tinha visto a indicação desse livro em algum lugar.. só não lembro onde... achei a capa linda e a temática tb. Só que esqueci de colocar no skoob rsrsrs
    Agora por ironia do destino ele aparece aqui ahahah! Obrigadaa flor! Vou colocar agora pra nao esquecer de novo.
    Adorei saber um pouquinho mais sobre o livro. Acho que vou gostar muito *-*

    Bjos
    Flavia - www.livrosechocolate.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, que título incrível né?
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. A capa é super caprichada e a sua resenha deixa os leitores loucos pra conhecer, adorei *-*

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada de princesas celtas e esse livro me pareceu incrível e depois da sua resenha tenho certeza que irei adorar ler! ^^
    Que capa linda é essa?! "o
    Beijinhos
    http://tyelehopes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia esse livro... Adorei sua resenha e fiquei curiosíssima em relação a ele. Parecem ser contos muito interessantes e diferentes, fiquei com muita vontade de ler! :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha visto esse livro, mas parece ser muito bom. Deve ser bem leve, e me deixou bem curiosa para ler.
    Beijinhos!


    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi flor não conhecia esse livro ainda mas não sou la muito fã de contos e com todos os livros que tenho lá em casa não creio que esse vai entrar para lista mesmo assim interessante saber sobre ele.
    Bjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Este livro nunca tinha chamado a minha atenção. Mas confesso que sua resenha me deixou muito curiosa. Ele parece ser muito interessante e estou bastante curiosa, será que vou gostar? rs. Adorei a resenha e amei o blog. Bjoos

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro contos de fadas, aposto que vou gostar desse livro! A Martin Claret tem ótimos livros mesmo. Espero que eu ganhe esse no Top comentarista :D

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada com essa tematica, Aline. Parece interessante.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    Gabyh - Vida de Bookaholic
    http://vidadebookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adoro contos de fadas!
    Com certeza vou ler este livro, flor :D
    Beijos

    ResponderExcluir