Liberta-me - Tahereh Mafi


Autor: Tahereh Mafi
Série Estilhaça-me  - Livro 2
Editora: Novo Conceito
2013
441 págs
 
Links das resenhas: Estilhaça-meDestrua-me 
 
 
Não sei vocês, mas estou adorando essa série e espero concluir no máximo mês que vêm, queria ler todos esse mês, mas não conseguirei devido algumas leituras de parceria.
 
Recordando um pouco: vocês lembram que Juliette saiu da prisão em que vivia e foi levada para as instalações do restabelecimento e quando descobriu os planos de Warner (líder do setor 45) em transformá-la numa arma, decidiu fugiu com Adam na primeira oportunidade que teve. Ela imaginava que fugindo poderia viver livre, mas ao chegar no esconderijo da "resistência" ou seja no local onde pessoas assim como ela com dons especiais viviam, ela percebe que continuará prisioneira pela segurança de todos. Mesmo demorando a entender o sentido das coisas ela acaba percebendo a importância do Ponto ômega, lá pessoas como ela aprendiam a conhecer, entender e descobriam a melhor forma de usar seus poderes e assim juntos eles se ajudavam e se complementavam.
 
"Nossos dons são formas diferentes de energia. Nossas habilidades são tiradas do universo, de outras matérias, de outras energias." Pág. 10
 
Depois que Juliette entende que fazer parte do Ponto ômega é algo maior que ela e que todos estão se organizando para lutar contra Warner e o Restabelecimento por um mundo melhor, ela para de drama e começa a se relacionar com os outros. Até entendi sua dificuldade inicial em se relacionar, já que boa parte da sua vida viveu em isolamento na prisão, mas esperava que depois de tanta loucura ela tivesse amadurecido, mas isso só aconteceu quando Kenji deu um "acorda menina" nela. Assim ela percebeu que cada um ali tinha sua história de sofrimento e superação.
 
Nesse livro eles explicam como surgiu o Restabelecimento e como a sociedade se encontra após seus dez anos de poder. Achei essa parte bem interessante e deu para ter uma ideia geral da situação. Eles informam também que antes o ponto ômega não era considerado uma ameaça ao Restabelecimento, mas que passou a ser desde que os civis voltaram a ter esperança de uma vida melhor e passaram a acreditar no poder da resistência, assim os conflitos estavam cada vez mais constantes e devastadores.
 
Juliette descobre que tem mais poderes do que ela imaginava e por isso sua colaboração na guerra que estar por vir é fundamental. E outros personagens também descobrem seus poderes e aprendem a lidar com eles.
 
"Quero ficar com você e não ligo a mínima se for difícil. Não me importo se der um pouco mais de trabalho, porque é assim que um relacionamento é, Juliette. Dá trabalho. Dá trabalho todo santo dia. E, sim, é uma droga, uma droga muito, muito grande e vai ser difícil pra caramba, mas não me importo. Eu quero mesmo assim. Eu a quero mesmo assim." Adam - Pág. 100
 
Anderson, o chefão do restabelecimento e pai de Warner, aparece com toda sua beleza física e monstruosidade interna e assim percebemos de onde vem a beleza sem igual do Warner e entendemos porque ele é do jeito que é. Desde que li Destrua-me passei a olhar Warner diferente e confesso que torço para ele e Juliette ficarem juntos. A entrada do personagem Anderson na história foi importante para entendermos o passado de outros personagens.
 
Warner está mais presente nesse livro e isso deixa Juliette completamente confusa em relação aos seus sentimentos, já que ela gosta dele e de Adam. Mas ela se reprimi por gostar de alguém que consegue ser tão mal com todos e bom com ela.
 
"Não posso me desculpar por quem sou, essa parte minha já está feita, já está arruinada. Desisti de mim mesmo há muito tempo. Ma sinto muito por não a ter entendido melhor. Tudo que fiz, fiz porque queria ajudá-la a ser mais forte. Queria que você usasse sua raiva como ferramenta, como arma para ajudar a aproveitar a força que há dentro de você; queria que você fosse capaz de enfrentar o mundo. Provoquei-a de propósito, forcei demais, fiz coisas para horrorizá-la de propósito. Porque foi assim que me ensinaram a me preparar para o terror deste mundo. Foi assim que me treinaram para revidar. E eu queria ensinar você. Sabia que você tinha o potencial para ser mais, muito mais. Eu podia ver grandeza em você." Warner para Juliette - Pág.318 
 
Enfim posso garantir que essa leitura foi totalmente gratificante e que os personagens encontram e encaram seu real papel nessa guerra. Agora estou empolgada para saber como tudo será concluído. Para quem gosta de distopias e é fã dos X-Men como eu tenho certeza que irá amar essa história. Fica a dica!!!
 
 
Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!???

6 comentários:

  1. Oi Aline,
    Então li somente o primeiro livro da série mas tenho o segundo aqui em casa e espero conseguir ler em breve. Gostei muito da história principalmente por ser parecida com os x-men,porém a narrativa da autora me incomoda um pouco com as repetições, espero que isso cesse um pouco no segundo livro.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!!
    Eu li o primeiro livro e amei! Espero que possa ler os outros livros em breve, sou louca para terminar essa trilogia e ver como tudo irá se desenvolver. Sua resenha me fez lembrar que eu devo terminar algumas séries que comecei..
    beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline.. Quero muito ler essa serie apesar de ler bastante resenhas negativas, principalmente do primeiro livro.
    So nao sei quando lerei.. Mas acho q ano q vem leio sim


    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!
    Estou com o primeiro livro da série e assim que der vou lê-lo :)
    Já li ótimos comentários sobre os livros da Tahereh Mafi e estou muito curiosa para conhecer seu trabalho!
    Também gosto de distopias e tem um tempinho que não leio uma, então espero iniciar essa série em breve!!
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Alinee, me perdoa pelo sumiço, lindona!
    Adorei sua resenha e quero muito ler esse livro, o problema é que além de ter lido o primeiro faz alguns anos , eu amei e tenho medo de Liberta-me não ter a mesma qualidade sabe?! Tava planejando comprar a trilogia toda com as capas novas, mas além de não achar, deve estar caro :(
    Ah, caso queira meu banner, é só me deixar um e-mail avisando ^^ (rezinhaschaefer@gmail.com)
    Beijão :3

    ResponderExcluir