Despertar - Helena Andrade



Autora: Helena Andrade
Editora: Novo século
Selo: Novos Talentos da literatura Brasileira
2011

374 págs


Pense em um livro que conseguiu me tirar da fase em que eu me encontrava de mente cansada e desencanto. Tenho esse livro desde junho de 2013 e ele já tinha completado aniversário na minha estante, mas eu tinha certeza que na hora certa ele me chamaria e eu me apaixonaria por ele. Foi exatamente isso que aconteceu, ele me conquistou desde as primeiras páginas e me envolveu tanto que só consegui interromper a leitura quando estava com muita fome ou sono; aproveitei a viagem de trabalho do marido para me dedicar ao livro e simplesmente amei cada detalhe da história.

Nesse livro acompanhamos a vida de Lívia (26 anos) que sempre se dedicou aos estudos porque sonhava em ser médica e isso fez com que ela deixasse sua vida amorosa de lado. Depois de formada ela passa em um concurso público e precisa se mudar de Campinas-SP (onde morou a vida inteira com seus familiares) para uma cidade pequena do Amazonas (pense na mudança total de perspectiva???). Fiquei animada porque tenho muita vontade de conhecer esse estado e lendo o livro tive a oportunidade de me sentir próxima do povo e da cultura, junto com a personagem.

Lívia fica encantada com a receptividade de todos com ela e logo a rotina de cidade pequena e do trabalho a envolve e a faz sentir parte daquela comunidade. Aos poucos ela percebe a importância do seu trabalho para aquele povo. Achei o máximo acompanhar a rotina dela, foi algo totalmente novo para mim (quase não leio livros com médicos). Além do trabalho no hospital ela fazia junto com outros médicos visitas aos ribeirinhos (pessoas que vivem ao longo do rio) e as comunidades mais isoladas (vivem mais próximas da floresta) e para isso todo o deslocamento era de barco pelo rio Madeira.

"Aqui existe grande rotatividade de médicos, justamente porque os atrativos são poucos. Os recém-formados ficam pouco tempo, e os que já têm um tempo na carreira não vêm, pois em geral já têm a vida profissional estabilizada ou se classificam atrás dos recém-formados nos concurso." Pág. 20

Com essa história pude ter uma noção da realidade dos médicos brasileiros e do que as comunidades mais distantes passam. Muito interessante e realista!!!

Mas como nem só de trabalho se vive a vida, Lívia desperta quase que de imediato o interesse do médico Rodrigo e eles logo ficam amigos devido suas afinidades e planos semelhantes.
Os planos iniciais de Lívia eram passar um ano morando sozinha e adquirindo experiência na área de pediatria e depois partir para uma especialização em cirurgia no exterior. Mas algo inesperado acontece e a faz refletir sobre o que realmente a faz feliz e o que quer para seu futuro. Ela acaba se apaixonando por um fazendeiro, viúvo e com um filho pequeno. Será que ela viverá esse sentimento e modificará seus planos para o futuro ou mais uma vez manterá o foco na sua vida profissional, tornando-se assim uma das melhores médicas da sua área??? Só lendo esse ótimo livro para saber.

A narrativa é em primeira pessoa, mas os diálogos são tão bem construídos que conseguimos ter uma noção geral do que está acontecendo e confesso que as vezes até pensava que era uma narrativa em terceira pessoa. A história é contada com tanta sensibilidade e humanidade que parecia que eu estava vivenciado todos os sentimentos junto com a Lívia. As mensagens transmitidas pelo livro são tão lindas que ao final meu coração ficou cheio de sentimentos bons e eu tive a certeza que li o livro no momento certo. Além disso tudo, o livro tem vários momentos divertidos, românticos e claro o carinho dos amigos e dos familiares (os personagens de uma forma geral me encantaram) da Lívia só me inspiraram.

Esse é um daqueles livros que se dependesse do blogueiro a resenha seria quilométrica e mesmo assim a sensação seria que não falou suficiente por ele ser tão maravilhoso. Mas como não é possível falo só mais uma coisa: meninas vocês precisam conhecer o Thomas (o fazendeiro de 32 anos que a Lívia se apaixona). Meu Deus que homem é aquele!!!???? Leiam e saberão!!!!

É isso fica a dica de uma nacional bem escrito, com narrativa fluida, enredo interessante e com cenários fascinantes. Eu amei vocês perceberam \o/


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!???

7 comentários:

  1. Oi Aline,
    Tudo?
    Então não conhecia esse livro mas achei bem interessante ainda mais por ser nacional parece uma história bem realista e emocionante e fiquei interessada no fazendeiro que tu comentou...rsrs. Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda, Aline!
    Fiquei encantada com suas palavras doces...elas me emocionaram. É muito bom saber que o livro foi capaz de te fazer vivenciar as experiências de Lívia. É um prazer imenso saber que a história criada por mim é capaz de envolver e emocionar. Obrigada! Desejo-lhe sucesso com seu blog. Espero que possamos nos encontrar em breve. Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Não conhecia esse livro, mas só pelo fato de ser nacional e envolver o meio médico já me interessei!! Acabei de colocá-lo em minha lista e espero, ansiosamente conhecer essa narrativa e o personagem em questão rs.
    Obrigada pela dica!
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, tudo bem?

    que resenha linda. Imagino que o livro deve ser algo muito puro e sensível. Já tinha visto essa capa antes, mas nunca li uma resenha. Parabéns por suas palavras.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá! Fiquei muito interessada nesse livro, pretendo ser médica e vai ser muito bom já entrar em contato com o que acontece com esses profissionais. O romance também parece ser interessante e eu adoro livros nacionais!

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi amada,
    Eu estou numa fase de mente e corpo cansado, nada que do que eu leio ultimamente está interessante, espero que passe logo.
    Eu AMEI a sua resenha, eu achava que esse livro fosse sobrenatural , mas pelo que vi não tem nada disso. Adorei o jeito como você descreveu os personagens e a história, fiquei muito curiosa e assim que eu tiver oportunidade, irei adquiri-lo.
    Beijos.
    Katielle

    ResponderExcluir
  7. Oi NI

    Que resenha linda.
    Não vejo a hora de ler o meu.

    Nossa eu morro de vontade de conhecer o Amazonas também, mas não sei se um dia irei, marido meu odeia insetos, e não curte mt contatos diretos com a natureza, pq se eu for quero ficar lá no meio mesmo rs. Mas vamos ver quem sabe? Se você for me leva? kkk
    Ai como você é má, como não fala mais nada sobre Thomas? preciso ler ele logo rss

    Bejosss Amei mesmo a resenha.

    ResponderExcluir