Opinião: Importancia dos comentários para um blog!!!

(Fonte imagem: Google)


Oi gente bonita, hoje resolvi falar sobre esse assunto, mas ele está sempre em meus pensamentos, desde que iniciei meu trabalho como blogueira literária (4 anos) percebi que muitos são os tipos de comentários encontrados nos blogs e acredito que muitos leitores e blogueiros não entendem a importância de deixar um bom comentário nos blogs que visitam. 
 
Sei que cada blogueiro tem seu foco e sua identidade (e muitos nem se importam tanto com a quantidade e qualidade dos comentários que recebem), mas acredito que os comentários são um feedback (resposta ou reação) para o trabalho que é apresentado no blog.
 
Conheço muitos blogs bons que se não fizerem top comentarista ou sorteios praticamente não recebem comentários, além disso alguns blogueiros para amenizar essa ausência de comentários se juntam e criam grupos de troca de comentários e mesmo assim os comentários são conseguidos com sacrifício.
 
Penso que o leitor e blogueiro precisa ter mais atenção e estar presente de verdade naquilo que se dispõe fazer, ou seja se você está visitando um blog e se dispõe a comentar faça isso de corpo e alma, leia com atenção, comente com argumentos e conteúdo e apresente sua opinião de forma objetiva e sincera, mas claro sem depreciar o trabalho de ninguém.
 
Precisamos compreender que um blogueiro sério costuma fazer suas leituras com atenção e muitas vezes fazendo anotações para que na hora da produção da resenha, o texto possa ser escrito de forma objetiva e opinativa visando assim incentivar a leitura do livro pelo maior número de pessoas possíveis. Além disso a escrita, revisão e edição desse texto leva em média de uma a duas horas; e é triste quando alguém vem ao seu blog e prova no comentário que nem se deu ao trabalho de ler o texto. Mas enfim o meu apelo é para todos aqueles que costumam visitar blogs e comentar de forma pobre e automática, por favor: só comentem quando estiverem realmente dispostos a observar com atenção o post e expor sua opinião de forma argumentativa, além de incentivar o blogueiro a buscar sempre mais sua melhora.
 
E por fim meu outro apelo é para blogueiros que não tem o hábito de retribuir os comentários no blog da pessoa que comentou no blog dele. Por favor: custa visitar o blog daqueles que te deram atenção (muitas vezes em mais de um post por vez) e comentar com personalidade e conteúdo!!!???
 
É isso gente espero que minha opinião tenha feito com que todos reflitam sobre seus atos e sobre o quanto se doam para os outros, afinal todos querem atenção e não custa nada criar esse hábito de troca e retribuição. Garanto, por experiência própria, que no final você se sentirá bem e ainda conhecerá muitos blogs e blogueiros especiais, além de muitos com o tempo tornarem-se seus amigos. É isso fica a dica e sugestão!!!


(Fonte imagem: Google)
 

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

19 comentários:

  1. Oi Aline,

    Concordo com tudo que foi falado. Antes de criar meu blog, era leitora de blogs e nunca comentava, hoje, sei da importância que tem um comentário, o quanto nós blogueiros ficamos felizes ao receber um, elogiando ou contribuindo com o post. Também sinto falta de pedirem a opinião do leitor na postagem, ou seja, de conversar com o leitor, de fazer ele se sentir importante. Nem que seja um simples: gostaram do post? O que você acham sobre isso?

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
  2. Ponderações muito pertinentes. Realmente os comentários fazem diferença né? pois assim não temos a impressão que estamos escrevendo somente para a gente....Eu tenho o hábito de comentar nos blogs amigos e nos blogs que gosto por um motivo ou por outro, mas eu percebo que dependendo se não comentar horrores (tipo muito mesmo) praticamente não vou ter esse retorno.....só dos amigos mesmo, esses são fiéis.
    Mas o pior mesmo são aquelas pessoas que não dão nem um alô, apesar disso que vc falou.....Enfim, eu infelizmente acho que as pessoas estão cada vez menos interessadas na parte escrita dos blogs, só mesmo nos sorteios e/ou vídeos. Eu gosto muito de escrever, mas isso tem me preocupado bastante
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga!
    Concordo com você. São poucos os comentários com conteúdo que encontramos nos blogs e é bem frustrante você vê várias visitas no posts, mas nada de comentários ou quando tem é aqueles de uma frase só. Acho que o problema é a falta de interesse e atenção, falta um pouco de gentileza ou mesmo vontade de cultivar um relacionamento entre blogueiro e leitor.
    os comentários são uma parte super importante de um blog, mas infelizmente as pessoas não levam tão a sério ou não dão tanta importância assim. Adorei o post!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!
    Concordo com você, comentários são um ótimo feedback sim, todo blogueiro gosta de saber o que as pessoas acharam do post e sua opinião sobre o conteúdo. Mas tem vezes que o fulano, simplesmente não sabe o que escrever e põe só "amei o post". Eu prefereria que fosse algo mais complexo, porém não me importo nem um pouco, talvez seja só o que ele tem para acrescentar mesmo. Acho que melhor falar pouco do que soltar um monte de asneiras só para preencher espaço.
    Beijão, ótima ideia de post,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, tudo bom?
    Concordo com o que você disse, (já comentei que adoro esses posts de opinião? são sinceros e incríveis!) eu me sinto bem quando alguém ao comentar na minha postagem realmente "fala" comigo, sabe? Diz o que gostou. o que não gostou, compartilha momentos de sua vida comigo, não sei exatamente como explicar, mas me sinto útil e parece que gostam do que eu escrevi, é muito gratificante!
    Vejo blogs imensos que quase não tem comentários, mas é melhor não ter comentários, apenas visualizações, do que algo do tipo: "adorei o post, beijos" ou então "estou seguindo, sdv?" não gosto de spam, acho que existe outros meios de divulgar seu trabalho do que eles :(
    Mas, sério, eu gostei do teu post, tua sinceridade foi ótima, posso confessar, as vezes quero muito comentar no blog, porque adoro ele tals, mas não tenho muuuito tempo, então rola um comentário pequenininho, as vezes realmente só dizendo que eu gostei muito e tals, mas apenas com aqueles blogs onde eu frequento diariamente mesmo :(
    Beijos!!!
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kat linda quando já existe um certo relacionamento entre os blogueiros os comentários mais simples são aceitos porque sabemos que a pessoa sempre que tem tempo passa e retribui com atenção. Então relaxa beijos!!! Te adoro!!!!

      Excluir
  6. Concordo plenamente com o seu texto, os comentários mostram se o texto do blog está agradando ou não, é o nosso retorno, a forma de saber quais são os temas que mais agradam e aqueles que não fazem tanto sucesso. Eu acho extremamente importante comentar e receber comentários em um blog.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. De fato, temos um trabalhão montando os posts, e o fazemos, além de por satisfação pessoal, para compartilhar algo interessante com a blogosfera. Fico decepcionada com comentários de quem obviamente não leu e quer só aumentar seu próprio número de seguidores!
    Nem sempre os posts de mais sucesso são os que têm mais comentários, mas sempre é um grande prazer ler comentários de leitores atentos do blog!
    Beijos!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!!
    Super concordo com isso, os comentários são o combustível do desenvolvimento do blogueiro. É triste quando passamos horas preparando postagens e resenhas, que atingem certo número de visualizações mas nenhum comentário... ou pior, quando há comentários que não condizem com a postagem... triste.

    Eu sou do tipo que gosta de responder os comentários e visitar - caso tenha link - os blogs daqueles que tiveram o carinho de deixar um feedback no meu blog, mas só peguei esse costume depois de um tempo como blogueira. Já fazem 5 anos... o.O

    beijos
    http://www.livromaniaca.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline!
    Concordo com você. É triste quando passamos tanto tempo preparando um post, com toda atenção e carinho e alguém deixa um comentário sobre promoção por exemplo. Não me importo com quantidade de comentários e sim com a qualidade deles. Sei que a maioria dos comentários são de blogueiros e que desejam divulgar seu trabalho buscando retribuição, mas é necessário que isso seja feito de forma séria e respeitosa. E, como você mesma disse, através desse respeito mútuo, muitas amizades surgem!
    Aproveito para te agradecer amiga. Muitas coisas eu aprendi com você e uma delas é a importância de entrar em um blog considerando todo o trabalho que é realizado. Depois disse criei várias amizades que hoje fazem parte da minha vida!!
    Beijos querida,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá! Concordo com vc em toooodos os sentidos! Ultimamente estamos meio carentes de comentários com conteúdos, que te façam pensar e que ajudam a engrandecer o seu blog, além de que como blogueiras, ficamos imensamente felizes quando lemos um comentário onde vemos que a pessoa leu a história toda e realmente gostou.
    Sempre gostei de comentar e visitar muitos blogs, mas infelizmente não faço isso com a frequência que gostaria por conta dos estudos, mas sempre que posso e sempre que faço um post novo em meu blog, significa que tirei aquele dia para isso, então já aproveito e visito todos os blogs que gosto!
    Recentemente percebi que eu andava visitando e comentando em muitos sites diferentes, e não recebia essas visitas de volta, tanto que um dia contei o número de blogs que entrei, foram cerca de uns trinta, e sabe quantos comentários recebi de volta? Cinco! E poucos com um conteúdo interessante. Acredito que nós blogueiros temos que nos unir mais, compartilhar mais. Acredito que todos que fazem parte disso, fazem porque gostam de ler e interagir, então pq não se dedicar ao máximo não é?
    Parabéns pelo post! Precisamos de mais blogueiras como vc! Sempre adoro quando vc comenta no BMB, pois dá para perceber que vc dispensou tempo e atenção com meu blog, e isso deixa qualquer blogueiro feliz! hahahah
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline,
    Concordo com tudo o que você falou. Desde que comecei com o Mente Hipercriativa, faz 5 anos, gosto de receber esse feedback do leitores. Quando a gente não recebe nenhum comentário parece que ninguém se deu ao trabalho de ler o que você escreveu (o que não é verdade, pois sempre tem alguém que lê).

    Tem de tudo nos comentários. Desde gente que lê e responde de forma coerente até quem escreva apenas "me segue - sigo de volta". Esses eu excluo sem dó.

    Eu também retribuo sempre, além de responder cada comentário no próprio blog. Já virou rotina pra mim.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade de escrever sobre isso também (e talvez o faça), mas vai chegar o dia. As suas colocações a respeito foram válidas, mesmo esse é um assunto sendo muito extenso.

    Em suma, vou tentar resumir falando como eu tenho lidado com isso. Visitar blogs e comentar é um trabalho de divulgação? Sim. Mas nada melhor do que juntar o útil ao agradável e ler blogs que seja do seu interesse, assim você estrá fazendo algo que vai te acrescentar também. E na hora de comentar eu escolhi nem mesmo deixar o link do meu blog, a não ser que seja de um post meu que tenha relação com aquele que estou lendo. Essa foi uma escolha minha, assim eu vou atrair blogueiros pro meu blog que gostaram do meu feedback e tiveram a curiosidade de clicar no meu nome. Essa escolha tem muitos motivos, na verdade. Eu só não faço com os outros aquilo que não quero que façam comigo. E tenho visto os resultados, a maioria dos blogueiros que vão retribuir também não deixam os links, isso é interessante.

    Ainda seguindo a linha de raciocínio "não faça com os outros o que não quer que façam com você" entra o tópico que você abordou: ler o post e comentar algo válido! O problema não é nem deixar o link e sim que muitos só chegam e dizem "ah, que blog lindo, parabéns!" e pah! deu. Tudo errado. A pessoa claramente nem se deu ao trabalho de ler, isso é chato.

    Em fim, parabéns! Como você disse, apesar de tudo a blogosfera ainda é um lugar onde conseguimos amigos. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ananda concordo com vc mas não vejo problemas em assinar seu comentário com o nome do seu blog, assim facilita o retorno para o blogueiro.

      Excluir
  13. Ótimo texto, Aline
    É muito ruim quando nos empenhamos muito em um post e alguém vem e comenta uma bobagem, fico muito chateada com isso :/
    Também acho que não custa nada visitar e retribuir o comentário da pessoa que deu tanta atenção ao seu post, acho que é assim que ajudamos uns aos outros a crescer.

    Beijos
    Colecionando Primaveras

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre penso muito sobre essa questão, acho que quando uma resenha ou texto toca o leitor ele quer também dar a sua opinião, mas concordo com você que precisa ser algo de coração, aqueles comentários padrões demonstram falta de atenção com um conteúdo que vc realmente se esforçou para colocar no ar.

    Acho que esse tipo de reflexão é mto legal!
    Parabéns pelo blog
    Beijos
    Isadora

    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline!

    Concordo plenamente contigo! Ler um feedback é sempre bom demais, pq as vezes a gente posta, posta, e ninguém fala nada, a impressão que dá é que ninguém lê... Mas por outro lado tem estes comentários "automáticos", eu acompanho todos os meus blogs parceiros, tento sempre deixar um comentário, mas somente em posts que são de um assunto do meu interesse, pq não adianta escrever só por escrever... Mas os leitores não tem mto o hábito mesmo de deixar um comentário... Lembro que uma vez existiam campanhas do tipo "faça um blogueiro feliz, deixe um comentário", nunca mais ouvi falar... Adorei seu texto!

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir
  16. Ni perfeito o post.

    Realmente a maioria das pessoas não sabem a importância de um comentário e quanto nos faz feliz. As visus do blog andam aumentando e isso me deixa muito contente, mas os comentários esses são mais complicado. E fico sempre me perguntando se as pessoas entraram, se gostaram ou não? Mas fica dificil saber uma resposta sem te-la não é mesmo.

    Acho que mesmo que seja um comentário "negativo", sei que nem em tudo posso agradar, mas acho que quando a pessoa fala o que achou, mesmo que não seja o que eu esperava, pelo menos saberei onde melhorar.

    Você sempre muita certa em suas postagens.

    Beijos
    Fer

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bom?
    Quando eu comecei o blog, não tinha essa mania de ir a outros blogs e comentar, ou retribuir comentários. E isso não se deveu ao fato que eu sou esnobe ou sei lá o que. Mas eu achava que não era importante esse tipo de coisa.
    Hoje em dia, percebo, assim como você percebeu, a importância de tais comentários. Nossa, é tão gratificante quando você fica horas criando um post e depois vem uma pessoa comentar. É um verdadeiro feedback.
    Enfim, adorei seu post :D
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir