(Fonte da Imagem: Google)
Vocês já devem ter se acostumado com essa minha postagem mensal sobre o Desafio dos gêneros literários que me propus a participar, mas confesso que fiquei um pouco chateada ao perceber que estava me dedicando e divulgando algo que nem os próprios criadores estavam (pelo menos você entra nos respectivos blogs e não tem indicação nenhuma sobre o assunto); enfim decidi continuar postando as informações pesquisadas sobre os gêneros porque é interessante, para mim e para todos vocês. Mas assumo que nem todos os meses conseguirei ler e resenhar os estilos sugeridos (em julho era indicado ler um livro histórico e eu escolhi 1808 que por sinal é bem interessante, mas ainda não consegui finalizar a leitura porque sempre paro para ler outros; e esse mês apesar de querer ler algum livro de Drama tenho consciência que não conseguirei). Enfim espero que vocês tenham entendido meu "drama".
Não sei vocês mas quando penso em um livro de Drama penso logo naquelas histórias ao estilo Sparks onde os personagens passam por muitos problemas, principalmente emocionais, antes de encontrar um caminho minimamente equilibrado e feliz para suas vidas; além claro dos casos onde o personagem precisa superar a dor da perda de alguém importante e tentar encontrar uma forma de seguir em frente.
Mas pesquisando encontrei para minha surpresa as seguintes informações:
"A palavra drama, etimologicamente, significa ação. Gênero dramático é, então, o conjunto de obras literárias que apresentam a imitação de ações, caracteres ou emoções por meio de personagens em ação. Isso é a encenação. Os textos são escritos unicamente com o fim de serem encenados; eles dispensam a intervenção de um narrador para conduzir a história; são os próprios atores que usam a palavra e a ação para que o enredo se desenvolva, sendo toda a obra realizada no espetáculo teatral. O gênero dramático envolve, então, dois aspectos: de um lado, como fenômenos literários têm o texto; de outro, as técnicas de representação, o espetáculo.
No drama, a caracterização das personagens será direta, e a ação domina toda a obra, não apresentando descrições ou dissertações. O texto é representativo, tendo como base uma sequência de diálogos, diferentemente do que ocorre no gênero narrativo, cujos textos visam apresentar o enredo e tem os diálogos como elemento acessório.
Outro ponto importante nesse gênero é que a língua falada predomina sobre a escrita."
No drama, a caracterização das personagens será direta, e a ação domina toda a obra, não apresentando descrições ou dissertações. O texto é representativo, tendo como base uma sequência de diálogos, diferentemente do que ocorre no gênero narrativo, cujos textos visam apresentar o enredo e tem os diálogos como elemento acessório.
Outro ponto importante nesse gênero é que a língua falada predomina sobre a escrita."
Por isso nada melhor do que ler livros do mestre Shakespeare!!!!
Fonte: Portal educação
Fonte imagens: Google
Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?
Oi Aline!
ResponderExcluirEu já conhecia essa definição de drama, e sim, os livros do Nicholas são romances, os personagens é que tem uma história dramática. BEM dramática na maioria das vezes, rs. Ainda não li nenhum dos livros do Shakespeare, pois não gosto muito do fato de eles serem escritos como peças de teatro, mas vou passar por cima disso logo, eu espero.
Beijo,
http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/
Só li Romeu e Julieta e confesso que foi bem estranho ler diálogos sem fim!!!
ExcluirOi Line!
ResponderExcluirEstou abismada com a definição de drama. Eu também sempre imaginava os livros do Sparks dentro dessa categoria e agora estou triste em perceber que nunca li nada do gênero.
Sempre tive muita vontade de ler Romeu e Julieta, mas fico com medo de não me adaptar ao estilo tão diferente. Só diálogos deve cansar um pouco...
Ps. Uma pena que os criadores não estejam publicando amiga, mas por favor, continue com este post, estou adorando tirar minhas dúvidas :)
Beijos querida e obrigada pelo esclarecimento!
http://versosenotas.blogspot.com.br/
Primeiramente, não sabia o que era drama. rs
ResponderExcluirPara mim drama era exatamente a definição de que você deu para os livros do Nicholas e entendendo isso, vejo que nunca li nada de drama. rs
Esses livros do Shakespeare não mexem comigo, nunca li nem vi um filme. Não me julgue por só saber por alto a história de amor de Romeu e Julieta.
Eu não tenho curiosidade mesmo, esses diálogos me matam. Então não sinto nem vontade de ler um drama. rs
Mas essa coluna é realmente boa, para entender e tirar algumas dúvidas.
Uma pena que os outros blog não estão dando continuidade.
Beijinhos. *-*
casinhadaliteratura.blogspot.com.br
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirFiquei chocada quando li que Drama é praticamente ação. Assim como você, sempre imaginei drama como livros do Sparks entre outros autores.
Beijos, lendocomabianca.blogspot.com
Oi Aline, tudo bem? Fico extremamente feliz de poder conferir essas pesquisas sobre os gêneros literários que você faz e compartilha com seus leitores, é super importante!! E compreendo o seu drama de não conseguir ler alguns dos temas definidos em determinados meses... rs
ResponderExcluirEstou chocada com essa definição, eu - assim como você - também pensava que livros do gênero drama seriam algo do tipo Nicholas Sparks... meu Deus, estava enganada todo esse tempo...
Eu li apenas Romeu e Julieta e sinceramente, não me agradou muito. Quero dizer, eu li e foi tudo ok, mas não tenho muita vontade de conferir os outros livros dele... rs
beijos
http://www.livromaniaca.com/
Eu confesso que drama não é a minha praia....até porque odeio chorar litros lendo. Não dá, me esgota kkkkkkkkkkk, já li algumas histórias dramáticas e confesso que não rolou.....
ResponderExcluirEssa definição pode até ser a correta, mas pra mim o NS continua sendo aquela dramalhão mexicano kkkkkkk. Eu li certa vez o caçador de pipas para nunca mais ler nada do autor, quero me divertir lendo, não me desidratar de tanto chorar
bjs
Nossa sério? E Nicholas Sparks fica onde? kkkk
ResponderExcluirEu sabia que Shakespeare era esse gênero, mas achei que tudo o que me fizesse chorar pudesse ser encaixado ai kkkkk.
Mas gostei de compreender um pouco melhor.
Beijosss
Fer