Filme: Para Sempre Alice



Oi meus amores, espero que todos estejam bem e curtindo da melhor forma o feriadão. Desculpas pela ausência, tem dia que simplesmente não consigo acessar a net para atualizar o blog, mas enfim hoje vim falar de um filme que eu quis ver desde o lançamento mas só conseguir no final de outubro (29 outubro): Para Sempre Alice e garanto que superou minhas expectativas e me deixou com o coração na mão, além de me fazer refletir bastante, me colocando no lugar da protagonista.
 
Aproveito para dizer que infelizmente não consegui seguir bem com o meu projeto/meta Um filme por semana (mas pretendo mantê-lo em 2017, quem sabe dê mais sorte) sei que para muitos de vocês que veem até mais de um por semana pode parecer um absurdo, mas no meu tempo livre tenho que decidi se quero: ler, atualizar blog, comentar nos blogs amigos, ver série ou filmes, além de dar atenção ao marido e família. Hoje estou mais relaxada com isso, mas ainda me cobro muito em alguns dias. Estou fazendo o que dá para ser feliz.

Para Sempre Alice (Drama - 2015)
Sinopse: 
"Alice Howland é professora de Harvard e especialista em linguística. Ela está feliz pelo que conseguiu construir, tanto a nível pessoal, quanto profissional. No entanto, sua vida muda inesperadamente quando ela é diagnosticada com Alzheimer."

Posso garantir que as interpretações foram perfeitas, daquelas que te fazem acreditar esta vendo uma história real (tipo um documentário). O filme é mais lentinho porque vamos acompanhar o desenrolar dos fatos pela ótica de Alice e sua família (marido e três filhos).
 
Primeiro conhecemos uma professora de sucesso depois vamos vendo como ela começa aos poucos perdendo coisas, compromisso, memórias e a pior parte é quando ela começa a se perder. Doe meu coração só de lembra das cenas e mais ainda ao me colocar em seu lugar.
 
O mal de Alzheimer é uma doença devastadora. Confesso que morro de medo de ter. Para mim o que nos faz único são nossas lembranças e as experiências que vamos adquirindo ao longo da vida. E ver a personagem esquecendo coisas simples como precisar ir ao banheiro dentro de casa e não lembrar onde ele fica, se perder na rua, não reconhecer as pessoas que fazem parte de sua vida e não lembrar do que a faz ser Alice foi angustiante e não tive como segurar as lágrimas. 


O que mais chamou minha atenção foi a forma como cada um (marido e filhos) reagiu ao ocorrido com Alice. Alguns foram egoístas se preocupando apenas com suas vidas e o medo de ter herdado a doença, enquanto outros conseguiram se colocar no lugar de Alice e ter paciência para ficar ao seu lado 24 horas por dia, cuidando para que ela vivesse em segurança. 

Penso que quem sofre desse mal acaba voltando a ser uma criança, porém especial, quer dizer, não é mais responsável por nada que venha a fazer ou dizer, vive como se tivesse no "piloto automático". Uma triste realidade e uma "provação" para todos os envolvidos.

"Viva o momento. É tudo que poso fazer." 

Essa história é baseada no livro da Lisa Genova!!!


Vejam o trailer aqui:


Enfim eu mega indico esse filme, ele é daqueles que nos marcam e nos fazem valorizar cada momento da vida, cada lembrança que vamos guardando ao longo dos dias, meses, anos. 
Enfim vejam e se permitam tocar por essa história emocionante.

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

10 comentários:

  1. Olá, Aline.
    Tem que aproveitar esse feriado porque agora só no carnaval hehe. Eu não vou assistir esse filme porque passei por isso tudo bem recentemente. Meu pai faleceu em abril e ele estava com essa doença terrível. Ela acaba com a pessoa e com todos que cuidam do doente. Ele nem sabia mais fazer coisas como deitar na cama por exemplo. E é bem isso que você falou mesmo, somos em cinco irmãos e só três que ajudaram a cuidar. Dois nem visitar vinham. Mas cada um sabe de si né?

    ResponderExcluir
  2. Eu não quis ver esse filme e ganhei o livro, mas não tive vontade de ler, sei que é um drama muito forte, muito complicado de aceitar, imagina tudo que você é ou foi ser esquecido? nossa

    ResponderExcluir
  3. Quando assistir ao filme conhecia o livro, porém não sabia qual era a história da protagonista, enfim assistir esse filme esse ano, na faculdade, e fiz um trabalho sobre ele. Me emocionei muito, pelo fato de ter uma colega em que a avó teve essa doença, e ela me contava o quanto era difícil lidar com essa situação, porém assistir esse filme, me trouxe a realidade. O que mais me chamou a atenção nesse filme foi quando a Alice diz que preferia ter câncer porque pelo menos ela teria noção de tempo, espaço, e viveria a vida normalmente. No filme chega um momento em que ela já não tem noção da doença, e perde completamente a memória da fala. Recomendo muito esse filme, todos devem assistir.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    A premissa do filme é extremamente interessante.
    Acho muito difícil imaginar a vida com a presença dessa doença tão devastadora. Deve ser muito ruim esquecer até mesmo coisas básicas como ocorre com Alice.
    Fiquei bem curiosa para conferir como a família dela irá se portar diante da situação, já que você diz que as reações são bem distintas.
    Desconhecia o filme e também o livro. Vou tentar primeiro ler a obra para então assistir.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem? :)
    Confesso à você que não ando assistindo tantos filmes quanto eu gostaria. Final de ano,com filho em época de prova estressa. ;)
    Bem,quanto ao filme "Para Sempre Alice",ainda não VI.
    E imagino como esse filme é emocionante!
    Essa doença é terrível e injusta!!!!
    Em pouco tempo vai exterminando toda a história do doente.
    É um medo que também tenho...
    Sem contar que quero muito assistir a interpretação da atriz principal.

    Bela dica!

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, tudo bem?
    Eu assisti esse filme e confesso que não pude segurar as lágrimas também.
    Fiquei com o coração na mão quando as coisas começaram a acontecer com a personagem, as pequenas coisas no começo e as piores quando está chegando em um estágio avançado da doença.
    Julianne soube fazer um papel perfeito e eu também me coloquei no lugar dela. Foi bem difícil.
    Sua opinião sobre o filme tão forte.
    Eu recomendo quem não assistiu, correr para assistir.

    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Ahh Aline, que belas palavras na tua resenha.
    Eu ainda não assisti o filme, mas pretendo, mesmo sem ter lido o livro. Adoro muito essa triste, ainda mais nesse gênero. Gostei muito de saber sua opinião. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  8. Eu comecei a assistir ao filme mas tive que parar, acabei não voltando... Simplesmente me esqueci!
    Pensando aqui agora, também morro de medo da doença. A gente é o que tem na nossa mente, sei lá, perder nossas memórias seria como nos perder. Concordo com o que disse, a pessoa deve voltar a ser criança.
    Parabéns pelo post!

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Esse filme é simplesmente maravilhoso. A atuação da Julianne Moore é maravilhosa e fiquei extremamente emocionada enquanto assistia. Espero que seu projeto ocorra melhor no próximo ano!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, amiga!
    Já várias indicações sobre esse filme, mas é um filme que não sei se assistirei. Eu sempre procuro evitar tanto leituras quanto filmes muito dramáticos porque ele não me afetam de uma forma boa. Costumo ficar muito depressiva com histórias do tipo, então sempre que consigo eu evito assistir. Mesmo assim, gostei da dica!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir