Refletindo#4





Andei pensando sobre a blogsfera e percebi que os blogueiros estão agindo como se fizessem parte de um grande clube do livro, onde quase todos lêem os mesmos livros ao mesmo tempo. Além disso passam a impressão de que aqueles que lêem algo diferente estão por fora do que está "rolando" de novidades.
Essa idéia do "clube do livro" é até legal, mas penso que ficaria bem mais interessante se cada um fosse mais livre e crítico nas suas escolhas =)
Fiquei muiiiito chatiada esses dias com um comentário que dizia, não li sua resenha porque ainda não li esse livro =/ como assim??? As resenhas são criadas justamente para te dá uma ideia do que se trata o livro em questão e não para contar tudo que tem em seu enredo. Essa desculpa só é aceita se a resenha for de um livro de série que você ainda não leu o primeiro, mas em outras situações é inaceitável =(
Bem é isso força para todos e vamos ser mais crítico nas nossas escolhas!!!
Ótimas leituras para todos!!!!

6 comentários:

  1. Realmente, é sempre uma tendência, seja em que área for que as pessoas tenham sempre as mesmas propostas! Por isso que são poucas as pessoas que se destacam! Porque em quanto a maioria seguem os mesmos critérios um ou outro expressam sua própria opnião e acabam almejando objetivos mais altos:) Parabéns por você ser uma pessoa com propostas diferentes e ter um blog tão legal e promissor!
    Beijos e muito sucesso,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga, vc disse tudo!!!
    Penso que os blogs existem para apresentarem a maior diversidade possível de livros, pois se tiver os mesmos livros em todos os blogs ao mesmo tempo, perdemos o interesse em visitá-los, afinal, o que eu encontrar em um, teoricamente encontrarei nos demais. Então, se pensármos desta forma, acabamos com toda a blogsfera literária não é?
    Cada um tem sua maneira de pensar sobre o tipo de leitura que deseja fazer, mas deve antes de tudo, ler para adquirir conhecimento, ampliar repertório, entreter-se, enfim, se vc lê um livro apenas pq todo mundo está lendo ou não lê, pq ninguém leu então vc deve analisar bem a sua concepção de leitura.
    Quanto aos comentários, se eu for deixar de comentar as resenhas, simplesmente pq não li o livro, então não vou deixar coment em nenhum blog, pois a maioria dos livros eu não li.
    Vc está certíssima amiga, quanto ao seu ponto de vista, as resenhas realmente têm esse intuito, informar sobre a história, para que possamos através da leitura de uma resenh, escolher os futuros livros que gostaríamos ou vamos estar lendo. Mas cada um sabe o que fala e pensa, afinal, estamos num país democrático não é?
    Ótimo Comentário amiga e super bem vindo!!! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Esse "não li a resenha pq não li o livro" é pra acabar mesmo... C/ exceção a resenhas de continuações de séries, claro.

    Mas acho que grande parte desse "receio" em ler resenhas se deve a mania de alguns blogueiros de fazer de suas resenhas verdadeiros resumos, ou de lotar de spoilers no texto.

    Mas é isso ae... eu procuro me manter informada dos livros mais populares na blogsfera ao mesmo tempo em que leio umas coisas diferentes tambem, livros mais antigos etc.

    boa reflexão. =D

    ResponderExcluir
  4. Alinee, concordo completamente com cada palavra que você disse! Nossa você está certíssima e confesso que certas coisas na blogosfera me trazem um certo desconforto e inquietação!
    Pessoas que escrevem uma resenha com 40 linhas a respeito da sinopse do livro e três livros comentando o que realmente achou é uma das coisas que considero quase inaceitável e praticamente todas as vezes que isso acontece costumo não voltar no blog, pois eu tento filtrar o que merece ser lido e o que está ali visando só encher, sabe? Tem gente que posta apenas na obrigação porque recebe livro de parceria e essa é uma das coisas que eu não entendo de forma alguma.

    Essa questão que você ressaltou a respeito da pessoa que disse que não leu a resenha pois ainda não leu o livro fiquei passada, sério! Pois acredito que todos sabem que o principal objetivo de uma resenha é justamente atiçar a curiosidade do leitor para o livro em questão antes de qualquer outra coisa, ou pelo menos deveriam saber né!
    Realmente isso só é aceitável quando trata-se de uma série, aí sim eu concordo completamente pois é inevitável ao resenhar uma sequência que algumas informações acabem sendo soltas aqui e ali! Se a pessoa não quer comentar é melhor não dizer nada do que ficar meio que "inventando" essas coisas!

    Acho que deu para notar o quanto eu fiquei indignada com o post rsrs Mas adorei a sua breve reflexão e sou completamente a favor da diversidade e sempre serei! o/

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Apenas retificando a minha frase acima onde eu coloquei: "Pessoas que escrevem uma resenha com 40 linhas a respeito da sinopse do livro e três livros comentando" eu quis dizer três linhas e não três livros - mas acho que deu para entender rs ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lili, sua colocação foi simplesmente perfeita. Confesso que hoje em dia pouquissimos blogs literários têm despertado meu interesse justamente pelos fatos que você comentou, são sempre os mesmos livros e sinópses enoooooormes que ao invez de despertar a vontade de ler, praticamente resumem o livro. Você como sempre, buscando o diferencial, e mostrando que se pode manter um blog interessante e autêntico sem se prender ao que está na mídia. Parabéns pela colocação e pelo espaço que fica melhor a cada dia.

    ResponderExcluir