A velha do tempo (conto) - L. L. Alves


Autora: L. L. Alves
2017 - 41 págs.
Adicione Skoob
Adquira Amazon


Já li alguns livros da Luene e simplesmente fico impressionada em como ela consegue envolver emocionalmente seus leitores, sabe quando você inicia uma leitura e não quer mais parar!!??? E quando se trata de um conto com menos de cinquenta páginas é que o foco é total mesmo. Nesse conto narrado em terceira pessoa, conhecemos a história da jovem negra de 12 anos chamada Elisa que sofre bullying na escola, têm os pais separados e vive uma instabilidade emocional, com direito a pesadelos.

E em determinado momento vive algo 'assustadoramente mágico': ela é levada para dentro de um espelho por uma velha senhora vestida por trapos. Nesse mundo reflexo, ela viverá situações que a farão olhar seus problemas por outros ângulos, além de perceber que ter auto estima e nunca desistir só fortalece e engrandece quem ela já é intimamente. Bom demais acompanhar esse processo de crescimento e empoderamento de uma personagem tão jovem. Identifiquei-me com ela em alguns momentos e me senti inspirada com sua retomada final.

"Sempre preferia pensamentos a ações, silêncio ao barulho 
e monotonia a altas aventuras."

"O divergente assusta. O incomum é estranho. O inusitado intimida (...) a culpa não é nossa, criança, é de quem não é capaz de respeitar as diferenças e aceitá-las. Somos responsáveis somente pelos nossos atos, não pela reação que causamos. Infelizmente, nem todos são capazes de contemplar a nossa peculiaridade."

"Lembre-se: é importante ter coragem e lutar, mas também é imprescindível estar disposto a receber ajuda. Estamos aqui mesmo quando você não pode nos ver."

"Coragem é prosseguir, apesar do medo."

(fonte das imagens: Google)

O que ficou de mensagem principal para mim com esse conto foi que apesar de passarmos por situações difíceis diariamente, sejam em casa, na escola, no trabalho ... Não podemos permitir que ninguém nos coloque para baixo, temos que encontrar nossa força íntima e nos fortalecer para vivermos da melhor forma possível, agradecendo cada pequena conquista e claro se em algum momento nos sentirmos fracos, precisamos ser humildes e pedir ajuda a quem está ao nosso lado.

É isso meus amores espero que tenham gostado da minha breve opinião sobre esse conto nacional tocante e com tema muito atual. Fica a dica!!!


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

28 comentários:

  1. Adoro contos e vou anotar essa dica!
    Não conhecia a autora, mas fiquei mega interessada em conhecer!
    Parabéns pela leitura e resenha! e obrigado pela dica!


    Beijinhos!

    #Ana Souza
    Http://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Parece um belo conto, gostei muito da mensagem e da forma como a história é contada com um toque de fantasia, fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    A Lu sempre escreve sobre coisas que nos tocam fundo na alma, e acredito que esse conto deve ser igual! Irei anotar a dica para realizar a leitura dele futuramente!

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Oiiii

    Eu tenho uma trilogia dessa autora pendente pra ler e tenho curiosidade em conferir a escrita dela pra saber como está pois já ouvi vários elogios. Não sabia desse conto, parece ser bem legal.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline
    O conto passa, sem dúvida, uma linda mensagem. Confesso que ainda não conhecia. Faz tanto tempo que não leio contos, sabe, me animei e leria com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Conheço a escrita da autora e gosto bastante a forma como ela envolve o leitor. Gostei da premissa do conto, deu para perceber que passa uma linda mensagem, já anotei a dica, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu não gosto de contos, mas eu vou abrir uma exceção para esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara, faça isso e tenho certeza que não se arrependerá.
      Leia entre um livro e outro, assim como eu ficará viciada.

      Excluir
  8. Não gosto muito de contos, porque sempre fico apegada à estória e sempre quero um pouco mais... Mas acho que é normal, né? Hahahhah Pela sua resenha, me pareceu ser interessante, vou dar uma olhadinha!

    ~ Blog Compulsivamente Literária

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?! Adoro a escrita da Luene também. As histórias dela são repletas de realismo e crueza, e ao mesmo tempo é lindo ver o quanto de empatia e amor que ela emprega em cada uma.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaah sou obrigada a comentar aqui hahaha ♥ ♥ ♥ Anastacia, sua linda! Obrigada!! *-*

      Excluir
  10. Owwn obrigada por esse texto lindo, Aline!!! Obrigada por ter tirado um tempinho para ler e resenhar. Fico muito feliz por ver que o conto te marcou dessa forma. Era realmente essa a intenção! Te adoro e só tenho a agradecer pelo apoio de sempre viu? Beijão

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline.

    Eu nnnão conhecia a autora e como adoro contos, vou adicionar na minha lista de desejados. O conto abordo assuntos importantes e realmente merece atenção, principalmente quando se trata de bullying. Concordo com você, ninguém tem permisão de nos coloque para baixo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá, não conhecia o livro e achei bem interessante a premissa do mesmo e a sua opinião sobre ele, creio que tem uma mensagem muito importante e fiquei curiosa para conhecer, obrigada pela dica.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. olá. Nunca li nada da Luene, como adoro contos, acho que essa é uma boa maneira de começar a conhecer a leitura dela. Sobre a ideia do conto, concordo, não posso dar poder ao outro de decidir se fico triste ou alegre, salvo em alguns casos excepcionais.

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga.
    Adoro essas histórias que envolvem emocionalmente. E o fato de ser conto é perfeito, estou sempre em busca de novas indicações.
    E esse além de trabalhar um assunto sério ainda traz a fantasia, e o mais bacana foi a mensagem que você extraiu dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá amiga ^^
    Amo as histórias da Lu e com essa não poderia ser diferente. Adorei o conto e super me identifiquei *-*

    Também amei saber sua opinião do conto.
    Beijinhos e parabéns pela resenha.
    Isabelle - Attraverso le Pagine
    http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ola!!
    Eu tenho muita curiosidade para ler os livros da Luene. Não conhecia esse conto, mas achei muito interessante a sua resenha e a mensagem que o mesmo transmite.
    Quero ler.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Oi, amiga!
    Você sabe da minha questão com os contos, não gosto muito por ser narrativas muito curtas, mas ainda pretendo mudar isso porque tenho ótimas dicas todas elas vi aqui no seu blog. Fiquei curiosa com essa premissa e gostei da temática abordada. Mais uma dica anotada!

    Beijos,

    Rafa - blog Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  18. Poxa como é difícil encontrar protagonistas negras né!Pensando bem, acho que essa é a primeira vez que ouço falar de uma. espero que seja a primeira de varias.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Adorei sua resenha! Não conhecia a autora e fiquei muito intrigada para conhecer, pois é muito bacana a mensagem que esse livro trouxe, sabe?
    Espero ter a oportunidade de ler e gravar uma grande lição por essa trama.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  20. Adoro ler contos e esse me chamou muita atenção, super obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  21. Aline lindona eu gostei muito da temática do conto, pelo visto ao acabar a leitura vamos refletir sobre alguns temas, não conhecia esse conto e já anotei a dica. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  22. Oi! Acho tão incrível começar a ler sobre um autor que você não conhecia por meio de contos. Adorei a premissa, pois me lembrou bastante da pequena Alice Através do Espelho. Dica anotada! Beijão!

    ResponderExcluir
  23. Fiquei bem curiosa para conhecer a história, a premissa me agradou demais e claro que já anotei o nome aqui.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Aline! Eu adorei conhecer um poco deste conto! A Luene é uma querida e adorei os temas que ela trouxe para esta história! Adoraria ler e desejo muito sucesso! ;) :*

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem? Sempre que vejo dicas de contos, e que as pessoas falam bem, já anoto! Por ser leituras rápidas, não teria motivo para não ler, ainda mais sendo nacional. Gosto do tema atual e por ser tocante. Dica anotada e ótima resenha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir