Eu estive aqui - Gayle Forman


Autora: Gayle Forman  
(Cortesia)    
Editora: Arqueiro 2015
228 págs


Fazia tempo que eu não lia um livro sem criar expectativas e confesso que a experiência foi interessante. Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Gayle Forman, autora que já tem quatro livros lançados no Brasil, sendo o mais famoso "Se eu ficar".

Adorei a capa do livro e apesar da diagramação da editora arqueiro ser simples consegue deixar o leitor bem à vontade com suas páginas amareladas e letras com fonte e espaçamentos agradáveis. Os capítulos se dividem em curtos e médios e a narrativa em primeira pessoa me fez sentir parte da história.


Eu estive aqui conta a história de duas amigas de infância que tinham planos comuns de continuarem juntas na universidade, mas por força maior Meg acabou indo sozinha para faculdade e Cody ficou em sua cidade natal trabalhando e juntando dinheiro para se mudar e juntar-se a amiga na cidade grande. Mesmo Cody sentindo e acreditando que Meg era sua metade, como se elas fossem uma só a vida e a rotina acabaram afastando-as e elas já não sabiam mais o que a outra pensava e sentia. E foi sem esperar que Cody recebeu um e-mail da Meg informando que precisou dar fim à própria vida, porque precisava acabar com a dor; além de dizer que Cody não tinha nada a ver com sua decisão e que sentia por causar sofrimento a ela.
 
A partir daí acompanhamos Cody em uma busca incansável por explicações e entendimentos para a motivação da amiga para tomar uma decisão tão drástica. Cody se culpa por não ter percebido nada e por ter permitido que o afastamento temporário delas tenha dado oportunidade da amiga se sentir perdida e sem ter com quem compartilhar seus momentos de alegria e tristeza.
 
Uma coisa que achei interessante foi que mesmo ausente fisicamente Meg esteve muito presente na história, já que Cody ficava recordando seus momentos especiais ao lado da amiga (passado), além de ir à república onde Meg estava morando antes do suicídio (presente) e conhecer colegas de faculdade (destaque para Alice, Richard e Harry). Cody acaba investigando os últimos passos da amiga pelo notebook e descobre e-mails para um rapaz chamado Ben McCallister, guitarrista desejado por muitas meninas da cidade, que a deixam intrigada. Dessa forma ela tentará montar o quebra-cabeça que a convença e ajude a encontrar um culpado para o ocorrido, ela não aceita que sua amiga tenha tomado essa decisão sozinha e ao mesmo tempo não consegue deixá-la ir.

Para quem assim como eu pensou que esse livro teria uma carga dramática daquelas que nos deixam com o coração pesado, pode relaxar, temos sim momentos de tensão ao longo da narrativa devido aos assuntos abordados, mas a autora soube dar a medida certa para deixar o livro leve e rápido. Com a leitura podemos refletir sobre a forma como levamos nossa vida e encaramos nossos problemas, o que valorizamos, os perigos a que estamos expostos tanto na vida real quanto virtual, a responsabilidade que temos sobre nossos atos e escolhas, além claro da forma como perdoamos e conseguimos encontrar coragem para continuar vivendo após perdas irreparáveis.

E para mim a melhor parte foi perceber o crescimento da Cody ao longo da história; a forma como ela passa a valorizar sua mãe e a sua vida, além de encontrar o primeiro amor onde menos esperava. Após ter todas as explicações que precisava sobre o ocorrido com a amiga ela finalmente consegue deixar a amiga partir e dessa forma recupera sua força, esperança e vontade de retomar sua vida, criando assim novos laços e recomeços.
 
Indico essa história para todos que gostam de enredos com realidade, drama, mistério e claro um pouco de romance afinal todos desejam ser aceitos e amados na vida.

(Fonte das Imagens: Google)

P.s. Não deixem de ler no final do livro a Nota da autora, onde Gayle explica de onde tirou sua inspiração para desenvolver essa história, que tem sim inspiração na realidade (vc sabia que o Brasil é o oitavo país com maior número de suicídios no mundo!!!???? Dados da Organização Mundial de Saúde).

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

17 comentários:

  1. Jura que não leu nenhum outro livro da Gayle, Aline? Eu tinha a impressão de que sim, mas tudo bem. Eu gostei dos dois que li, Se eu Ficar e Para Onde Ela Foi, eles têm muita emoção.
    Eu Estive Aqui parece ainda mais interessante, pois gostei dos temas que ele trata, como a amizade, acho que me identificaria com a personagem principal. E sua resenha está muito legal!
    Beijo,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Apesar de todo o BÁ FÁ FÁ em torno de Se eu ficar esse foi o livro mais chato que já li, juro, um porre sem fim....se o livro não fosse tão curto teria abandonado sem dó nem piedade, mas aí fiquei naquela de talvez melhorasse. Então veio a continuação e eu pensei "meu deus, o que um bom marketing não faz"....pois os livros dessa autora viram best seller e na boa, posso não curtir a história mas sei reconhecer quando o sucesso é devido....o que acho exagero para essa autora. Não li esse e nem sei se leria, mas uma coisa que me incomoda muito são as capas super parecidas dos livros, me levando mais a crer que seja mesmo o marketing que faz o raio do livro vender, tipo uns livros da jojo moyes que fizeram uma sequencia de capas iguais para histórias nada a ver....
    bjs
    ps: eu sou uma leitora muito chata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é não amiga, cada um tem um gosto é uma opinião. Não teria graça se todos fôssemos iguais. Obrigada pela contribuição = comentário!!!

      Excluir
  3. Oi Ni.

    Eu ainda não li nada da autora, e não sei não sinto os livros me chamarem infelizmente. Até recusei o último da NC porque sei lá achei que era forçar demais algo que eu não queria. Tenho o Se eu Ficar aqui e sei lá espero um dia ler, vai que eu goste, mas ainda não senti "atração" por ela.

    E assim como disse a Rê essas capas iguais também me incomodam e muito. Sei lá fica parecendo que é tudo igual, até mesmo as histórias.
    Essa ate me intrigou, porque se tem uma pitada que seja de "investigação" eu já gosto, mas realmente essa leitura ainda não entraria para minha lista. Mas suas resenhas como sempre acabam nos deixando curiosa pela leitura.

    Beijos
    Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga,
    Achei a premissa desse livro interessante e fiquei com vontade de ler. Acho que a autora tem essa característica de dar equilíbrio na sua escrita sem deixar com uma carga dramática intensa.
    Concordo com a Re sobre as capas, mas isso não me incomodou até agora não. Adoro a escrita da autora e espero ler esse livro em breve!
    Amiga, fiquei assustada com esse dado da OMS. É uma triste realidade, mas como o autor Augusto Cury diz: "A depressão é a doença do século" :(
    Parabéns pela resenha!!
    Beijos :-*

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho vontade de ler os livros da autora, mas tenho a impressão de que todos eles são parecidos, não que isso seja ruim, mas pode acabar ficando previsível, espero que não.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Vi o filme de Se Eu Ficar e não gostei muito da história, então nem tão cedo que chegar perto desse livro. Mas Eu Estive Aqui está tendo uma boa repercussão e a história me parece ser muito boa, no estilo que eu gosto. Adorei a resenha, só atiçou ainda mais a minha vontade em ler o livro. Quando eu o fizer, espero que não seja uma decepção e que eu goste dele!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Dos livros que li da Gayle esse foi o que mais me identifiquei. Primeiro pro trazer um protagonista sem mimimi. Cody é uma garoto com atitude, mesmo que às vezes não seja a melhor para o momento.
    Outra coisa, a autora soube dosar o drama, como você destacou. Isso é bem legal. Não gosto de livro que apelam para o dramalhão só para pegar o leitor pela emoção. Eu estive aqui é um livro mais realista.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline..
    Apesar desse livro ter uma certa carga emocional, acredito que não seja muito pesada, e acho que vale pelas reflexões que deve passar com a leitura.
    Adorei a resenha. Este livro está na minha listinha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Alinee!!
    Estava lok p ler alguma resenha deste livro, amo a Gayle, e tenho certeza q vou amar este livro, está me lembrando um pouco Reconstruindo Amélia que eu li em dois dias de tanto que ameeeiii =))
    Bom saber que a carga dramática não é ponto alto do livro hahahahah apesar de gostar de um bom drama, e pode dxar, sempre leio os agradecimentos e notas do autor, leio tudooo do livro kkk menos a sinopse!!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  10. Olaaa
    Adorei sua resenha, gosto muito da autora, estou louca para ler esse novo dela e gostei muito da capa e do enredo.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada da Gayle, e é uma autora que não me atrai muito, porque não curti muito a protagonista de Se eu ficar (sim, sei que estou sendo preconceituosa por julgar pelo livro).
    Mas a cada resenha que leio de Eu estive aqui, fico mais curiosa e tentada a tentar superar a birra. Talvez eu seja positivamente surpreendida, como você
    Eu gosto de livros reflexivos, e que mostram amadurecimento do personagem. E essa busca da protagonista, pelos motivos do suicídio da amiga, tornam a história mais interessante
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu já li alguns livros da Gayle Forman e gosto muito da forma de escrever dela
    Essa foi a primeira resenha que li desse livro e já me agradou muito. Estava mesmo pensando que ele teria uma carga muito dramática, mas fico muito feliz em saber que a autora conseguiu deixar a leitura leve mesmo com essa temática.
    Caramba, eu não sabia desse número tão alto de suicídios no Brasil :(

    Beijos
    Colecionando Primaveras

    ResponderExcluir
  13. Oi, Aline!
    Gosto quando o livro é baseado em algo real, então tenho chances de gostar desse. Infelizmente minha primeira e única experiência com a Gayle não foi boa, acabei não curtindo Se Eu Ficar e fiquei meio traumatizada. Tenho Apenas um dia/ano, mas ainda não li os 2. E esse acabei nem solicitando pra Arqueiro. Pelo visto fiz besteira, porque a história é boa e gostosa de ler. Ajustando bem a carga de drama e leveza fica tudo certo.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Só li Se eu ficar da autora, mas esse lançamento já está na minha lista de desejados. A premissa é interessante e temos visto cada vez mais livros que falam sobre suicídio e os problemas recorrentes nessa fase da vida.
    Espero curtir a leitura em breve,
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Ainda não li nada da autora e não conhecia a história do livro. Fiquei intrigada, o assunto é mesmo pesado e triste, perder um amigo nessas circunstâncias não deve ser nada fácil, ainda mais que ela se culpou um pouco pela ausência em um momento que a amiga precisava. Gostei de ser narrado em primeira pessoa, acho que o tipo de história pede mesmo uma narrativa mais íntima com o leitor. Fiquei curiosa para saber o que aconteceu e acompanhar os passos da investigação feita pela amiga!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Aline!
    Menina, necessito ler esse livro!
    Li a duologia de Gayle Forman: "Se eu ficar" e "Pra onde ela foi". Confesso que a escrita da autora me conquista a cada livro que conheço dela. E esse, sem dúvida, não pode ficar de fora!
    É sempre interessante perceber o crescimento e o amadurecimento dos personagens, e isso estimula a pensar e nos colocar no lugar da personagem.
    Literalmente, estou louca para conhecer, e não posso ficar muito tempo sem esse livro!
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/2015/08/li-ate-pagina-100-e.html

    ResponderExcluir