Cinquenta tons de cinza - E. L. James


Autora: E. L. James
Editora: Intrínseca (emprestado)
2012
455 págs

Lembro que quando esse livro foi lançado as opiniões divergiam de forma assustadora e na época eu ainda não tinha o hábito de ler livros de ficção erótica, então decidi evitar sua leitura o máximo de tempo possível, mas minha mãe comprou o box leu e deixou a minha disposição. Mas confesso que só depois de ver o trailer do filme tive minha curiosidade despertada e decidir iniciar a leitura. Garanto que para aqueles que estão acostumados com os livros da Abbi Glines, assim como eu, não se chocarão com as cenas mais hots. Claro que o conteúdo sadomasoquista foi totalmente novo para mim que não tinha muita noção. Para se ter uma ideia vejam essa definição do Wikipédia:

"Sadomasoquismo refere-se a relações entre tendências diferentes entre pessoas buscando prazer sexual na dor. O termo sadomasoquismo seria a relação entre tendências opostas, o sadismo e masoquismo.
O sadismo é a tendência em uma pessoa que busca sentir prazer em impor o sofrimento físico e moral a outra pessoa.
O masoquismo é a tendência oposta ao sadismo, é a tendência em uma pessoa que busca sentir prazer em receber o sofrimento físico e moral de outra pessoa."

A partir daí iniciei a leitura e a primeira coisa que me conquistou logo de cara foi a narrativa: empolgante, rápida e objetiva. Sabe quando você entra de cabeça na história e esquece até de respirar??? Foi assim comigo. Aos poucos a história dos personagens foi me envolvendo e prendendo minha atenção e despertando minha curiosidade. Confesso que minha vontade era ler a trilogia seguida, mas decidi parar um pouco para respirar, mas não demorarei para ler os outros livros.

Assim como a personagem Anastasia Steele (Ana, como gosta de ser chamada) foi apresentada ao mundo do Jovem bilionário Christian Grey, fui junto com ela e posso garantir que senti sua curiosidade, sua atração, seu medo, sua paixão e toda ebulição de sentimentos que se transformou a vida dessa jovem ingênua estudante de literatura (história narrada em primeira pessoa pela Ana). Não posso deixar de destacar o personagem do Christian, o menino rico com seu olhar cinza que esconde segredos e manias assustadoras e sedutoras ao mesmo tempo. Ele que sempre conseguiu fazer com que todos fizessem tudo que ele desejasse, encontrou uma garota que irá desafiá-lo e fazer com que ele tenha várias primeiras vezes, quebrando assim seu ciclo vicioso de anos. Gostei de acompanhar o relacionamento deles e perceber como cada um modificou o outro, apresentando mundos e possibilidades diversas.

Posso dizer que essa leitura foi intensa, envolvente e empolgante, mas preciso deixar claro que acredito que o leitor precisa ter maturidade suficiente para entender que alguns comportamentos podem ser aceitos na ficção, mas na realidade eles precisam ser tratados. A forma autoritária, paternalista e o sentimento de posse do Grey é consequência de um passado problemático e por isso seu comportamento e sua forma de sentir prazer são tão exóticos. Acredito também que entre quatro paredes tudo que for de comum acordo do casal é permitido, a busca do prazer mútuo não pode ser condenada. Mas para se ter um relacionamento verdadeiro e duradouro os dois precisam estar dispostos a ceder e agradar um ao outro, evitando assim a violência e atitudes degradantes.

Então de uma forma geral acredito que a autora conseguiu levantar muitos questionamentos com sua história, tirar o assunto do privado para o público e fazer cada um pensar em seus limites, escolhas e superação de medos. Claro que a linguagem em alguns momentos me chamou atenção, mas entendo que faz parte do estilo a que o livro está inserido. Assim acredito que um leitor cheio de pudores, preconceitos ou falta de pratica deveria sim passar longe dessa série. Mas se você é do tipo de leitor eclético, que gosta de ler um pouco de tudo para formular sua opinião e saber se aquele estilo literário tem algo a lhe oferecer, fica a dica. Esse pode sim ser considerado um dos livros mais picantes que já li, como já falei, pelo diferencial do contexto: Prazer e dor, recompensa e punição envolvidos.

Gostei da escolha dos atores para interpretar o casal:

"Sou uma desajustada. Nunca me encaixei em lugar algum e agora ... Tenho uma proposta indecente do Rei dos Desajustados para considerar. Por que ele é assim? Natureza ou criação? Isso é muito diferente de tudo que conheço." Pág. 117

"Sei naquele momento que faria qualquer coisa por esse homem. Sou dele. O milagre que ele me apresentou ultrapassa qualquer coisa que eu poderia ter imaginado. E ele quer levar isso mais longe, bem mais longe, para um lugar que eu, na minha inocência, nem consigo imaginar." Pág. 130




É isso meus queridos, espero que eu tenha conseguido expressar o que senti com essa leitura. Não falei muito do enredo, por se tratar de uma história de conhecimento geral e para não liberar informações demais para quem ainda não leu. Acredito que o leitor precisa embarcar na história com a mente mais aberta possível para poder se deixar envolver com os dramas e as descobertas de Ana e Grey.

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

14 comentários:

  1. Que bom que gostou Aline! Eu tinha começado a ler em ebook, mas decidi parar porque não era o tipo de leitura que eu queria para aquele momento e a correção do arquivo estava ruim também, haha.
    Fico feliz que tenha gostado e a leitura seja do tipo que te envolve, haha.
    Beijos,

    lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ni.

    Para variar amei sua resenha. Nossa perfeita você transmitiu exatamente o mesmo que senti.
    No começo relutei um pouco também em ler, mas depois minha prima me acalmou dizendo que não havia nada muito pesado e li, nossa amei na hora, é um enredo muito envolvente.

    Mas concordo com você que algumas coisas da ficção precisam ser cuidadas na vida real.

    Beijosss, esperando ansiosa agora pelo filme rs.

    Fer

    ResponderExcluir
  3. Aline, estou que nem você, demorando para ler por ter muitas opiniões divergentes em relação a história. Muitos falam mal do enredo. Ainda não li, quem sabe um dia eu dê uma chance a ele.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, tudo bem?

    Não tenho curiosidade em ler essa série. Até cheguei a começar, mas nhaaaaa, não funciona comigo =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. meu problema com esse livro é que a ana é uma completa imbecil (desculpa pela palavra) que vive de frescurinha o livro todo pra dar esse final.
    pow se ela queria aquilo foi lá pra fazer o troço me vem e faz o que fez? affe
    sem contar que a deusa interior é uma piada e a mulher n conhece outra palavra a não ser ruborizar que eu devo ter lido umas 500 vezes o livro todo.
    tirando isso, eu "gstei" do livro e até me diverti com ele.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline,
    O sucesso desse livro foi "estrondoso " e eu quase iniciei a leitura uma vez, mas decidi esperar um pouco. Passou o tempo e hoje já não tenho mais vontade de ler.
    Acredito que é importante respeitar os gostos de cada um se é para buscar a felicidade de ambos, mas não sei se me sentiria confortável com a leitura rs.
    Que bom que você gostou!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline, tudo bem?

    Que bom que gostasse da trama! Realmente a narrativa é bem empolgante, a gente termina rapidinho... Eu gostei do livro, mas acredito que a história em si é um pouco fraca, porém li toda a trilogia e não me arrependo.

    Só acho que, assim como os filmes, livros também deveriam ter uma faixa indicativa de idade, sei lá. Já vi adolescentes de 12 anos lendo esse livro e acredito que a probabilidade que eles tenham maturidade suficiente para lê-lo seja baixíssima, mas enfim, né? Tá aí algo que, a meu ver, precisamos melhorar ainda...

    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, amiga!
    Fico tão contente por você ter gostado desse livro! Eu amo a série, gosto dos personagens, da forma como a autora retratou eles e também da narrativa rápida e objetiva. Já várias vezes a série toda e a história sempre me conquista, o que me atrai mesmo é a história de amor deles e você vai perceber o quanto ela evolui até o último livro. Adorei a resenha! Parabéns, amiga!!! ;)

    Beijos,

    Rafa [ Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  9. Oi, Amiga!
    Diferentemente de você, eu detesto essa trilogia. Hahaha...
    A narrativa flue, mas o livro possui uma escrita muito ruim; muito mesmo. Cogitei inúmeras vezes abandonar a leitura porque nunca havia lido algo tão ruim há muito tempo.
    A história não me agradou e os comportamentos do Grey muito menos. Sem falar que a protagonista é muito sem noção e tapada (desculpa a sinceridade).
    Mas conheço muitas pessoas que adoram e respeito as opiniões. Inclusive quero assistir o filme e ver como ficou a adaptação.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Aline, acho bacana sempre darmos oportunidade a diferente gêneros, principalmente quando não temos certa familiaridade por alguns... por isso, parabéns pela forma como você encarou essa leitura, sempre com bastante maturidade e um pensamento crítico. Suas observações foram claras e pertinentes... confesso que não tenho vontade de ler a trilogia, mas não por preconceito, e sim porque ainda não tive meu interesse despertado. Mas, a julgar pelos vários comentários lidos - e agora o seu - o fato da autora ter levantado questões importantes de serem debatidas é algo que já vale muito a pena.

    Abraços!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    P.S.: É ÓTIMO ESTAR DE VOLTA!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Aeeee, estou lendo Cinquenta tons desde novembro de 2014 (mas eu vou terminar pois não abandono nenhuma leitura) e eu até gosto de toda a trama dele, sinceramente é uma história bem legal (Temos a mesma opinião \o/) Vou terminar a leitura assim que eu terminar minha maratona literária desse mês de janeiro.

    P.S: Jamie Dornan (o ator que interpretará Grey nas telonas) é simplesmente incrível! Tenho uma queda por ele desde que assisti The Fall <3 Vou ver o filme dia 12/02 com toda certeza \o/

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  12. O tema não é novo e no mais das vezes provoca, no mínimo, muita curiosidade das pessoas. De qualquer maneira considero sempre oportuna novas investidas pelas várias propostas literárias existentes por aí.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  13. Olá! Que bom que gostou! Eu tentei ler há um tempinho atrás, assim que saiu, mas acabei desistindo, não fazia muito meu estilo, e como eu estava lendo em ebook e o formato estava com alguns problemas, foi mais um motivo para abandonar. Quem sabe um dia e continue só para ter uma opinião formada, mas por enquanto vou deixar de lado.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline!
    Que ótimo que você curtiu o livro, quando fiz leitura também senti o quão simples e rápida foi, mas muitas coisas me incomodaram nela mesmo assim, li o segundo e não gostei tanto assim... estou com o terceiro aqui mas sem um pingo de vontade de lê-lo....
    Adorei sua resenha!!
    Beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir