Aproveitando a polêmica sobre falar mal de livros e autores decidir falar hoje sobre um autor que gera polêmica por onde vai: Paulo Coelho.
Ele é um dos autores brasileiro mais conhecidos e lidos no mundo. Por incrível que pareça (mesmo com uma grande torcida do contra) seus livros dispertam interesse em muitas pessoas. Lembro que quando conheci sua obra nos anos 90, foi por intermédio de uma prima que era apaixonda por ele e que tinha todos os livros dele lançados. Li muitos e lembro que sempre falaram mal de seus livros, o taxavam de auto-ajuda, sem conteúdo etc. E eu sempre falava que achava que o importante era a pessoa começar a ler fosse por que autor fosse. Ainda não sei o que penso sobre o Paulo Coelho porque mesmo tendo lido muitos de seus livros confesso que hoje não lembro de praticamente nada dos enredos, mas lembro que quando os li me senti muito satisfeita com o desenrolar dos mesmos. Penso até em um dia reler e resenhar seus livros =)
Enfim hoje sei que cada autor dedica parte de sua vida (no caso dele mais de 30 anos) a organizar em palavras seus sonhos e pensamentos. E ninguém deveria se sentir no direito de chamar algo de lixo (como já vi na net pessoas falarem dele). Só quem já tentou escrever algo sabe o quanto é dificil se expressar e ao mesmo tempo fazer algo que agrade a "gregos e troianos". Acredito que todos precisam ler um pouco de tudo para poder saber do que gosta mais e além disso tem que aprender a ser justo e não desrespeitar o trabalho de ninguém.
Bem é isso gente só querida deixar aqui meu protesto contra pessoas que usam as redes sociais para denegrir a imagem de autores brasileiros e fico feliz porque mesmo com toda essa torçida do contra cada dia mais nossos autores modernos estão conquistando mais leitores. Sucesso a todos!!!
E dica: se dê a oportunidade de conhecer novos autores e antigos também porque assim você terá mais bagagem e se conhecerá melhor.
Livros de Paulo Coelho:
1974 - O Manifesto de Krig-há
1974 - Teatro da Educação
1982 - Arquivos do Inferno
1986 - Manual Prático do Vampirismo
1988 - O Diário de Um Mago
1988 - O Alquimista
1990 - Brida
1991 - O Dom Supremo
1992 - As Valkyrias
1994 - Maktub
1994 - Na margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei
1996 - O Monte Cinco
1997 - Letras do Amor de Um Profeta
1997 - Manual do Guerreiro da Luz
1998 - Veronika Decide Morrer
1998 - Palavras Essenciais
2000 - O Demônio e a Srta. Prym
2001 - Histórias Para Pais, Filhos e Netos
2003 - Onze Minutos
2004 - E no Sétimo Dia
2004 - O Gênio e as Rosas
2004 - Viagens
2005 - O Zahir
2005 - Caminhos Recolhidos
2006 - A Bruxa de Portobello
2008 - O Vencedor está Só
2010 - O Aleph
2012 - Manuscrito Encontrado em Accra
Em negrito os livros dele que li \o/
Bem é isso, o que vocês pensam sobre o assunto??? Alguém já leu algum livro do autor???
Estou pensando em fazer uma promoção com uns livros dele aqui o quê você acham???
Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Olá, nunca li nenhum livro do Paulo, então não posso falar se gosto ou não né?
ResponderExcluirMas, assim que tiver a oportunidade de ler, eu te conto!
Um beijo.
http://livrodagarota.blogspot.com.br/
Isso aí Aline, tem que respeitar!!! Já li Brida e gostei e não gostei do Diário de um Mago, mas é uma questão de gosto, não falta de talento e capacidade do autor ;) Participa da campanha, amiga? *-* Postei no blog *-*
ResponderExcluirNunca li nada do Paulo Coelho.. Mas tb não tenho vontade. São livros com temas que não me despertam interesse nenhum. Conheço quem goste, mas a maioria que conheço não curte os livros dele.
ResponderExcluirEi li e não gostei. Pra mim é exatamente isso que os livros dele são: auto-ajuda disfarçada de ficção. Quando eu era muito novinha, gostava de umas coisas que ele escrevia por que eu era bobinha e achava qualquer coisa o máximo, mas hoje, tendo lido muito, digo que é ruim. Ele não tem talento para escrever romances, embora seja um ótimo compositor. Mas o povo adora auto-ajuda então ele faz sucesso. Exatamente porque é difícil se expressar é que deveria ser feito por quem é bom de verdade. Bem, é o que eu penso.
ResponderExcluirBeijo
http://navirj.blogspot.com.br
Oi Aline. Concordo com você, eles não sabem o quanto é duro escrever tudo aquilo e ver outra pessoa chamando de lixo. Eu não posso falar nada porque nunca li nenhum livro dele, e mais não me sinto tentada a ler. Ele é um dos maiores autores brasileiros, mas não gosto do estilo dele. Mesmo eu não gostando do estilo dele, não falo mal, sei que o cara é muito inteligente e tem gente que gosta dos livros dele.
ResponderExcluirBeijinhos!
Camila.
Loucura de Livros
Gostei bastante da iniciativa de expor uma coisa que acontece muito! Cada autor tem o seu valor e sua contribuição para o universo literario!
ResponderExcluirCada um de nós temos as nossas preferencias mas nem por isso devemos falar mal de um determinado autor só porque não gostamos do seu estilo! Outras pessoas gostam!
Beijos e muito sucesso com seu belo Blog,
Cauê.
Nao curto muito o Paulo Coelho... mas tambem nao saio falando mal por ai.. ate pq se ele publica e é bem vendido, é pq pra alguem o livro serve... beijos adorei a matéria...
ResponderExcluirMe visita?
Guilherme Kunz
www.tematoa.blogspot.com.br
Adorei o post! Uma coisa é você não gostar, outra coisa é denegrir totalmente a imagem do autor. Nunca li nenhum livro do autor, mas tenho vontade de conhecer suas obras!
ResponderExcluirbeijos
Jéssica - Strawberry de livros e filmes
Nunca li nada do Paulo Coelho, mas sinceramente eu até tenho vontade.. se não me engano tenho algum dele aqui em casa.. não tenho certeza!
ResponderExcluirApoio isso, realmente ficar esculachando os autores já é demais.. do mesmo modo que você pode não gostar, outra pessoa pode amar..
BEijinhos
http://tyelehopes.blogspot.com.br/
Oi Lili, de fato esse é um assunto que merece ser dscutido. Li As Valkyrias e particularmente não gostei do estilo do autor e nem da forma como ele abordou um tema, que a principio, despertou meu interesse. Não posso defini-lo como um autor ruim uma vez que li apenas uma de suas obras, mas também não me ficou a vontade de ler outra obra do autor. Em contrapartida, adoro suas letras em parceria com Raul Seixas, onde acho que ele realmente demonstrou mais talento. Mas de toda forma, gostar ou não é algo bem pessoal, o que não vejo sentido é denegrir o trabalho de alguém baseado em observações pessoais. Até...
ResponderExcluirAndréa Neves
De fato, muitas pessoas falam mal do Paulo Coelho por puro "achismo" - nunca leu nada, mas só pq todo mundo fala, acaba não gostando. Acho inevitável um autor de muito sucesso ser tambpem muito odiado (e isso em qualquer caso de sucesso, pode ser ator, cantor, dançarino), mas com certeza o número de pessoas que gostam/amam é muito maior, tanto que ele é um dos autores mais lidos do mundo.
ResponderExcluirEu já li alguns livros dele e consigo separar bem o que gosto e o que não me agrada. Gosto dos seus romances, as ficcões. Não gosto daqueles livros onde ele narra seus "caminhos" para encontrar o eu interior e essas coisas (vc que eu, deve saber). Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei é um dos meus romances preferidos. Assim como Onza Minutos e Veronika Decide Morrer (esses três são os livros dele que mais gosto).
Li O Alquimista e As Valkírias e apesar da narrativa fluída, não me agradaram tanto.
Apoio seu protesto, acho que as pessoas devem parar com as generalizações e só falar mal de alguma coisa quando realmente conhecerem. Parece que gostar de Paulo Coelho não é cool, sabe? Puro preconceito rs.
Beijo!
www.estejali.com
flor, tb já li livors deste autor, mas nao me lembro o nome dos livros ;s
ResponderExcluirLembro de ter gostado e de ter me sentido super relaxada durante a leitura, foi algo completamente noo pra mim na época :D
adorei e concordo com cada palavra sua!
beijos
Realmente ele gera muita polêmica, já vi gente falando muuuuuito mal, como eu nunca li nenhum livro dele não tenho uma opinião. Mas alguns livros me chamam atenção!
ResponderExcluirBeijos, Bi
Eu nunca li nada do Paulo Coelho, mas não ouso falar mal do trabalho dele, afinal não gosto de julgar um livro ou um autor antes de lê-lo, e não podemos esuqecer de que ele é um dos autores brasileiros mais conhecidos no mundo, vamos dar algum crédito à ele.
ResponderExcluirAbraços.
http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/
O preconceito é bem grande aqui no Brasil, eu raramente leio livro de brasileiro, sério...mas realmente é bobeira isso de que brasileiro é autor ruim, mas infelizmente temos que confessar que o gosto literário e a escrita de que a maioria das pessoas gostam hoje em dia é diferente e por isso há esse preconceito =/. E o Paulo Coelho tem muitos livros que foram baseados em outras histórias, sabia? '-' ele tem alguns escrito por ele mesmo, mas mtos são baseados.
ResponderExcluirOi Aline :D
ResponderExcluirConcordo plenamente com você, a maioria nao entende o quanto é dificil escrever e mais ainda ver seu trabalho menosprezado.
Eu nao tenho muito contato com o trabalho do Paulo Coelho, mas apesar das suas obras nao fazerem muito meu estilo tenho vontade de conhecer um pouco mais.
Afinal, ele é um dois autores brasileiros mais conhecidos do mundo não é como simplesmente não tivesse talento.
Merece crédito
Beijos
Gabyh - Vida de Bookaholic