Lago dos Sonhos - Kim Edwards

Autor: Kim Edwards
Editora: Arqueiro
2011 
329 págs

A tempos não lia um livro como esse com uma temática mais adulta, quer dizer, com um personagem maduro e que busca um sentido maior para sua vida. Esse livro nos conta a história de vida de Lucy Jarrett que nasceu e viveu com sua familia numa cidade pequena chamada Lago dos sonhos no estado de Nova york. 
Após apresentar os personagens nos deparamos com a morte do pai de Lucy no lago próximo da casa deles; e isso muda totalmente a vida da familia e cada um tem seu jeito de lidar com a dor e o de Lucy foi se afastar de todos por tempo indeterminado. Ela decide ir para uma faculdade longe de casa e viver de bolças de estudo. Ela se forma em Hidrologia (movimento das águas) e passa a fazer cursos, estágios e a trabalhar pelo mundo. Em uma dessas viagens conhece seu atual namorado na Indonésia. Yoshi (filho de uma inglesa com um japonês) recebe uma ótima proposta para trabalhar no Japão e Lucy vai com ele. Mas essa mudança não foi bem o que ela imaginava, porque ela não fala japonês e tem uma certa dificuldade em conseguir emprego por lá, ela até dá umas aulas de inglês para os japoneses mas nada muito certo. Isso faz com que ela tenha um tempo só e a partir daí começa a refletir sobre sua vida, suas decisões e a dor da perda do pai.

"Não imaginava como o fato de não ter um emprego poderia me isolar." pág. 11

Achei muito interessante ela dá ênfase em sua narrativa ao fato que em países que tem tendência a catástrofes naturais as pessoas são mais dispostas e abertas a ajudar os outros de forma voluntária.

Ela recebe uma ligação da mãe falando de um acidente de carro que ela sofreu, mas que não foi grave e que só ligou para informar do acontecido. Mas conversando depois com Yoshi ela decide ir visitar sua familia para saber o que estava acontecendo. Ela fica com medo de perder mais alguém.
Chegando no Lago do Sonhos ela fica surpresa com as mudanças na cidade e na familia. E percebe que voltar para o lugar onde tinha perdido seu pai seria muito mais dificil do que imaginava. Mas seu retorno foi necessário para que mudanças importantes acontecessem na vida de todos.
O livro faz um mix entre o passado e o presente da personagem, mas isso acontece de uma forma tão bem estruturada que a leitura e a compreensão fluem de forma maravilhosa.
Sem ter muito que fazer ela começa a explorar a casa antiga onde sua mãe mora só atualmente e acaba encontrando uns papeis guardados em compartimentos "secretos" da casa. Avaliando com atenção seus achados descobre que eles devem ter sido de uma antepassada, mas ela nunca tinha ouvido falar nela e fica curiosa. A partir daí ela começa uma investigação sem fim que a consome quase que completamente.
Nessa sua busca ela descobre que seu bisavô teve uma irmã e essa uma filha, mas ela não entende porque ninguém nunca falou da existência delas; além disso fica anciosa para saber quais seriam os outros segredos que sua familia guardou.
Achei muito interessante os temas abordados nesse livro, tem um pouco sobre a luta pelos direitos das mulheres em 1914, comportamento social da época e sua influencia nos dias atuais das familias. Enfim Lucy percebe que os segredos levaram o destino de sua familia a consequencias inimaginaveis e ela decide correr atrás do que é justo e faz disso uma questão de honra. No geral sua decisão de conhecer o passado da sua familia a fez superar seus medos e angustias, além de descobrir o que queria fazer para ser feliz.
"Entendi que precisava voltar a ter uma vida criativa, precisava produzir coisas. Era para onde essa jornada estava me levando interiormente." pág. 225
"Por trás da minha independência escondia-se uma história dificil (..."pág.244)
de luta das mulheres por seus direitos.
As descobertas que Lucy fez mudou sua percepção de mundo e dela mesma. Ela passou a valorizar tanto o passado quanto o presente e relaxar um pouco em relação ao futuro. A evitar tomar decisões em momentos de raiva e a perceber o belo nos momentos simples da vida.
Enfim gostei tanto desse livro e mais que indico ele para quem quiser acompanhar uma bela história.

  Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

15 comentários:

  1. Achei muito bacana esse assunto do altruísmo ser abordado nessa historia... Nao é meu tipo de leitura favorita, mas as vezes é bom a gente parar pra ler historias mais adultas e sérias.
    Gostei. Vai pra minha lista de desejados *-*

    Parabens pela resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante! Além da história parecer bonita, gosto dessa contextualização histórica. Gostei da resenha e vou colocar na lista certamente. :)

    Beijo.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. A Sextante/Arqueiro está com uma ótima seleção de títulos, e este é um deles. Adoro livros que recotam o passado, tenho uma forte queda para romances históricos, e mesmo que este não seja um típico me atraiu. Adorei a resenha ;) estou lendo O Escolhdo e gostando muito.

    ResponderExcluir
  4. a Arqueiro tem uns livros bem legais , fora que a cartela de estilos é bem grande, esse é um livro que foge o meu tipo de leitura , mas gostei muito da historia pelo que vi na tua resenha ^^

    bju bju

    ResponderExcluir
  5. Oii Aline!
    Esse é um livro que com certeza merece ser lido, gosto muito de livros assim que traz várias reflexões!
    Beijoss!

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  6. Oi flor! Adorei a resenha, não havia visto nenhuma do livro ainda.. parece ser super interessante!
    E adorei a capa!
    pelos quotes que colocou acredito que eu gostaria da leitura...
    Beijinhos

    http://tyelehopes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser bem interessante, e tem uma capa lindíssima. Fiquei curiosa, apesar de não fazer muito o meu estilo. :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline, adorei a resenha. O livro parece abordar assuntos super interessantes e envolventes. Parece ser uma leitura intensa e reflexiva. #Adoro. Amei os quotes e achei a capa muito bonita. Bjs,Fê.
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga, noosa senhora não imaginei que este livro fosse tudo isso! =)
    Confesso que a capa não deixa transparecer o quanto ele pode ser bom, mas lendo a sua resenha tive um panorama perfeito da obra.
    Achei interessante falar sobre a busca de alguém por seu passado, quando a maioria prefere enterrá-lo.
    É difícil lidar com os segredos ainda mais se tratando de coisas referentes ao passado de nossas famílias, mas se as descobertas ajudarem a seguirmos com nossas vidas de uma maneira melhor, é super válido conhecê-lo.
    Ótima dica de leitura amiga, vou anotar! Bjus

    ResponderExcluir
  10. Gostei da sua resenha, quem sabe um dia desse eu não leio...
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Aline, eu gostei da resenha, ficou muito boa e também achei o tema bem profundo, mas não faz meu tipo, fico com pressa de chegar ao final, gosto mais de ação, ficção, comédia, romance e suspense ^^

    ResponderExcluir
  12. nossa, nao achei q o livro fosse taaaao misterioso, ou será q foi a sua resenha q me fez pensar assim? hahaha
    adorei essa parte de "desvendar os mistérios da família" pq amo esse clima de suspense :D
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Adorei a história do livro, muito interessante! Já li um livro da autora chamado O guardião de memórias é muito bom também!

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  14. os Lançamentos estão show

    Tem sorteio la no blog

    http://eucurtolivrosrecife.blogspot.com.br/2012/10/segundo-sorteio-de-aniversario.html

    ResponderExcluir
  15. Achei interessante Aline,

    Ele me parece um pouco diferente, um diferente bom e estou precisando diversificar.

    Acho que Lago dos Sonhos seria uma boa.

    Parabens pela resenha

    Beijos

    Gabyh - Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir