Ser Clara - Janaina Rico

Autor: Janaina Rico
Editora: Underworld
2012
388 págs

Quando começei a ler esse livro pensei que ele seguiria apenas o estilo chick lit ("é a literatura  voltada para o sexo feminino, vulgarmente chamada de Literatura de Mulherzinha") mas para minha surpresa ele também explorou temas mais sérios e teve ação e suspense no final. Achei uma história totalmente envolvente e surpreendente.
No começo do livro acompanhamos a descrição dos personagens e percebemos que a narrativa será em 3ª pessoa, ou seja vamos acompanhar tudo pela ótica da Clara, 27 anos, solteira e professora de português. E logo percebemos que ela tem uma personalidade forte (ela é bonita e se "acha") e um jeito bem maluquinho de se expressar, ela chama muito palavrão e adora falar de suas intimidades (seus pensamentos são sempre mostrados junto com a narrativa). Posso dizer que o livro tem muitas partes eróticas, mas acredito que foi tudo na medida aceitável.
Clara a principio está preocupada por estar solteira com quase trinta anos e começa a pensar nessa questão quando se vê as voltas nos preparativos do casamento da sua melhor amiga. Mas ela não sabia que nessa festa conheceria um médico muito interessante, rico e lindo que poderia mudar sua vida completamente.
Achei muito divertida uma parte que tem no livro onde ela é roubada e fica louca porque só tinha o número do bonitão da festa no celular e ela fica estérica com a situação porque terá que esperar a amiga voltar da lua de mel para pegar o número do João.
Ao longo da história vamos percebendo o amadurecimento da Clara e nos divertindo com suas burradas, achei ela muito real. Adorei a autora ambientar a história em Brasilia e falar nomes de lugares que os personagens frequentam, fiquei com vontade de conhecer. Além disso, amei quando ela falou de Recife e outras cidades de Pernambuco \o/
Engraçado perceber que em um momento ela estava só e no outro estava sendo disputada por dois homens diferentes e interessantes (um era o médico e o outro um amigo da época de escola que ressurge das cinzas), cada um a seu modo, além disso ela se sentia bem com os dois e seus sentimentos estavam bem divididos.
Gostei muito porque acompanhamos um pouco da vida de cada personagem da história. E percebemos como cada um tem seu valor e importancia na vida do outro, afinal ninguém é feliz sozinho.
O livro fala de temas como: traição, anorexia, depressão, ciumes, homosexualismo e até que ponto as pessoas são capazes de ir para conquistar o que querem. Mas calma esses temas não são aprofundados mas nos mostram que na vida temos que lidar com várias situações ao mesmo tempo e saber conciliar nossos problemas com os das pessoas que gostamos.
Além disso passei o livro todo pensando que o vilão fosse uma pessoa e depois fui pega meio que de surpresa com o final do livro. Pude perceber que muitas vezes nem nós mesmos sabemos o que é melhor para nossa vida, então precisamos ter paciencia e dar tempo ao tempo que no fim tudo se organiza.
É isso fica a dica de mais uma leitura legal e claro nacional!!!


p.s. Definição de chick lit blog Lost in chick lit

  Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

11 comentários:

  1. Admito que adorei essa capa e compraria na hora rs!
    Mas eu também me interessei pela história, deve ser ótima :)
    Beijos!
    www.souseuastral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline!
    Quero muito ler esse livro! A capa ficou linda, e só li ótimos comentários a respeito dele! Estou precisando de uma leitura nacional, quem sabe...

    Beijos,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estava super interessada nesse livro e isso só pela capa.. agora com sua resenha fiquei doida para tê-lo..
    Saber que no meio do chick-lit também tem assuntos mais sérios me deixou intrigada! ^^
    Beijinhos

    http://tyelehopes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não faz muito o meu tipo de leitura, mas se eu tiver a oportunidade, vou ler sim.
    A autora é super simpática.

    Beijoks

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    Conhecia esse livro mas nunca tinha lido uma resenha dele e adorei a sua deu para ter uma ideia do que encontrar no livro. Achei muito legal adoro chick lits e este parece ser divertido tambem...se puder quero ler.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adoorei sua resenha sobre o livro, amiga. Fico muito feliz quando falam de bem dos livros nacionais e é claro que assim que eu tiver a oportunidade irei lê-lo.

    Beijos!
    http://beyondofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. AI QUE LEGAL, AMIGAAA!!! *-* Tô louquinha da silva pra ler o livro dessa menina, estou participando do book tour do livro e não vejo a hora dele chegar aqui em casa, adorei a resenha ^^

    ResponderExcluir
  8. Cada vez mais os livros brasileiros vão parar na minha wishlist *-* Adorei a resenha deste. Se eu não me engano, eu já sigo o seu blog, mas eu tentei clicar pra seguir e não tá dando certo.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, parabéns. Acho a capa linda e já sinopse o livro parece ser bem interessante. Os livros nacionais estão conquistando seu espaço cada vez mais. Bjs, Fê
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, bom dia :D
    Amei a resenha; e achei a história interessante *-* Com certeza vai para minha lista de futuras leituras *-*
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir