A Linhagem - Camila Dornas



Autora: Camila Dornas
Editora: Novo Século
Selo: Novos talentos da literatura Brasileira
2013
336 págs.

Estou muito feliz e satisfeita com a leitura desse livro. Sabe quando você consegue gostar de todos os personagens e ter raiva dos vilões??? Fiquei totalmente envolvida na trama e o final teve tudo resolvido de forma satisfatória, adoro quando isso acontece. Esse livro apresenta um pouco de suspense, drama, romance, tem momentos eróticos e ainda aqueles segredos de família que deixam legados que podem mudar a vida de alguns personagens significativamente.

"Alguns segredos começam como uma forma de se proteger. Outros segredos são usados como armas contra aqueles que os guardam. E há ainda os segredos que, quando revelados, causam o mesmo efeito de um furacão e alteram tudo o que você achava que sabia." Pág.288

O livro se passa em Londres em 1720 e diferente de muita gente que eu conheço não acho que nasci numa época errada, já que nessa época as mulheres eram tratadas como propriedades dos pais e depois dos maridos que em muitos casos eram cruéis. Nesse livro a autora aborda com maestria esse tema e outros tipos de dificuldade que as mulheres passavam nessa época. Achei muito importante e interessante tocar nesse assunto.

Nesse livro conhecemos Evangeline Bennett(Eva ou Lina) que está com 20 anos, perdeu sua mãe quando era criança e não consegue se entender com sua irmã e com a madrasta fúteis e com seu pai severo. 

"Tudo o que eu conseguia pensar era que trocaria aquilo: a riqueza, os criados;  para ser normal, nem que eu tivesse que ser uma simples camponosa." Pág. 13

Ela recebe a notícia de seu noivado com o primo do rei de má vontade, ela acha um absurdo a mulher não poder escolher com quem gostaria de casar e se quer casar. Enfim já percebe-se que Eva é uma mulher a frente de seu tempo, não aceitava simplesmente seu destino de mulher do século XVIII. Ela se sentia diferente por possuir um dom especial sobre os elementos da natureza, mas precisava ter cuidado para não se expor, caso contrário poderia ser apontada como bruxa e ser queimada na fogueira. 
Poucos eram os que conheciam seu dom e infelizmente seu pai era um desses, já que sempre que eles brigavam e ela perdia o controle emocional ele se manifestava.
Ao longo da trama vamos conhecendo as pessoas que são importantes para Eva e a forma como esses relacionamentos são apresentados pela autora é tão cheia de sentimentos que nos faz acreditar que essas pessoas são reais.
Eva não suporta seu noivo e sempre que está próxima dele sente arrepios e mal pressentimentos. Ela fará o possível para resistir a esse casamento e nesse meio tempo conhecerá outras pessoas que assim como ela tem dons especiais.
Eva não consegue ver injustiças sem fazer nada e descobre um atentado ao rei e decidi que fará de tudo para salvá-lo, já que o objetivo é culpar as bruxas e montar uma caçada a elas. Dessa forma não só ela mas todos que tem dons estariam correndo perigo.
Além disso tudo ainda temos uma história de amor entre Eva e um ruivo lindo chamado Henry que assim como ela ama cavalos. Fiquei suspirando com os momentos apaixonantes deles e claros as declarações!!!

"Prefiro ter apenas um dia ao lado dele a uma vida ao lado de qualquer outro." Pág. 192

"Ele se levantou e beijou-me suavemente. Mergulhei na doçura daquele beijo e deixei que ele curasse todas as minhas dúvidas, meus medos e amarguras." Pág. 282

Para finalizar achei a história da linhagem de Eva interessante demais. Deu vontade de ler mais sobre elas, quem sabe a autora se empolga, inspira-se e escreve um conto sobre as damas Voltaire? Ficarei na torcida!!!


Enfim fica a dica de um livro maravilhoso e super envolvente. Isso que eu contei não passou nem perto de todas as emoções que vocês encontrarão nessa maravilhosa história. Podem apostar nesse nacional fantástico e de capa linda!!!



Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!! 

Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!???

6 comentários:

  1. Oi Aline, tudo bem?

    Amei a história e também o nome da personagem, Evangeline *-* Eu definitivamente, também não nasci na época errada. Esse livro parece MUITO interessante, vou procurar a Camila e quem sabe, não nos tornamos parceiras?

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não fiquei muito interessada com a história do livro, mas até que gostei da capa e da sua resenha. É sempre bom conhecer títulos da literatura brasileira!

    Beijos,
    Lara - whoisllara.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, tudo bem?
    Já escutei comentários maravilhosos sobre esse livro, que bom saber que você também gostou! Tenho curiosidade em lê-lo, mas, no momento, não estou para livros históricos, quero um pouco de aventura e sangue, hehe.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Nossa com uma resenha tão positiva..fiquei curiosa! rs
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  5. Ai Meu Deus, como não passou nem perto?
    Estou com este livro aqui a algum tempo, mas desanimei um pouco. Agr com sua resenha o ânimo voltou a todo e espero conseguir lê-lo em breve!!!
    Super Abraço,
    Victor Rosa - Encantos Paralelos

    ResponderExcluir
  6. Você também leu A Linhagem! *------*
    Eu também adorei! To na torcida pra autora se empolgar e escrever, quem sabe, um livro contando sobre o vida da Evangeline e seus amigos depois de tudo aquilo que aconteceu.
    Fiquei com um super gostinho de quero mais depois da leitura também!

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir