Cilada - Harlan Coben


Autor: Harlan Coben
Editora: Sextante
2010

271 págs
 
Ler um livro do Harlan Coben é garantia de emoção, adoro a forma como ele encaixa cada peça do quebra-cabeça que compõe a história. E no final sempre nos passa uma bela mensagem, nos fazendo assim pensar como tudo poderia ter sido diferente se as atitudes corretas tivessem sido tomadas na hora certa.
O livro começa nos falando da jornalista Wendy Tynes que tem um programa onde ela cria ciladas para pegar no flagra pedófilos. Ela consegue acusar Dan Mercer, um assistente social que trabalhava como treinador num abrigo para menores de rua. 

"Wendy dificilmente admitiria isso, mas a verdade era que havia ficado encantada. Dan era um homem bonito de cabelos desalinhados e olhos azul-escuros. Tinha o dom de olhar para uma pessoa como se não houvesse mais ninguém no mundo. Era simpático, charmoso e gostava de fazer piada de si mesmo. Wendy agora via por que aquelas pobres crianças haviam caído na conversa dele." pág. 58

Acompanhamos no inicio do livro todo o julgamento que envolve esse caso e ficamos totalmente envolvidos. Mesmo após a absolvição do réu, Wendy fica na dúvida da inocência do mesmo e começa a investigar por conta própria mais a fundo a vida de Dan Merce. Ela começa a desvendar fatos do passado do mesmo que a deixa na suspeita de uma possivel conspiração contra ele e algumas outras pessoas de passado de Dan. Agora para ela será uma questão de honra encontrar a verdade, porque ela não gosta de se envolver com injustiças.

"Muitas vezes na vida somos obrigados a fazer julgamentos que não gostariamos de fazer. E queremos que eles sejam fáceis. Queremos confinar as pessoas em categorias bem definidas, anjos ou monstros, mas quase sempre o buraco é mais embaixo: a verdade está em algum lugar entre os dois extremos. E esse é o problema. Os extremos são bem mais fáceis." pág. 86

Achei muito interessante a abordagem do poder de difamação das pessoas pela internet, como é possivel perder o controle de uma mentira contada em blogs, sites e comentários maldosos nas redes sociais.
Paralelamente nos é contada a história do desaparecemento de uma adolescente e toda mobilização da policia para resolução do caso.
Outros temas abordados é a tentativa de fazer justiça com as próprias mãos, gerando assim injustiças e até arrependimentos; o alcoolismo e suas consequencias também é abordado, deixando em alerta o papel dos pais nesse controle e acompanhamento. 
Enfim fica a dica de uma leitura eletrizante do começo ao fim. Muito bom descubrir junto com a Wendy e seus contatos os verdadeiros culpados dessa rede de mentiras e injustiças. Além disso o poder do perdão é abordado e desejado por muitos personagens.

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

12 comentários:

  1. euu amooo esse autor, tenho 4 livros dele, é tipo maravilhosos o/
    littlelavignerheart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o livro, tem uma temática bem atual e o autor é incrível.

    ResponderExcluir
  3. Já li Não conte a ninguém do Harlan e gostei muito, ele sabe surpreender no último instante, já li outras resenhas do livro e essa me deixou ainda mais curiosa rsrs

    ResponderExcluir
  4. Olá :)
    Gosto do estilo do autor. Até o momento li somente um livro dele, e me apaixonei pela história; espero poder ler mais livros dele em breve *-*
    Amei a resenha; me deu muita vontade de ler esse *--*

    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline,
    Eu adoro o Harlan Coben e este livro em especial eu amei.
    Gosto muito de como ele escreve e nos envolve em uma trama.
    Beijos,
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse livro e estou bem empolgada, principalmente após a resenha. Realmente Harlan consegue trabalhar bem as ideias. Embora eu não curta muito o Myron, seu personagem. Também pode ser que eu mude de opinião mais adiante.


    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Acho muito legal quando um autor consegue abordar tantos temas em um livro só. Harlan Coben é um autor fantástico mesmo.
    Espero poder ler Cilada logo. :)
    Adorei a resenha, Aline!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Esse livro está na minha estante esperando, mas vou demorar a botar as mãos nele pra ler. Comprei pela capa, confesso, mas pela sua resenha parece interessante.

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada desse autor, mas está na minha meta de leitura para este ano. Gostei da resenha. Bjs, Fê -
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu ameeei esse livro, foi através dele que conheci o Harlan e me apaixonei. Concordo com você ler um livro dele é garantia de emoção! Ótima resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Já tinha ouvido falar deste livro antes, mas só agora me toquei o qao idiota eu etsou sendo por ano ter lido ele ainda.
    com certeza vai ser uma das minha próximas leituras!! :D
    parabens pela resenha, linda!

    ResponderExcluir
  12. Vou ler esse livro em breve pois está em um dos meus projetos literários desse ano.
    Todos falam super bem do autor e espero que eu também goste de sua narrativa.
    Adorei sua resenha e agora já sei o que esperar da leitura rs
    bjos

    ResponderExcluir