Primeiras Impressões: A Herdeira - Mariana Ribeiro


Compre o e-book aqui: Amazon

Quando a Mariana Ribeiro me perguntou se eu queria participar do projeto primeiras impressões aceitei na hora, porque já fazia um tempão que queria ler 'A Herdeira'. Com apenas cinco capítulos posso garantir que os leitores que gostam de romance histórico irão amar essa trama que se passa no Rio de Janeiro a partir do ano de 1864.

Nessa história poderemos conhecer a Lady Maria Luísa Natalie Callaghan Queiroz de Castilho, que além de ser fora dos padrões da época fisicamente (alta, magra, cabelos loiros e lisos, olhos azuis escuros e pele clara ...) era também em suas atitudes, a começar pela sua escolha de vida. Diferente de desejar um casamento, como a maioria das jovens da época ela sonhava em ser enfermeira, o que não era comum para jovens nobres. Ela convence seus pais e vai a Londres fazer o curso, volta para trabalhar voluntariamente no hospital 'Santa Casa da Misericórdia'. Ela desejava ser a pioneira na organização do serviço de enfermagem do hospital onde seu pai, o Marquês de Resende, era um dos provedores. 

Maria Luísa estava cheia de expectativas ao chegar na 'Santa Casa' mas foi surpreendida pela irmã superiora que a fez entender que lá ela seria tratada como qualquer uma das enfermeiras que na prática são ajudantes das Irmãs de Caridade. A parti desse ponto iremos acompanhar a descrição da rotina das enfermeiras e toda dificuldade que a protagonista terá para provar seu valor. 

"Acredito que logo a senhorita se dará conta de que perdeu um tempo precioso da sua vida, desempenhando um papel que não cabe a uma mulher 
de classe social elevada, Milady." pág.15

Tudo já estava entrando nos eixos no hospital quando Maria Luisa ficou abalada com a chegada de um militar ferido e foi escalada para cuidar dele. O Tenente Martim Afonso Almeida chegou ferido a bala e com muita febre. Com o passar dos dias um interesse mútuo foi nascendo entre eles e ao meu ver tudo aconteceu muito rápido e fiquei com medo da empolgação da Maria Luisa fazer ela perder tudo que tinha conquistado no hospital. Mas enfim o Tenente melhora e eles começam uma relação que já nasce proibida, já que os nobres costumavam casar com nobres, então imaginem a confusão quando o pai dela a apresenta ao seu pretendente, o inglês William Chamberlain, o Duque de Westminster. Para completar a guerra do Paraguai tem inicio e o tenente é convocado.

"Estou disposta a fazer qualquer coisa para permanecer com você, mesmo que isso signifique desafiar as convenções de toda uma época." pág. 26

"Martim, precisamos  prometer um ao outro que jamais permitiremos 
que algo ou alguém nos separe, não importa quanto tempo 
leve até essa guerra terminar." pág. 44

"E se eu te disser que a minha intenção é fazer com que 
passe a corresponder aos meus sentimentos?" pg. 50 

"Os olhos azuis dele brilharam tanto, que ela foi incapaz de deixar de olhar para ele, e embora estivesse confusa pela sua inesperada reação, 
sabia que se sentia atraída de alguma forma." Cap.04

Minha gente preciso continuar a leitura para saber quais caminhos a vida de Maria Luisa e seus pretendentes irão tomar. Não sei por quem vocês irão torcer ao ler, mas como falei para Mariana, sempre escolho o mocinho que está fora dos padrões mas dessa vez sou #teamDuque de Westminster (posso até mudar de ideia depois, mas a forma como ele se apresentou confiante, respeitador e paciente me ganhou \o/).

Convido todos vocês a adquirir o ebook a partir de hoje e conferir essa história que irá agradar aos fãs de romance histórico, já que a pesquisa feita pela autora sobre a guerra do Paraguai, a transição entre o fim da escravidão e a chegada dos imigrantes no Brasil (entre outros pontos que devem ser desenvolvidos no enredo) está maravilhosa. E para quem assim como eu é apaixonado por romance de época com certeza irá adorar as partes de romance e relacionamento familiar existente no livros.

Espero ter conseguido despertar o interesse de vocês para ler o nacional 'A Herdeira' que tudo indica não deixa nada a desejar se comparado a outros títulos dentro do estilo a que se propõe. E então quem aceita o convite!? Fica a dica!!!



Obrigada pela atenção!!!
Deixem suas impressões nos comentários ok!!??

10 comentários:

  1. Olá, Line. Tudo bom?

    Eu já tinha comentado por Direct e torno a dizer que eu simplesmente AMEI a mini resenha com suas primeiras impressões dos capítulos iniciais do meu livro. Fico muito feliz que tenha gostado, e mais uma vez agradeço pela sinceridade e também por ter aceitado o convite.
    Sem dúvidas, achei bastante pertinente o seu ponto de vista e gostei de ver alguns quotes em destaques, os quais considero como os mais marcantes. <3
    Bjos.

    Mariana Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, tudo bom?
    Uau, que capa maravilhosa *_* E a história é bem interessante. Vou já adicioná-lo a minha lista de futuras leituras (e espero poder ler ele em breve *-*)
    Beijinhos e boa semana
    Isabelle - https://blogalgodotipo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiee Aline ^^
    Eu sou doida por romances de época, ainda mais os brasileiros, e mais ainda quando eles conseguem abordar pelo menos um pouquinho do contexto histórico da época. Eu ainda não conhecia esse livro, mas parece ser tudo o que eu ando querendo ler no momento...haha' não curti muito a capa, mas a história parece ser incrivel!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie, eu acho que não daria conta de participar de um projeto de primeiras impressões porque eu simplesmente não se lidar com a curiosidade e preciso continuar a história o quanto antes haha Não conhecia A herdeira mas a história me parece incrível, adorei a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu já garanti o meu ebook, só me falta tempo para continuar a leitura mesmo.

      Excluir
  5. Olá,
    Fiquei curiosa para ler a herdeira e pelas suas primeiras impressões posso dizer que vou ser #teamtenente , vou ver se tem para o aluguel o e-book para começar a ler. Dica anotada

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    É uma delicia quando temos o prazer de ler a obra e fazer primeiras impressões, não é mesmo? Confesso que não consigo controlar a ansiedade hahaha. De qualquer modo, adorei a premissa do livro e sem dúvidas daria uma chance. Adoro essa "temática" de mocinhas avançadas para a época hahaha.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline.
    Eu amo romance de época, esse parece ser bom. Adorei por ser de autoria nacional, confesso que não conheco autora e nem o livro, mas adorei a sua primeira impressão, vai pra lista infinita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia o livro e nem conhecia a autora, gostei bastante de ver a sua opinião sobre a leitura e achei a capa bem bonita. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. Li suas impressões e já estou curiosa querendo ler o livro todo rsrsrsrs Justamente por essa mocinha ter sonhos e ter ido atrás deles! Amei!

    ResponderExcluir