MOBY DICK - Herman Melville

Autor: Herman Melville
Editora: Scipione
EUA 1851 - Brasil 1989
120 pág.


Simplesmente amei iniciar o "Desafio Clássico". A tempos tenho esse livro na minha estante e sempre passava outros na frente. Essa edição da Ed. Scipione é bem básica e objetiva. Li em poucos dias mas quem tiver um tempinho a mais consegue terminar em um dia na tranquilidade =)

"Herman Melville não foi apenas um dos maiores escritores de todos os tempos: ele mesmo foi um grande aventureiro. E viveu intensamente cada uma das histórias que contou. Sua vida iria mudar quando em 1841 embarcou em um Baleeiro. Na época a caça à baleia era um atividade que rendia muito dinheiro. O óleo, os ossos e a carne do grande mamífero tinham enorme valor comercial e essa atividade só entraria em declinio com o uso cada vez maior do petróleo como combustível e com a Guerra Civil norte-americana, que se estendeu para o mar e requisitou muitos barcos para fins militares. Porém Melville pegou o apogeu da febre baleeira. Ele participou ativamente da caça à baleia no pequenos botes em que os caçadores enfrentavam o mar para matar a baleia à mão. Essa vida dura e cheia de riscos que ele registra em Moby Dick. A perseguição do capitão Ahab à gigantesca baleia branca é na verdade um relato dramático da eterna luta do homem em busca do seu destino. Uma luta contra todas as forças da natureza, num mundo que jamais será o Paraíso."


Lendo esse livro pude conhecer um pouco da vida dos homens que se lançavam ao mar por anos embusca de riqueza e glória, arriscando assim suas vidas. O livro é muito bem estruturado e é subdividido em:

#Em busca da aventura (são apresentados motivos para escolha dessa vida, local para onde deveriam ir os interessados e escolha do navio em que dedicariam um tempo de sua vida)
#O mundo do Pequaod (a rotina no navio baleeiro escolhido)
#Na trilha das Baleias (são apresentados os procedimentos da sangrenta caça as baleias)
#Batalha de Gigantes (as tentativas constantes do capitão Ahab de matar Moby Dick)

Em nenhum momento a leitura fica chata ou cansativa. Seus capitulos são cutinhos o que dá agilidade a leitura. O narrador da história é Ismael, um jovem em busca de aventura. O senti como um jornalista que busca viver "in loco" seus assuntos de interesse. "Fascinava-me o desconhecido". Mas ele informa que a vida em um baleeiro não é uma aventura poética nem pode ser vivida por pessoas que não se sensibilizam ou simplesmente açougueiros mas homens trabalhadores e desbravadores. Eles realmente desbravaram rotas maritimas antes desconhecida e desvendaram mistérios que a tempos eram tidos como verdade. Além disso, vocês sabiam que o óleo de baleia era usado até nas construções das igrejas???
Achei maravilhosa a parte que ele conhece Queequeg, um nativo ex-canibal que decidiu ser arpoador (aquele que usa o arpão para matar as baleias) e fica a principio com medo mas logo o conhece melhor e ficam amigos. "Interessante como nossos preconceitos se diluem com a amizade!" Eles decidem embarcar no mesmo navio e passar por todas as aventuras juntos. No navio conhecem o capitão Ahab, um ser determinado a se vingar da Grande Baleia Moby Dick que o fez perder uma perna.

"Acredito ser uma grande estupidez buscar a vingança sobre um monstro irracional, que o feriu levado apenas pelo instinto de sobrevivência. Sentir ódio de um animal me cheira até a uma grande blasfêmia ..." e o capitão se explica assim: "A todo instante a força do destino nos empurra, até para lugares e atos que não desejamos, como uma poderosa alavanca! O que ousei, o que desejei, conseguir realizar! Pensam que sou louco. Mas sou demoníaco, sou a loucura enlouquecida! Se não fosse assim, como explicar o que me leva a fazer coisas que meu próprio coração nem sequer se atreve a conceber? Ninguém é dono de si neste mundo?"


Isso é o que pensam os fatalistas e com certeza hoje sabemos que esse não é o melhor caminho a se escolher na vida. Bem espero que tenham gostado da resenha e ficado curiosos com o livro, eu gostei muito e quando ele acabou fiquei com gostinho que quero mais.

4 comentários:

  1. Oi ..

    O livro parece ser legal, mas não sou muito fã de clássicos, rs. :)

    Ótima resenha.

    João Victor
    http://amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse livro! Uma história emocionante e cheia de surpressas:) Melhor ainda a resenha:)
    Beijos e muito sucesso,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muito interesse em clássicos, mas acho que ler um livro que possui a matança de baleias em sua história seria extremamente desconfortável para mim... Tenho pavor só de pensar. asuhasusah :X
    Beijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Quando eu li esse livro fiquei encantado pela história, não conseguia parar de ler, a vontade de saber o que iria acontecer no capítulo seguinte era algo fora do normal. De fato a frase que mais marcou para mim no livro e que nunca esquecerei foi essa do Capitão Ahab: "O que ousei, o que desejei, conseguir realizar! Pensam que sou louco. Mas sou demoníaco, sou a loucura enlouquecida!"

    ResponderExcluir