100 escovadas antes de ir para cama - Melissa Panarello

Oi gente desculpas sair um pouco da proposta "Maratona Agosto dos Mistérios" é que eu já estava lendo esse a livro a uns meses e decidir terminar logo, mas a maratona continua viu!!!!

100 Escovadas antes de ir para cama
Ed. Objetiva
Autora: Melissa Panarello



A primeira impressão que tive ao ler esse livro foi de que era um livro pornográfico, devido a protagonista Melissa descrever em detalhes suas aventuras sexuais em seu diário (achei mais pesado que o livro da vida da Bruna sufistinha), mas com o passar das páginas percebi que era muiiito mais que isso, era o relato de uma jovem italiana, entre seus 14 e 16 anos, em busca do amor e do auto-conhecimento.
Para isso ela precisou ir no mais baixo nivel de relacionamento para aprender na prática o que queria.
E como saber o que se quer sem saber o que não se quer???? Então ela teve momentos de altos e baixos.

O título do livro tem haver com a crença da personagem que sentia que após suas aventuras sexuais ao chegar em casa, escovando seus cabelos estaria purificando sua alma antes de dormir.
Ela tinha muita dificuldade de se relacionar com as pessoas e tinha momentos de puro narcisismo, de até se mostrar apaixonada por si mesma e chegar ao ponto de se desejar sexualmente.

"Carregando nos ombros a minha incapacidade de me adaptar ao mundo; só vejo mediocridade ao meu redor e só a ideia de sair já faz com que eu me sinta mal."

Teve momentos que se sentiu suja, usada e violentada, mas não conseguia abandonar esses hábitos - atos.

"Entrei no banheiro, me olhei no espelho e não vi mais a imagem daquela que se examinava encantada alguns anos antes. Vi olhos tristes, que o lápis preto escorrendo pelo rosto tornava ainda mais miseráveis. Vi uma boca que tinha sido violentada diversas vezes naquela noite e que tinha perdido o seu frescor. Me sentia invadida e emporcalhada por corpos estranhos."

Mesmo passando por tudo isso enquanto não achou que seria suficiente para seu encontro no mundo (ela estava muito perdida, pelo que se percebe no livro seus pais são muito ausêntes) ela não parava e de certa forma por um tempo o mal a nutria, mas mesmo assim no fundo ela nunca matou os sonhos de menina de encontrar o amor em alguém que cuidaria dela.
Ela sempre soube separar a Melissa adolescente da Lolita que estava dispostaa vivenciar ao máximo os prazeres e dores carnais.

Depois de anos de uma vida louca ela decide parar e respirar normalmente e nesse momento chega a sua vida a pessoa que mudaria tudo e a ajudaria a encontra o caminho correto.
Confesso ter adorado a chegada do Claudio na vida dela, porque só assim ela pode descobrir o amor verdadeiro que cuida, respeita, admira ... e abandonar a  louca lolita que não tinha mais nada a ensinar a ela.
Gostei da leitura mais do que esparava  =)

Além disso tem um site ótimo para leituras online
http://www.livroson.com/


Pelo que vi na net, tem o filme baseado nesse livro mas ainda não vi.

Esse é o link

http://www.youtube.com/watch?v=GHX_U6eKqQ4&playnext=1&list=PLB0E0C5E88CD36

9 comentários:

  1. Eu já ouvi falar desse livro... Algumas amigas me falaram sobre ele, sobre ser forte e tal... Mas eu ainda não li! Apesar do conteúdo forte, acho que é o tipo de livro que ensina bastante...
    Não sabia que tinha um filme!
    Ótima resenha,
    Bjus,
    Náh - Ler, Dormir, Comer...

    ResponderExcluir
  2. Mais um livro forte e realista! As vezes esse tipo de genero é importante para atentarmos a situações realistas que ocorrem com alguns personagens!
    Parabens pela exelente resenha:)
    Te amo,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar desse livro, mas não fazia a menor ideia do assunto do qual ele tratava. Não sou muito fã desse tipo de leitura, mas realmente parece ser um bom livro, com uma história bem realista.
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei a sua resenha *-*
    Ahhh não acredito que quase comprei esse livro, se tivesse lido sua resenha antes, concerteza compraria haushauhashua.
    Achei legal o trailer do filme, nem sabia que tinha.

    Bjs...
    http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. OI!

    Eu já li esse livro. Confesso que não gostei tanto. Um pouco antes desse, eu tinha lido outro, com a mesma temática, mto bom. Então acabei decepcionada com 100 escovadas. Fora que acho que a Melissa teve atitudes lamentáveis, pq ela fez tdo o que fez, por outra pessoa q ela nem conhecia. Mas...

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  6. ultimamente li uns livros assim, mais A do que Y, e confesso que não é chato como muitos imaginam. Gostei da sua resenha, até marquei ali no "mais um".

    Ps.: como assim o Braunne é diferente????

    ResponderExcluir
  7. Não é o tipo de livro que me atrai.
    E nem sabia que tinha filme =O
    Quem sabe eu assista o filme, mas o livro não tenho vontade de ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Ah, já ouvi falar nesse livro. Confesso que o nome a capa em si não chamou a minha atenção. Porém sua resenha me deixou bem interessada, nunca li nada parecido, e é sempre bom inovar né? Enfim, adorei a critica.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti o filme e achei muito pesado. Quero ler o livro ainda.
    Gostei bastante da sua resenha :)

    beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir