A Hospedeira - Stephenie Meyer


Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
2009 - 1° Edição

557 págs

Tenho esse livro desde de 2010 e não sei como demorei tanto para ler. Esse foi o primeiro livro de ficção científica e distopia que li e confesso que fui lendo devagar e saboreando cada detalhe. Me deixei envolver de tal forma pela criação da Meyer que posso afirmar que esse livro passou a ser um dos meus favoritos e que com certeza quero reler assim que possivel.
Achei muito interessante poder acompanhar a história principalmente pelo ângulo dos extraterrestes e toda sua adaptação a um novo mundo. E a questão desses "Ets" chamados Almas serem essencialmente bons e colonizarem os planetas com o objetivo de ajudarem o mesmo e obterem novas experiencias de vida, foi o que mais chamou minha atenção.
Nessa história começamos sendo apresentados aos personagens e a situação do planeta terra no futuro. A terra foi invadida pelas Almas e elas precisam de um corpo hospedeiro para viver, e os humanos são "caçados" pelos Buscadores; depois disso os Curandeiros inserem as almas nos hospedeiros, geralmente os humanos após essa inserção se deixam "apagar" (como se tivesse dormindo) dentro de seus corpos e a Alma fica no corpo até esse não lhe servir mais e aí são transferidos para outro ou vão para outro planeta; porém existe um grupo de humanos chamados "rebeldes" que não se entregam, mesmo após a inserção, eles ficam coexistindo com as almas. Duas almas em um mesmo corpo, mega dificil!!! Se a Alma quiser pode mudar de corpo, mas algumas decidem permanecer e continuar lutando por aquele corpo.

O foco da história é na Peregrina, uma das almas mais experiêntes e evoluidas, ela já passou por nove planetas diferentes e pode desenvolver seus sentidos motores, ela acaba sendo implantada no corpo de Melanie, uma das rebeldes mais destemidas e determinadas já visto pelas Almas. Com Mel Peg conhecerá o amor, algo totalmente novo para ela. 
Logo no inicio Peg e Mel se estranham e brigam sem parar, mas a convivência forçada faz com que aos poucos uma apresente para outra seu mundo e seus pontos de vista sobre várias situações e assim acabam trocando experiências e começam a construir um laço de afeto e respeito.
A forma como Peg passa a olhar e entender o lado humano na situação em que está inserida a faz se sentir cada dia mais próxima dessa raça e ela decide ajudar-los no que for preciso.
Como ela conheceu os sentimentos de amor que Mel tinha pelo irmão Jamie, pelo namorado Jared e pelo tio Jeb ela passa a sentir o mesmo e chega até a ficar confusa por um tempo, mas tudo começa a mudar quando ela chega ao esconderijo dos rebeldes. O Começo é bem dificil, o sentimento de medo, rejeição e raiva dos sobreviventes que desejam lhe agredir e até matar é muito chocante para ela. Peg acabar se afeiçoando ao Ian quando ele se torna um dos primeiros a tentar entender as coisas pelo ângulo dela e eles acabam se apaixonando, mas esse sentimento precisa ser evitado já que o corpo onde ela está ama outro.
Com o tempo as coisas melhoram, mas só quando eles começam a entender que Peg não está só, mas com Mel ainda resistindo dentro dela. Mas enfim adorei todos os debates e empasses da trama. É lindo ver o amor verdadeiro surgir dentro de Peg, principalmente aprendido com uma espécia que segundo as Almas era tão má e autodestrutiva.

Sei que essa foi uma das maiores resenhas que já fiz e o que posso dizer é que quando você gosta tanto de um livro, como eu gostei desse nenhuma palavra consegue expressar o que senti e sinto em relação a essa história. Só deixo a seguinte dica: leiam sem preconceitos nem comparações, a história é linda e bem construida e acima de tudo a ficcção é o pano de fundo e o amor o personagem principal!!!

P.s. O texto já ficou mega grande, então não colocarei citações e pela foto vocês podem ver que não foram poucas as partes que gostei né???!!!



Quase esqueço de dizer que esse livro entra para o Desafio Realmente Desafiante que estou participando, referente: 15 - Ler um livro com a capa feia (apesar de ter amado a história, acho essa capa tão feia que foi preciso ver o trailer do filme para ter vontade de ler, mesmo sabendo que a narrativa da autora é maravilhosa) \o/


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

19 comentários:

  1. Livro maravilhoso, filme terrível. Q

    http://livrinhoseeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amiga nunca tive interesse de ler esse livro A Hospedeira, principalmente quando saiu o filme.
    Nem vi pra falar a verdade e nem sei do que se trata direito. Só fiquei sabendo um pouco sobre o que você escreveu ai, mas fora isso, nada mesmo.

    E olha que você escreveu bastante mesmo em ?? (risos) Pelo jeito vocÊ gostou bastante do livro, porque nunca vi um texto de livro desse tamanho hehehe...Mas ficou bom, como tudo que você faz =]

    Se cuida amiga e tenha uma boa semana

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa simplesmente adorei linda!!!
    Concerteza eu vou ler ele. Porque ele se encaixa no meu desafio literário desse mês.
    Beijos
    meugrandemundodelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a forma como você descreveu os personagens! Deu até saudade!!! Vou voltar a ler, com certeza! Beijos, Miliza

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aline.
    O meu chegou hoje! ÊÊÊÊ! \o/
    Mega ansiosa pra ler! Toamara que eu goste tanto quanto você. ;)

    Não aguentei de saudade do blog e voltei. Nem deu pra respirar hahaha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, adorei a sua resenha e como o livro ficou super colorido né? Esse livro é muito especial para mim e acho a história maravilhosa. Vai ver nos cinemas agora? Beijos, Fê P.s: Não tem como te esquecer =)

    ResponderExcluir
  8. Sério que t achas feia? Eu gosto muito! E inclusive escolhi o cartaz do filme que se assemelha a capa para falar do filme no blog.

    Eu adorei esse livro. Achei incrível e quero muito reler, porque é um daqueles livros cheio de detalhes que te permitem refletir sobre diversos assuntos e que é impossível notá-los ou se dedicar a eles de uma única vez.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu amei demais esse livro, eu não estava esperando que fosse me agradar tanto, que eu iria me apaixonar pelos personagens, pelo Ian principalmente, e pela narrativa, foi uma dos melhores livros que li em 2011. Que bom que gostou da história, e quantas marcações, hein.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com você no quesito História, mas quanto a nrrativa eu simplesmente acho ela super travada, talvez seja por conta de crepúsculo, mas enfim, gosto não se discute (minha mãe vive falando).

    ADorei o livro, quero ver o filme logo.

    Beijos e boa noite!
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie amiga, tudo bem com você ?
    Passando para dizer que tá cheio de novidade em meu blog. Quando puder passa por lá tá ?

    Outra coisa, você tá com outra foto na imagem de seguidora não tá ?? É que estou fazendo uma limpa aqui e queria saber para não deletar errado (risos)

    beijinhos linda e se cuida =]]]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu sou super fã de Crepúsculo e adoro essas estórias assim! Mas não sei por qual motivo ainda não li A Hospedeira! E olha que já cansei de encontrá-lo por 9,90 no Submarino! hahaha Vou ver se dou uma chance, agora que o filme foi lançado!

    Estou seguindo o blog!

    Beijos,
    http://cute-indeed.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. JURA:????? @@
    Eu gostei da capa ^^
    Amei o livro também, e confesso que me emocionei muito, e chorei.
    A parte que ela descobre o que o doutor está fazendo com as almas me fez chorar... chorei pelo ódio, pela intolerância, pelo pré-conceito... isso é metáfora para a realidade. Esse livro doeu em mim mas amei... o filme ficou show *-*

    ResponderExcluir
  14. Oi flor! Desculpa pela demora pra visitar seu blog, mas voltei da viagem e logo minhas aulas já começaram.
    Eu adoro esse livro mas demorei muuuito pra ler, achava o começo muito chato, não me animava, mas quando peguei gosto, não conseguia desgrudar. Eu não acho essa capa feia, mas também não é bonita, é interessante... kkkk
    Agora preciso assistir o filme!
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Nossa, quantos quotes! O_O
    Eu também gostei muito de "A Hospedeira". Sou fã da Meyer e este livro foi uma surpresa.
    Diferentemente de você, esse livro não entrou para os meus favoritos, mas foi uma ótima leitura e me agradou.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    P.S.: Eu não acho a capa feia. Acho-a linda. rs
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Lili, eu também gostei muuuuuuito desse livro! Acho que ele merecia ser mais famoso que crepúsculo. Estou morta de curiosidade pra ver como ficou o filme *-*

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  17. Eu me lembro que gostei bastante do livro... ele é um pouco lentinho no começo mas foi uma ótima leitura (li em 2010 acho :p)
    Adorei a tua resenha e te entendo perfeitamente quando você disse que quando gostamos queremos falar e falar para sempre =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline!

    Adorei a resenha! Já li esse livro há algum tempo, mas tinha um pouco de preconceito em relação a ele, achava que a história não era legal. Foi uma surpresa quando li e me apaixonei pelos personagens e pela narrativa, ele é um dos meus favoritos e me emocionou bastante. ;)

    Beijos!

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  19. Aline, parabéns amiga! Tu arrasa sempre!! Comprei o livro e estou na maior fome, lendo!! hahahah... Obrigada!! Bjo e saudades!!!

    ResponderExcluir