Incendeia-me - Tahereh Mafi

Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
2014 - 383 págs


Veja aqui minha opinião sobre os outros livros da série:
Estilhaça-me
Destrua-me
Liberta-me
Fragmenta-me

Para quem leu a Série Estilhaça-me sabe que os três livros são narrados em primeira pessoa pela Juliette e que os contos: Destrua-me (narrado pelo "vilão" Warner) e Fragmenta-me (pelo "mocinho" Adam). Para mim essa distribuição de narradores me deu uma ampla visão da história, do envolvimento emocional e da história individual dos personagens. Dessa forma a autora deixou claro que o limite entre um vilão e um mocinho é muito estreito e que cada um é reflexo da vida que levou e das escolhas que fez.

Incendeia-me concluiu a série de forma satisfatória, apesar do seu final corrido. Encontramos a história no pós batalha que foi detalhado no livro Liberta-me. O Restabelecimento foi com força total contra a rebelião dos habitantes do Ponto ômega (pessoas com poderes paranormal). E com certeza ambas as partes tiveram perdas, mas o grupo de Juliette foi o mais prejudicado. Agora será necessário analisar como tudo está além de fazer aliados impensados para poder vencer o vilão Anderson "o todo poderoso" do Restabelecimento de uma vez por todas. Juliette não deixará que O Restabelecimento continue seu governo injusto, ela precisa se vingar pelo amigos mortos. Ela deseja viver em um mundo mais justo e igualitário.

Além da parte política encontramos Juliette tendo a oportunidade de conhecer Warner melhor e percebendo que ele não é o monstro que todos acreditavam, e por isso acabará mudando seu jeito de vê-lo e passará a ter dúvidas e certezas sobre seus sentimentos por ele e por Adam. Dessa forma conseguirá decidir para quem entregará seu amor e sua fidelidade. Para mim que desde a leitura de Destrua-me torcia pelo Warner, ler Incendeia-me foi um prazer enorme.

                                                                                         (Fonte: Google Imagens)

"Ele me puxa mais para perto e me beija, beija até o tempo tropeçar e minha cabeça girar até o esquecimento. É um beijo pesado e inacreditável. É o tipo de beijo que inspira estrelas a subirem ao céu e iluminarem o  mundo. O tipo que demora para sempre e não demora tempo algum. As mãos dele estão segurando minhas bochechas e ele se afasta apenas para me olhar nos olhos e seu peito está arfando quando ele diz "eu acho", ele diz, "que meu coração vai explodir" e eu desejo, mais do que nunca, saber como guardar momentos assim e revisitá-los para sempre." Pág. 299

Por fim posso dizer que nesse livro o leitor ficará mais próximo dos personagens e dos seus sentimentos, acompanhará seus traumas após uma batalha sangrenta e a perceberão a forma como eles superaram suas dores e medos para voltar a batalha final; aquela que poderá acabar com o sistema de governo injusto que vivem. Mas para isso dar certo terão que aceitar ajuda de onde menos se espera, além de convencer o povo, amedrontado por anos, que vale a pena lutar, ou morrer tentando do que viver passivamente.

"Eu prefiro levar um tiro e ser morta gritando por justiça a morrer sozinha em uma prisão feita por mim mesma."

A narrativa desse livro superou todos os outros da série, achei que foi tudo mais elétrico e objetivo, senti como se a autora quisesse mostrar ao leitor que não tinha tempo a perder e por isso senti que no finalzinho o acerto de contas entre Juliette e Anderson foi muito rápido, mas de forma geral satisfatório. A diagramação está maravilhosa e os capítulos curtos tem tudo a ver com o clima do enredo.

Para quem gosta de uma boa Distopia onde tanto a parte política é bem desenvolvida, como o emocional dos personagens, pode apostar nessa série sem medo.

"Incendeia-me é ousado, intenso, angustiante e sexy. Uma história chocante e inovadora que combina o melhor do distópico e do paranormal. Todas as transformações pelas quais Juliette passou culminam em um amadurecimento doloroso e surpreendente."  (Trecho encontrado na aba do livro)





Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

10 comentários:

  1. Já vi tantas resenhas negativas sobre essa série que perdi total vontade de lê-la. Talvez eu o faça daqui a muito tempo em pdf mesmo, porque não pretendo comprá-lo. Gostei da resenha, me deu uma outra visão dentre as opiniões que vejo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,
    Fico feliz em saber que você completou mais uma série e, o melhor, ter gostado! Essas capas são lindas demais, mas o que tem me chamado a atenção, ao longo das suas resenhas, é o fato desse limite entre mocinho e vilão ser muito estreito. Fiquei curiosa!
    Parabéns pela resenha amiga!!! :)
    Um beijo,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline,
    Fico feliz em saber que você completou mais uma série e, o melhor, ter gostado! Essas capas são lindas demais, mas o que tem me chamado a atenção, ao longo das suas resenhas, é o fato desse limite entre mocinho e vilão ser muito estreito. Fiquei curiosa!
    Parabéns pela resenha amiga!!! :)
    Um beijo,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oláá
    Poxa, sua resenha está ótima, já ouvi tanto elogios e tantas críticas que nem sei o que pensar, mas leria sim o livro se tivesse oportunidade, parece ser uma boa distopia mas por enquanto estou fugindo de séries haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Alinee!!
    Menina q legal esta história de um dos volumes ser narrado por um vilão!
    Não li nada assim ainda e confesso que fiquei curiosa.
    Nunca dei a devida atenção a esta série, e é engraçado pq todo resenha q leio tem elogios.
    Não sei se estou no meu momento de ler a série agora, mas gostei de conhecê-la melhor!!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline! Acredita que até hoje não li esta série? Sempre vejo ótimos comentários sobre ela e confesso que já sei o nome da maior parte dos personagens e minha maior curiosidade é sobre o Warner, ele sempre rende opiniões diversas. Ótima resenha,

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Meu deus, amo amo amo esse livro, de todos da trilogia é o meu favorito.
    Pois conhecemos mais sobre Warner, meu amorzinho. Até gostei um pouco mais da Juliette. Sim, me incomodou o final corrido, depois de toda a tensão, espera pela guerra, terminou rapidinho. E eu esperava um epílogo também. O meu tem tantas quotes, que não saberia escolher uma. HAHA. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Quero muito ler essa série um dia por ser distópica e por ter, em sua maioria, comentários positivos. Uma pena que o final seja corrido, mas pelo menos conseguiu ser satisfatório.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu já li Estilhaça-me e Destrua-me e adorei a história e a escrita da autora. Mas está complicado arrumar tempo para encaixar os outros, rs.
    Bom saber que a narrativa desse livro superou a dos demais. Já vi algumas opiniões bem divergentes sobre o fechamento da série, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Não li os livros anteriores.. Mas pretendo ler todos. Já ouvi falar muito bem da série. Essa questão da distopia com a exploração do lado humano "não há vilões e mocinhos, há seres humanos" é muito legal. Gosto muito de romances em que o cara tem seus problemas e precisa lidar consigo mesmo para resolver seu modo de agir em relação a quem se sente atraído, a quem ama. Esse é um dos pontos que mais me chama a atenção na série. Não li ainda por falta de tempo.
    Beijos.

    ResponderExcluir