Despertar - A Bandeja #1 - Lycia Barros


Autora: Lycia Barros  
Editora: Arqueiro
(Cortesia) - 2014
232 págs


Já fazia algum tempo que eu ouvia falar da autora e não faltavam elogios a sua escrita, mas ainda não tinha tido oportunidade de conhecer seu trabalho até que decidi solicitar esse livro em parceria com a editora Arqueiro e garanto que foi a melhor coisa que fiz; pense naquele tipo de narrativa envolvente e fluida que não te deixa largar o livro por nada, além disso a autora consegue falar de Deus e da importância da fé de um jeito tão especial, que pessoas de qualquer religião ou tipo de fé irão ser tocados por sua mensagem. Eu terminei a leitura refletindo sobre minha vida e sobre tudo que ando priorizando no dia a dia.

Em A Bandeja encontramos a história de Angelina, uma jovem de 18 anos que pela primeira vez ficará longe dos pais e dos melhores amigos. Ela passou em letras (seu sonho é ser escritora) e precisará de mudar de Petrópolis para o Rio de janeiro, indo assim morar na república da universidade, dividindo assim o quarto com a filha de uma amiga de seus pais.
 
Angelina sente um mix de medo do desconhecido e excitação pelas novidades que irá conhecer. No inicio do texto ela nos descreve suas impressões da república, da sua colega de quarto (Michele) e da infraestrutura da universidade, além do desinteresse de muitos professores; ela se questiona se sua busca pelo saber e capacitação serão alcançados naquelas condições. Mas de uma hora para outra seu foco muda totalmente quando esbarra com um lindo homem que a deixa sem fôlego e para seu desespero descobre que Alderico (Rico) é seu professor.

Eles começam a se envolver e tudo parece estar a mil maravilhas, quase um conto de fadas até que Rico demonstra alguns receios em assumir responsabilidades e nesse ponto comecei a desconfiar que algo estava errado.
Em contrapartida Angelina vive tendo o mesmo sonho quase todas as noite, onde homens seguram bandejas com símbolos que representam o pecado e as tomadas de decisões dela, mas ela demora a entender o significado deles. Achei essas partes bem interessantes.

Ao longo da história vamos percebendo a forma como Angelina se doou demais a uma pessoa que ela mal conhecia; sabe quando você se entrega de corpo e alma e não recebe quase nada em troca??? Mas esse alguém te seduz e satisfaz de tal forma que você acaba fechando os olhos para defeitos e comportamentos duvidosos que todos percebem, menos você (a principio). Acredito que aqueles leitores que já tiveram o "coração partido" alguma vez conseguirão entender a maior parte das atitudes de Angelina.

"Pessoas sempre vão nos decepcionar, podem ter certeza. E são as pessoas que mais amamos que desferem os piores golpes. Se você acredita que alguém é tão perfeito que está imune a isso, está em Idolatria! Isso mesmo: Idolatria não é só adorar imagens, como dizem por aí. Pode ser o seu trabalho, um hobby, um vicio, uma rede social, uma pessoa ... Enfim, tudo aquilo que você coloca acima de DEUS na sua vida, tudo que consome a maior parte do seu tempo, de um jeito nocivo. Você se encontra nesse estado quando não tem tempo nem disposição para nada além daquilo, abandona seus sonhos, seus afazeres, seus amigos, sua família ... Você deposita tantas expectativas e energias em seu ídolo que, quando ele te decepciona, você se arrebenta por dentro." pág. 97

Outra coisa que achei interessante foi que a autora não transforma ninguém em monstro nem em santo, pelo contrário, ela demonstra que todos são passiveis de erros mas que tem o direito de recomeçar e se esforçar a ser uma pessoa melhor, assim Rico e Angelina se destacam nesse aspecto.

Adorei quando em determinado ponto da história os melhores amigos de Angelina, Natasha e Dante, voltam de suas viagens fora do país e acabam sendo o apoio que ela precisava para dar a volta por cima e voltar a viver de forma mais completa ao lado dos amigos e familiares tão amados. 

Assim como Angelina outras pessoas da história acabam dando um novo rumo a suas vidas após perceberem que não podem viver os dias de forma automática, buscando apenas o prazer e a realização de seus planos materiais, elas precisam deixar suas vidas serem guiadas pelo amor, respeito, perdão e fé em Deus. Assim quando menos esperarem encontrarão o caminho da felicidade, estando esse muitas vezes mais próximo do que esperavam, mas não haviam enxergado antes porque estavam focados em outras coisas.
Enfim penso que todos deveriam ler essa história e se permitir ser tocado por mensagem tão inspiradora. Fica a dica de uma nacional de qualidade!!! #EuleioArqueiro

Não costumo fazer playlists mas escolhi duas músicas que tem em sua mensagem alguma relação com os personagens dessa história: 

Escreve aí - Luan Santana


A Noite - Tiê


 É isso meus queridos espero que com esse meu texto eu tenha despertado a curiosidade de vocês!!! Eu virei fã da Lycia Barros, agora quero mais!!!!


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

22 comentários:

  1. Olá!
    Já ouvi falar muito bem desse livro, mas confesso que não sei se leria....
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Não sabia que a autora desse livro é brasileira e nem que a história se passa no Brasil. Vou te falar que não fiquei com vontade de ler esse livro, não faz meu tipo e eu ficaria entediada. Parece ser um livro que fala mais do amadurecimento e dos acontecimentos da personagem e isso não me chama muito a atenção..
    Beijos, lendocomabianca.blgospot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!
    Leio muitos comentários positivos sobre a autora e já tem um tempo que quero ler este livro. Sua resenha trouxe um sentimento bom em mim, não sei o motivo rs. Acho que, como você mesma falou, todos já tiveram o coração partido e é a fé em Deus e os amigos que mais nos ajudam nesta hora!!
    Amiga, amei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler!!
    Beijos querida e boas leituras :)

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Conheço a autora, mas nunca li nada dela... Confesso que fujo de livros dessa temática, porque definitivamente não são minha praia. Então essa dica eu vou deixar passar...
    Ainda assim sua resenha ficou ótima!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já ouvi falar muito da Lycia Barros, e espero ter oportunidade de ler seu livro em breve.
    Adorei a premissa e fiquei encantada com sua resenha, principalmente quando você disse que a autora não transforma ninguém em monstro ou santo, que mostra que todos somos passíveis de erro. Foi aí que tive certeza que leria o livro!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, tudo bem?
    Lycia Barros é uma autora que ouço muito falar, mas que não li nada ainda por achar que seus livros eram de cunho religioso.
    E lendo sua resenha, comecei a derrubar algumas barreiras. Gostei de saber que o que marca nessa história é a mensagem no geral, independente de religião.
    Gostei também de saber que esse é um enredo que aborda o poder dos verdadeiros amigos.
    Dica de nacional aceita e anotada.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Oi, Aline!
    Quando li esse livro também fiquei encantada com a escrita da autora, ela nos transmite tanta paz durante a leitura que é difícil não gostar de suas histórias. Essa foi uma leitura bem marcante para mim pela mensagem linda que a autora passa. estou lendo outro livro dela e espero gostar tanto dele também! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  8. Oi! ^^
    Eu ainda não li nada da autora, e confesso que o tipo de história desse livro não faz parte das minhas leituras, mas você falou tão bem da história na sua resenha que eu fiquei com vontade de ler o livro para aproveitar das mensagens e reflexões que ele possa trazer.

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olaaa
    A infelizmente nunca li nada da autora. Esse livro parece ser muito bom. Adorei a resenha.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Gostei da premissa do livro, e já me oei muito pra alguém que não valia a pena. Sofri muito mas ainda bem que aprendi.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline =)
    Não tinha ideia de quão profundo este livro era, adoro livros que passam mensagens de fé e esperança, acho que esta autora estava na bienal de sp ano passado ..
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  12. Acabei de terminar o mais recente da Lycia e não consegui gostar tanto quanto da trilogia. Esse eu tenho, mas ainda não li e parece ser mais no estilo de que gosto.
    As mensagens de fé e amor são o que me conquistam, além da maneira como ela apresenta os personagens, sem máscaras.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Eu simplesmente AMEI A Bandeja, cada dia mais amo os livros da Lycia.
    Estou ansiosa agora para ler a história de Rico, na verdade MUITO curiosa, não separei para ler esse mês, mas espero ler ele no máximo no outro, ou quem sabe se der tempo, nesse mesmo ainda.

    Eu amei a mensagem imbutida na história e acho leve e lindo a forma como que Lycia fala de deus de uma forma tão mágica e que não fica pesado e nem chato na história.
    E o final foi mesmo muito fofo, na verdade eu já sabia um pouco, pois li o livro do Dante antes, mas eu não sabia que uma história estava ligada a outra, só fui perceber quando estava na metade rs. Mas em nada estragou as surpresas.

    Amei a resenha.

    beijos
    Fer
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ahhh esse livro é super fofo. Eu adorei. Romance simples, mas muito gostoso de se ler. E me chamou a atenção o fato da autora falar sobre religião, mas como se fossem pinceladas no enredo. Ficou tudo harmonioso.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

  15. oi, tudo bem?
    Esse livro parece ser bem interessante. Gosto quando os personagens são apresentados como humanos, com erros e acertos. Nada de ninguém só mau ou só bom. E tenho gostado muito de ver esses relacionamentos nada perfeitos retratados. O homem perfeito nem sempre é tão perfeito assim, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Sempre tive vontade de conhecer a escrita da Lycia Barros porque ela parece tocar seus leitores. A premissa desse livro é boa e já li muitos comentários positivos sobre ele.
    Falar sobre o coração partido é interessante porque é uma situação que todos vivem na vida.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?

    Eu nunca li nada da Lycia Barros, mas acho que eu não começaria por este livro. Apesar de muita gente gostar deste livro eu não gostei muito do enredo então prefiro começar por outro livro e depois tentar ler este.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie! Que bom que gostou da leitura, mas infelizmente a premissa não me chamou atenção. Não é o tipo de livro que me atrai, mas que bom que curtiu a história. Adorei a capa.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  19. Eu te digo uma coisa: adoro esse tipo de livro. Tenho certeza que vou me envolver bastante e tentar entender o que acontece com Rico! Espero também virar fã da autora!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  20. Oie.
    Eu li esse livro faz um tempo já, gostei bastante, foi uma leitura muito rápida, a narrativa da Lycia é viciante. Gostei do enredo também, mas algumas coisas em relação a religião me incomodaram um pouco, infelizmente.

    Fico feliz que tenha se tornado uma fã da autora, eu com certeza também já coloquei ela na minha lista de favoritas. Estou lendo o livro novo dela agora e espero gostar também.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir
  21. Aline, que alegria saber que você leu e gostou desse livro :D
    Eu gosto demais dele, é um dos meus favoritos. E o que eu mais gosto nos livros dessa autora é exatamente o fato de ela apresentar os personagens com defeitos, sem transformar ninguém em monstro.
    Parabéns pela leitura!

    Beijos
    Colecionando Primaveras

    ResponderExcluir
  22. Oi Aline, tudo bem?
    Eu conheço a Lycia Barros das redes sociais e sempre ouço muitos elogios aos seus livros e sua maneira de escrever, mas nunca li nada da autora por não me identificar com suas histórias. Gostei muito da sua resenha, pois me fez olhar o livro de uma outra forma.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir