Férias - Marian Keyes



Férias
Autor: Marian Keyes
Editora: BestBolso
1997(Inglaterra) - 2010(Brasil)
545 páginas


Bem depois que quase um mês de leitura, pensei que leria mais rápido mas não deu,
terminei e depois dos 45minutos do 2° tempo confesso ter sentido que valeu muiiiiiiiiito a pena ler o livro até o final.A Keyes tem um jeito peculiar de escrever que bagunça e organiza todas as suas emoções ao longo da história.

Assim como seu 1° livro "Melancia", Férias nos dá a impressão pela capa que é um livro levinho, mas na realidade é um livro forte e com o intuito de chamar a atenção para um problema sério das sociedade do mundo todo. Ele nos chama a atenção para as condições estruturais das clinicas de reabilitação, além dos métodos polêmicos usados nas "curas" dos pacientes.
Nesse volume Rachel, irmã de Claire, personagem em melancia, é viciada em drogas e acaba tendo uma overdose e sua melhor amiga, namorado e familia decidem interna-la no Clausto. Achei um absurdo os pais dela a colocarem em um lugar sem nem ao menos avaliar se o mesmo tinha uma boa infra-estrutura e se seus métodos de tratamento eram realmente corretos. Senti como se os pais dela não quisessem ter que conviver com esse problema e preferissem trancá-las em um lugar longe.
Ao acordar Rachel é informada do que acontecerá e aceita ir pensando que lá conseguirá organizar seus conflitos pessoais e aprender a ter uma rotina mais saudável com boa alimentação e exercicios frequentes. Mas chegando lá percebe que tudo é diferente e que o lugar é mal conservado.
Nessa clinica a única rotina existente é a dos serviços domesticos que são divididos entre os pacientes, com o intuito de gerar responsabilidade e reuniões de grupo diárias com uma terapeuta.
Não sei se concordo que os paciente tenham que fazer todo serviço domestico, principalmente se a clinica for particiular, talvés ter que cuidar de suas coisas e manter a organização geral, enfim uma proposta bem polêmica de aceitar.
Sim as seções de terapia no inicio são verdadeiras torturas e humilhação pública já que segredos do seu passado são expostos para todos os presentes.
"Ser forçado a encarar a verdade era o começo da cura."
Dentro da clinica é como se vivessem numa realidade paralela em que todos os acusam. Então os pacientes acabam criando laços de amizade e passam a proteger uns aos outros. Porém Rachel tem muita dificuldade de interagir com o grupo.
Precisamos ter a consciencia que os vicios não escolhem suas vitimas por classe social, credo ou aparência mas sim pela fraqueza que cada um carrega dentro de si, claro que uns estão mais propensos que outros mas não cabe aos mais fortes jugarem os que entraram no grupo dos viciados.
Com esse livro percebi o quanto o apoio e compreenção dos pais na infancia e adolescencia são importantes na estruturação da pessoa. Para quem não teve essa estrutura psicologica acaba por ter mais chances de se tornar um viciado no futuro seja em drogas, alcool, comida, compras, jogo, sexo ...
O interessante na narrativa da história é que Rachel nos envolve de um jeito que você precisa decidir se acredita nela ou em seus familiares. Como decidir acreditar nela sofri junto toda decepção que ela passou com seu namorado, melhor amiga, pais e irmãs.
Sinceramente não gostava quando ela recordava sua vida antes do Clausto porque era um retrato de algo totalmente desestruturado, ela morar em NY longe dos pais a fez valorizar coisas e pessoas que não mereciam.
E muitos são os capitulos dessa parte trágica de sua vida, o que torna a leitura consativa e você tem a impressão de não esta fuindo.
A coisa começa a melhorar lá pelo capítulo 57 quando ela vê uma palestra da Nola que a trás para realidade, além das seções que seus pais e amigos falam como ela era antes do Clausto então ela percebe o quanto estava "escrava de uma força externa" que era o vicio. E começa a passar pelos estágios de Negação, aceitação, desejo de mudança e vigilancia constante para a cura.

"Fiquei esperando que viessem me buscar. Com os olhos cheios d`água, mas entusiasmada. Cheia de nostalgia, mas eufórica. Àvida por começar minha nova vida. Tinha passado quase 02 meses no claustro e conseguira sobreviver. O orgulho de mim mesma era a ordem do dia."
A volta depois dessa experiencia a fez valorizar coisas que antes nem percebia como o conforto de sua cama com bons lenções.
A vida após o clausto não foi tão fácil mas a fez amadurecer e correr atrás de tudo que tinha perdido com o vicio. Foi muito gratificante acompanha sua "volta por cima".

ATENÇÃO:


QUEM QUISER LER ESSE LIVRO 1° TEM QUE TER A CONSCIÊNCIA QUE ACOMPANHARÁ A TRAJETÓRIA DE VIDA DE UMA TOXICÔMANA.
E QUE MUITAS PASSAGENS FORTES VIRÃO E VOCÊ SERÁ OBRIGADA A REFLETIR SOBRE OS OCORRIDOS. O LIVRO É FORTE MAS VÁLIDO PARA TODOS QUE PASSARAM POR ESSA REALIDADE E ATÉ MESMO PARA QUEM NÃO PASSOU PORQUE AO TERMINAR DE LER VOCÊ SE SENTE MAIS FORTE E OLHA PARA UM EX-VICIADO DE FORMA DIFERENTE.


       
Os livros da Keyes tem esse poder de te inflamar ao longo da história e até incomodar ao ponto de você pensar em desistir mas para quem tem forças e continua a ler no final é presentiado com um belo exemplo de vida da personagem além de sentir que valeu a pena não ter desistido!!!!

7 comentários:

  1. Parabéns pela resenha!

    Estou com uma pilha enorme de livros aqui, este vai ter que esperar no fim da fila...rsrs

    beeijos!

    Bia | Campanha de Publicação! Participe!

    ResponderExcluir
  2. Meninaaaa, tu não tem noção dos ultimos livros da Keyes então, eu já li todos , menos o ultimo que só tem em inglês, mas já comprei.
    Tem um que a protagonista não encontra o marido e depois descobre o porque, e trata-se da aceitação da morte de um parente próximo, é ótimo
    Todos os livros dela tem MUITO humor, mas trazem temas polêmicos e que devem ser pensados, tem até um sobre escrever um livro e como se sofre para publicá-lo, Tem sobre agressão à mulheres. A Marian é ÓTIMA.
    Querida, acho que não recebi teu e-mail sobre a promoção, tu mandou?
    Beijão
    Bruna
    http://desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum livro da Marian Keyes! Mas tenho curiosidade pra ler pelo menos um, pra saber como é que é (:
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a resenha minha princesa! Esses livros realistas e fortes são importantes porque retratam situações que ocorrem diarimente com muitas pessoas!
    Parabéns pelo blog e muito sucesso,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, sempre tive vontade de ler um livro da Marian Keyes. Agora que vou ler. Adorei o Blog, bjos.

    ResponderExcluir
  6. SORTEIO D MARCADORES LA NO BLOG!!!
    Passe la e participe
    www.Imaginayre.blogspot.com
    Beijos. Mar

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Eu devorei férias. E amei por essa forma que eles tratam a realidade, mas também porque os personagens são muito reais. A Rachel é muito hilária.

    E depois de tudo cheguei a uma conclusão: Vou para a Irlanda! huashasuahs Arrumar um bonitão!

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo!!

    ResponderExcluir