200 anos de popularidade - Contos dos Irmãos Grimm!!!

 Mais uma vez o Google me deixou feliz por fazer homenagem a quem admiro \o/ dessa vez os escolhidos foram os irmão Grimm!!!


"Os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm estudaram Direito (como o pai) e especializaram-se em Filologia (estudo da língua). Entre os legados que deixaram para o mundo, está a Gramática e os esboços do Dicionário Alemão. Mas, no conhecimento popular, o grande legado da dupla é o Contos de Grimm, responsável por compilar, de forma inédita, em 1812, uma gama de histórias presentes na tradição oral da Alemanha. Desde então, crianças do mundo inteiro crescem ouvindo contos como os de Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Branca de Neve, Rapunzel e Os músicos de Bremen (no Brasil, conhecido comoOs Saltimbancos, versão de Chico Buarque para um musical de 1977).

As histórias narradas pelos irmãos Grimm foram adaptadas para as crianças de forma a sempre trazerem uma  mensagem positiva, uma lição de moral, uma filosofia de esperança e de fé na vida.  Além disso, promovem viagens ao mundo imaginário e à fantasia, com elementos mágicos, que fazem as histórias mais emocionantes.
Eles foram os primeiros a ter a ideia de juntar histórias populares e escrever tudo especialmente para as crianças. Antes deles, as histórias conhecidas por diferentes povos eram contadas para as crianças só com base nas memórias, passadas pelos mais velhos, de geração em geração. Os irmãos Grimm tiveram a ideia de registrar os contos que eram conhecidos pela população para preservar as tradições de seu povo. Assim, escritas, elas ficariam a salvo dos esquecimentos e das variações.
 Além de proporcionar esse legado tão importante para as crianças, o trabalho dos irmãos Grimm ainda incentivou outros pesquisadores a fazerem a mesma coisa com as histórias dos seus povos.

A influência dos contos de fada na formação das crianças despertou a atenção da psicanálise já no início do século passado. Comentam que os próprios contos dos irmãos Grimm já são versões, pois foram recontados de geração para geração. No entanto, uma característica da nova safra dos contos de fada é que eles agradam também aos adultos! “Os jovens e adultos estão reivindicando a sobrevivência de seus antigos heróis para acompanhar os que já cresceram em sua jornada pela vida.”

E para quem acha que os contos de fadas são coisas do passado, está muito enganado. Essas fábulas ainda servem de inspiração para muitos filmes, livros e séries de televisão. Nas imagens temos alguns exemplos:



É isso gente espero que tenham gostado do post, achei mega interessante falar sobre isso porque adoro contos de fadas!!!! E vcs gostam!!!???

Fontes:
ebc.com.br 

Semeadordeletras

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

9 comentários:

  1. Oi, Aline!

    haha Sempre que vejo alguma coisa sobre contos de fadas lembro da pesquisa que eu fiz para o post de halloween, sobre os "verdadeiros contos de fadas"! Horripilantes! Ainda bem que foram adaptados para as crianças, né?

    Um beijo,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei super feliz com a homenagem!
    Fora que Chapeuzinho Vermelho é um dos meus contos favoritos!! o//
    Adorei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu também amei (e amo todas) a homenagem do Google.
    Adoro Grimms, principalmente os originais (não Disney).
    Mas sou viciada no filme com Heath Ledger.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu também adoro os irmãos Grimm Lili!
    Esse filme que você postou aí é muito bom!

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline. Muito legal o post. Eu estou louca por esse livro com as histórias originais dos Irmãos Grimm e a análise dessa analista jungiana. Até olhei na Saraiva hoje, mas esgotou. =(
    Adoro releituras dos contos deles para o cinema e TV também. :)

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adoro os irmãos Grimm *-* Fizeram minha infância mais feliz lol kk
    Sobre comprar pela internet,não sou de comprar pela internet flor,aliás aquela séries immortais foi minha ultima compra kkkk tenho vários que queria comprar ,mas minha mãe n deixa pq tem que usar o cartão dela e tals.. Dai tem que comprar livros caros pra caaramba da livraria :\ Fazer oq né!
    Que bom que vc esta a espera das minhas resenhas sobre os livros que eu mostrei,a propósito acabei de fazer a do "Ladrão de Almas" lá no blog,se quiser ver http://blogteen-forever.blogspot.com.br/
    farei em breve a do "Sussurro" :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que legal Aline, achei o post bem bacana sim... gosto de versões atuais e remasterizadas dos velhos contos de fadas ^^

    ResponderExcluir
  8. Morro de vontade de ler um livro com todos os contos deles, mas nunca achei pra comprar, e quando vou na livraria sempre acabo me esqecendo de perguntar se tem xD
    beijos linda!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post amiga. Adorei e achei tudo muito criativo. Amo contos. Bjs, Fê - http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir