Entrevistada #7

Pois é gente já faz um tempinho que não posto essa coluna e a escolhida desse mês foi uma querida que conheço a pouco tempo mas que já faz toda a diferença no meu dia-a-dia. É a Gil do blog Ler e pensar é só comecar a entrevista está um pouco extensa mas está muiiiito legal, vale muito a pena ler até o final. Além disso estarei viajando a São Paulo esse fim de semana e talvés não consiga atualizar =( mas assim que eu puder volto ok!!! Quero ver todos comentando nessa maravilhosa entrevista ok!!!!

Agora vamos a entrevista:

1.Qual seu nome, apelido e quanto anos tem????
Me chamo Gilciany Maria Silva Viana, mas por conta do enorme nome super difícil de chamar, todos me chamam de Gil e atualmente estou com 27 anos.

2.Desde quando você tem o blog, porque o criou, quem te inspirou??
A história é um pouco longa, mas tentarei resumir ao máximo!
Eu nem fazia ideia do que era um blog até minha profª de inglês da facu, levar nossa turma para fazer um na sala de informática. A ideia dela era que escrevêssemos sobre as experiências de aprender outro idioma (mas nunca vingou).  Fiquei super entusiasmada com esta possibilidade de ter um blog e pedi informações pra ela de como eu poderia fazer um pra mim.
Logo criei o “Pêssego com poesia” em julho de 2009, para postar poemas que eu gostava e outros que eu mesma escrevia.  Queria manter um diário, o diferente era que ele seria virtual e outras pessoas poderiam ler. Fiz dois posts iniciais e abandonei total, por causa da correria da facu que me consumia até a alma. Só vim retomá-lo no final de 2010. Então, resolvi mudar o nome excêntrico e postar pequenos textos falando do cotidiano, dando vida a segunda versão do blog, o “Já pensou nisso?”.  Até tentei postar mais assiduamente e alguns amigos da facu visitavam com freqüência, liam os posts e comentavam comigo, mas novamente tive problemas. Meu PC ficou um tempão com problemas e eu estava carregada desenvolvendo meu tcc. Quando finalmente arrumei, resolvi dar uma explorada na net e encontrei dois blogs literários maravilhosos: O Angel Books e o Page Reading. Achei fantástica a ideia de ter um blog literário. Como eu leio muito, fui instantaneamente contagiada por estes blogs e resolvi mudar outra vez o foco do meu. Desde então, está no ar o “Ler e pensar é só começar”, que nasceu em 12 de março deste ano.

 3. O que ele significa pra você????
Nunca pensei no quanto este blog significava pra mim, mas depois que peguei gosto pela coisa e vejo-o crescendo gradativamente fico muito contente e meu desejo de melhorá-lo só aumenta.  Como fiquei muito tempo sem trabalhar, ele era meu único passatempo, já que não tinha dinheiro nem pra ir à esquina (kkk). Então, creio eu, que quando você se dedica muito a uma determinada coisa, ela passa a ter um grau de importância maior na sua vida. É o caso do meu blog. Dedico-me muito a ele e sem contar que é um espaço só meu. Para mim, ele não é apenas mais um blog literário, é o MEU BLOG LITERÁRIO, por isso é tão significativo e importante pra mim.

 4. Depois de quanto tempo de blog você conseguiu parcerias????
Como sou nova nesta imensa blogsfera, não entendia como as blogueiras conseguiam tantos livros para lerem. Depois que pedi ajuda para uma amiga que já é blogueira, foi que eu consegui entender. Mas como o meu blog era muito novo, pensei que não conseguiria as parcerias. Em agosto resolvi pedir algumas pra testar e logo obtive um retorno. Minha primeira parceira foi a Editora Fundamento e fiquei super satisfeita. Depois vieram a Tarja Editorial e a DCL.

 5. Você lê quantos livros por mês em média????
 Eu ainda não fiz a contagem por mês, mas leio em média 2 por semana. Só quando estou muito lenta ou tenho muita coisa pra fazer é que leio apenas 1, mas dependendo do livro chego a ler até 3 na mesma semana. Tudo depende da minha rotina e do livro em questão (quantidade de páginas, enredo, linguagem, diagramação, essas coisas).

 6. Você tem uma biblioteca em casa??? Tem ou teve o costume de ir a bibliotecas-públicas???
Ainda não posso considerar meu armarinho como uma biblioteca (rsrs), mas tenho um sonho de um dia ter a minha própria. Vou trabalhar bastante para conseguir concretizar este sonho. Entretanto, adoro ir às bibliotecas públicas, são enormes e tem sempre muita coisa bacana. Só tive oportunidade de visitar bibliotecas realmente grandes, quando entrei na facu. A necessidade falou mais alto, precisava de livros para compor meu trabalho de conclusão e não tive outra alternativa a não ser a biblioteca. No início era a necessidade que me levava até lá, mas hoje vou por diversão. Costumo ir a cada 10 ou 15 dias na Biblioteca Pública Mário Shenberg e as vezes na Bilblioteca do CEU Parque Anhanguera, na rua da minha casa.

 7. O que você acha dos bloggers literários??? Pontos fortes e fracos!!!
Como disse foi por causa de dois blogs literários que tive vontade de criar o meu, então eu simplesmente adoro muitos deles. Confesso que gosto mais de uns que outros, mas no geral todos são muito bons.
Os pontos fortes: Todos que conheço e eventualmente sigo, fazem um ótimo trabalho, buscam novidades, estão sempre melhorando e a qualidade dos textos em alguns deles é excepcional. Mas o que me faz voltar mais em uns que em outros é a interatividade do blogueiro com seu leitor. Afinal são aqueles que lêem que fazem o sucesso que o blog provavelmente tem.
Os pontos fracos: Estamos em uma imensa rede virtual com um número quase inimaginável de leitores e acredito que deva ter espaço para todo mundo, então não há necessidade alguma de competição entre os blogueiros, pelo contrário a união é que faz a força, então quanto mais unidos os blogs forem, maior e mais rápido será o sucesso deles, afinal, todos tem um único objetivo que é promover a leitura num país que pouco se lê.

 8. No seu blog qual o ponto forte???
Acho que ainda não consegui criar algo que não tenha em outros espaços, mas acredito que a forma de abordagem seja o ponto singular do meu blog. Por que antes de ser um blog literário é o meu blog e tem somente aquilo que eu realmente gosto e me interesso. Ele não é um blog profissional, muito pelo contrário é um espaço pessoal, um divertimento pra mim, onde posso interagir, trocar ideias, fazer amizades e contagiar outras pessoas com este mundo fantástico que só os livros podem nos oferecer. E talvez se ele perder esta característica eu também possa perder o interesse em continuar escrevendo nele.

9.Qual o conselho que você dá para quem está començando na blogsfera???
Conselho não seria bem a palavra, mas sim uma dica. Eu diria que, se for optar por criar um blog, tente imaginá-lo como um divertimento ou mesmo um passatempo. Não é bom criar ilusões, pois elas podem não vingar. Deixe as coisas acontecerem de modo natural.  Mantenha o seu blog apenas por você mesmo, pois se você esperar pelos outros é melhor nem continuar. Aceite as críticas, pois por pior que elas sejam sempre podemos tirar algum proveito e seguir pra uma melhora. E acima de tudo conquiste seu espaço sem passar por cima de ninguém.

10. O que você faz na vida além de ler e ter um blog legal????
Sou mãe de um garotinho lindo chamado André, professora de português numa escola do Estado, viciada em filmes e música eletrônica, além de cultivar uns poucos bons amigos.


Pois é gente eu adorei as respostas da Gil e com certeza concordo com muiiiitas coisas que ela falou!!!!
Quem será a próxima blogueira entrevistada???? Pode ser você!!!!

11 comentários:

  1. Ai Aline, valeu pela oportunidade e senti como se fosse aqueles antigos cadernos de perguntas que respondíamos quando éramos crianças. Eu adorava!!!
    Espero que dê certo para que possamos nos conhecer! Um beijão...

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista com a blogueira vou dá uma passadinha no blog dela! :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  3. Ah, que bacana a sua iniciativa de entrevistar blogueiras, é a primeira vez que vi e adorei. Confesso que achei a Gil super simpática :D Ótimo post.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  4. Liny, estou passando rapidamente só para avisar que te indiquei para responder um meme e receber um selinho. É só passar para pegar ok!
    Um beijão... e boa semana pra ti!
    http://lerepensaresocomecar.blogspot.com/2011/09/especial-lancamento-de-marcada-fogo.html

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que demais isso. Uma ideia super bacana, na qual é a primeira vez que tenho o prazer de prestigiar. Parabéns, meninas. À você, pela iniciativa, e à outra blogueira, pela simpatia e disponibilidade. ;)
    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista e concordo com ela.
    Aceitas as críticas e fazer um blog por voce e não pelos outros ou com segundas intenções.
    As gratificações vem com o tempo e não por milagres.

    Beijos

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  7. aaah, não tinha visto que a entrevista era com a Gilci, adorei, adorei e fiquei super feliz em saber que o Page Reading a inspira, meu blog certo? kk Eu adoro seu blog Gilci e também adoro o Angel Books! Eu também começei o meu blog mais ou menos assim, minha professora que informatica que nos incentivou ai eu criei vários outros blogs até encontrar sobre livros!

    Aline, indiquei um meme literário pra você:
    http://paginadaleitura.blogspot.com/2011/09/todos-os-selos-recebidos-obrigada-todos.html

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Mais uma para as super entrevistas por aqui \o/

    Beijinhos
    Marta
    http://aspalavrasfugiram.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a entrevista... Meu blog também era pessoal, mas acabou se tornando um blog literário *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Gil pelo trabalho!
    É sempre legal conhecermos algumas particularidades das Blogueiras!
    Vida londa ao Leituras, Vida e Paixões!

    Cauê.

    ResponderExcluir