Cuidado! Onça!! - Eunice Antunes Maciel

Autora: Eunice Antunes Maciel   
Editora: e-galáxia
Vendas ebook: Amazon
51 págs. - 2015
Sinopse:
Aninha, Pedro, Chico e Luisa foram convidados pela Cacá para passar uns dias em Campos do Jordão, na casa de sua avó. Cinco melhores amigos numa casa linda, num bairro afastado do centro, perto do mato, longe de tudo.

Julho é a melhor época do ano, a cidade enche de gente, faz frio, os casacos saem dos armários e as lareiras são acesas.

O que a turma não sabe é que Campos de Jordão fica dentro de uma enorme área de proteção ambiental, e em meio a tanta mata preservada encontram-se animais de várias espécies, inclusive felinos de grande porte, as onças! Acham até engraçado quando são alertados para não se afastarem de casa. Mas aos poucos vão percebendo que o perigo é real e acabam, sem querer, envolvidos numa sequência de perseguições: caçadores atrás da onça, policiais atrás dos caçadores, guardas florestais atrás da onça e dos caçadores; enquanto tentam desesperadamente chegar em casa, perdidos no mato, com uma onça acuada que, pressentindo o perigo, irá atacar quem encontrar pela frente!

Você vai gostar dessa aventura que fala de amizade, coragem, amor à natureza e que, numa reviravolta, tem um final surpreendente!

Vocês sabem que não costumo colocar sinopses nas minhas resenhas mas achei essa tão maravilhosa que decidi compartilhar com vocês. Podem ler que ela não tem spoiler. Acompanhem agora minha opinião sobre mais um livro lido dessa autora parceira maravilhosa. Vejam aqui minha opinião sobre os outros dois livros dela: Perigo na ilha

Os livros da Eunice são livros que podem e devem ser lidos por toda família, mesmo que eles tenham personagens que estão entrando na adolescência e seja voltado para o publico infantojuvenil, eles conseguem deixar os leitores que não estão mais nessa faixa etária com saudade do seu tempo de criança (pelo menos eu me sinto assim lendo suas histórias). 

Com enredo leve, narrativa objetiva e envolvente, muita aventura e mensagens maravilhosas os livros da Eunice conquistam o leitor logo nas primeiras linhas. Além disso podemos destacar uma escrita perfeita, uma revisão impecável e histórias bem pesquisadas e educativas. Destaco também as descrições que a autora faz sobre arquitetura, vegetação, clima etc tudo que faz o leitor sentir-se vivenciando a história junto com os personagens. A autora consegue escrever cenas com um senso de humor tão perfeito que deixa o leitor sorrindo a toa.

Quando leio os livros da Eunice me sinto viajando para lugares que nunca fui, ao lado dessa turma animada, curiosa, cheia de energia e com espírito de exploradores. Depois de leituras cansativas nada melhor do que ler uma história leve e pela ótica de uma criança/adolescente, essa mudança de perspectiva me deixa leve e relaxada.

Assim como nos outros dois livros nossa narradora em Cuidado! Onça!! continua sendo a Aninha e assim podemos acompanhar seu crescimento, amadurecimento e mais uma aventura dela e seus amigos. Dessa vez eles  saem do Rio de janeiro para Campos do Jordão - SP, mais especificamente para o Alto Capivari, uma área de proteção ambiental. Chegando lá eles ficam encantados com o lugar e decidem que querem conhecer tudo e aproveitar o máximo possível. 
  
"Bem que a Cacá tinha dito que Campos do Jordão era legal, que teríamos aventuras e ninguém sentiria tédio." Cap.5

"Não se afastem da casa, cuidado com a onça!"
"Quem acreditaria que houvesse uma Onça solta num lugar com tantas casas lindas  e tão perto da cidade." Cap. 6

Mesmo sendo avisados que uma Onça tinha fugido e estava sendo procurada tanto por caçadores quanto por guardas florestais eles não se privam de caminhadas e passeios a cavalo e nessa acabam se perdendo e vivenciando mais uma aventura inesquecível na vida.

"Não sei o que me dava mais medo, se caçadores com armas de fogo fugindo  da policia, ou se a própria onça. Uma coisa era certa. Ela, depois do tiro, devia estar a quilômetros de distancia. Ou não. Fugindo, poderia estar vindo em nossa direção. E o que é pior: assustada!!!" Cap.13

Assim como nos seus outros livros a autora não perdeu a oportunidade de conscientizar seus leitores sobre mais um assunto de extrema importância, nesse caso a caça aos animais selvagens e em extinção, além de demonstrar a fragilidade deles quando não estão em seu habitat natural. Apesar dessa história ser menor que as anteriores a autora soube manter minha atenção até a última linha e consegui me deixar sedenta por mais textos seus. 

Mega indico essa leitura maravilhosa, ela está disponivel apenas em ebook ok!!!??? Amigas blogueiras leiam os livros da Eunice para suas, ou com suas filhas tenho certeza que será diversão garantida para todos!!!


 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
 Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

12 comentários:

  1. Aline, obrigada pela resenha super elogiosa. E, vindo de quem vem, esses elogios valem por mil! Agora fico aguardando as opiniões dos leitores, aqui e na minha pagina do face Escritora Eunice A. Maciel. Beijo grande pra você!

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline!
    Que livro interessante! Parece ser incrível *-* Pelo visto é muito bem escrito e cheio de liçoes. A capa é linda e com certeza eu leria!
    Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oiiie
    Não conhecia o livro mas adoooorei essa capa e fiquei curiosa pela leitura, muito gracinha a história e sua resenha ficou ótima, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aline, que interessante ainda não conhecia a autora, mas só pela sua descrição da forma como ela escreve e tem uma narrativa envolvente, foram pontos importantes para uma boa dica, ainda mais que ela se preocupa em conscientizar em suas histórias. Muito legal!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Olá... Aline, tudo bem??
    Não conhecia a autora... mas achei super legal a premissa da história... e minha filha que ama animais acho que vai adorar se aventurar nessas histórias... anotei aqui para comprar de presente pra ela... criança acha uma forma de se divertir em todo o lugar, impressionante como são criativas e tem uma imaginação fértil... sua resenha ficou ótima... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, tudo bem?
    Ainda não conhecia a autora, e achei a resenha super legal, como eu adora animais, com certeza é um livro que vale a pena para mim. Parece ser uma história criativa e cheia de aventura e o melhor ainda é saber que a narrativa da autora é envolventi, pois isso faz toda a diferença para um livro. Parabéns pela resenha.
    Bjs
    Aline Lima
    Sempre Nerd

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Que premissa legal e realmente tudo a ver com toda a família, como você bem disse. Além de entreter, a autora ainda faz um papel legal de conscientização sobre a natureza, que tem sofrido cada vez mais com nossas ações. Adorei o título e gostei da dica.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Parece super interessante, embora vc saiba que não costumo ler infanto....mas sabe quem me lembrou? o amado Pedro Bandeira!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. oi, tudo bem?
    nunca li nada da Eunice, mas sua recomendação me deixou curiosa. gosto de livros assim, que passem uma mensagem positiva e que atingem todas as idades. Legal a autora abordar a questão da caça a animais em extinção
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ola Aline o fato de estra bem revisado e com ótimas pesquisas já merecem ser lidos, mostra como a autora se preocupa em levar um ótimo trabalho ao leitor, gostei muito da sinopse do livro e sendo uma leitura leve merece ser lido em um lindo final de tarde. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! O livro parece ser bem divertido e confesso que nunca imaginei alguém fugindo de uma onça em Campos do Jordão kkk
    Uma pena só ter disponível em ebook!
    Beijos,

    Déia Galvão
    www.ownmine.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Eu não conhecia o livro e nem a autora. Parece ser um livro bem bacana e com uma história divertida. Estou procurando livros assim para ler, pois só tenho lido dramas esses dias.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir