Carrie, A Estranha - Stephen King


Autor: Stephen King
Editora: Objetiva 
(Ponto de leitura)
2009
- 291 págs

A tempos tinha curiosidade em ler algum livro do Stephen King, mas não tinha tido oportunidade. Mas meses atrás estava na Saraiva "só olhando" quando encontrei esse volume com desconto, ele é uma edição de bolso, mas para minha alegria com letras em um ótimo tamanho, então comprei e em outubro iniciei sua leitura, mas só pude trazer a resenha para vocês agora, espero que leiam e deixem suas opiniões.
Acredito que assim como eu, muitos já viram o filme então ao ler a história não encontrei grandes novidades, mas os detalhes me fizeram perceber a perspectiva dos fatos pelo ângulo de Carrie e assim pude me senti no lugar dela, confesso que foi tenso e revoltante.

A narrativa do livro é feita através de um quebra-cabeça onde um jornalista junta tudo referente a investigação policial com depoimentos e transcrições de jornais e revistas da época dos ocorridos envolvendo todos da pequena cidade onde Carrie morou. Acredito que o autor organizou a história desse jeito para que o leitor tivesse a impressão de que estava lendo uma história real e não de ficção. 
A história se passa no final dos anos setenta, nela conhecemos a vida da jovem Carrie de 16 anos que sofre com o fanatismo religioso da mãe desde pequena e sofre bullying na escola por ser esquisita. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a história de vida da Margaret (mãe de Carrie), uma pessoa louca que acredita que tudo é pecado e coisa do demônio. Essa mulher conseguiu destruir primeiro psicologicamente e depois fisicamente todas as oportunidades que sua filha poderia ter de ser feliz. A questão da Carrie ter o poder da telecinese (mover coisas com o poder do pensamento) só dificultou sua vida porque sua mãe usava esse dom paranormal como prova para dizer que Carrie era enviada do demônio. 
Imagine uma criança crescer numa casa onde a mãe que deveria preparar ela para viver de forma independente e sadia na sociedade, só a assusta falando das coisas ruins do mundo e do Deus que castiga quem não segue seus ensinamentos mais radicais??? Para completar essa criança tem poderes que desconhece e que a assustam porque sempre acontece quando ela está mais nervosa.
Acredito que todas as confusões e tragédias que Carrie se envolveu poderiam ter sido evitadas se ela tivesse tido uma vida familiar saudável ou no mínimo normal.

Esse livro vale muito a pena ser lido por todos que gostam de suspense psicológico com toques de terror. E claro é uma ótima leitura para quem gosta de analisar enredos por vários ângulos e ter a oportunidade de tirar conclusões que poderá levar para o dia-a-dia em sociedade. Acredito que uma das coisas que a história quis passar foi que pessoas com poderes paranormais não são os monstros que parecem ser, mas sim as pessoas aparentemente "normais" que com suas loucuras e conflitos pessoais é que realmente são capazes que criar monstros. Fica a dica de uma leitura no mínimo intrigante!!!

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

13 comentários:

  1. Nossa, que livro. Admito que me falta coragem para ler esse livro, não sei se um dia vou conseguir.

    TEM TAG PARA VOCÊ LÁ NO BLOG.
    Beijos!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  2. Amo esse livro. Estou ansiosa para conferir o remake nos cinemas. Adorei a resenha amiga. Esse livro vale muito a pena ser lido mesmo para quem curte um bom thriller de suspense e terror. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Um clássico delicioso hahahaha aconselho muito também o primeiro filme *-* Pra quem curte um terror cult é perfeito! o//

    www.umgoledeutopia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Aline, boa tarde ^-^
    Tenho muita vontade de ler um livro do Stephen King; esse me parece interessante. Nunca assisti o filme por não gostar de terror, mas acho que não teria problema em ler um livro de terror (ou não, vai saber :P). Gostei mesmo da premissa do livro, de "analisar" essa imagem de pessoas com poderes sobrenaturais e tals.
    Amei a resenha.
    Beijinhos e obrigada pela dica de leitura.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline!
    Incrível este livro, né?
    Assim como você, eu curti muito a leitura deste livro. O King se tornou um King para mim mesmo, após a leitura deste e de outros livros que li dele.
    Eu adorei toda a trama e a forma como o autor desenvolveu a história. É realmente maravilhoso.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Quando assisti ao filme não fazia ideia que era baseado em um livro de Stephen King e pensei "poxa, se o filme é assim então o livro deve ser fantástico!". Pela sua resenha acho que estava certo. Infelizmente não tive chances de ler nenhum livro desse autor e quando a Saraiva (site) entrou em promoção que fui comprar já tinha esgotado o estoque :/
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo ele no momento e estou completamente viciada na narrativa do livro.
    Não me lembro muito bem do filme, acho que não cheguei a vê ele todo, mais assim que terminar de ler o livro irei com certeza conferir o filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinham ouvido falar desse autor, o livro parece ser muito interessante, com certeza vou conferir!

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito do filme. Ainda pretendo ler o livro, parece interessante essa maneira que o autor o escreveu.

    Ótima resenha!

    Beijos,

    Carol
    www.portaoazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Tenho vontade de ler algo do Stephen King, mas não sou muito fã do gênero que ele escreve.
    Também acho a escrita dele muito pesada para minha idade.
    ótima resenha!
    bjs
    whoisllara.com

    ResponderExcluir
  12. Adoroo Stephen King! Atualmente estou lendo Sob a Redoma dele, e tbm é ótimo! Esses dias tbm estava nas americanas "só olhando" quando achei três livros dele por dez reais e acabei comprando tbm hahaha mas Carrie, a estranha com certeza está na minha lista, adoro terror psicológico! hahaha beeijo!

    ResponderExcluir
  13. EU AMO ESSE LIVRO. Fiz até post sobre ele e sobre os filmes, adoro reler, pois acho curtinho até, quando li fiquei extasiada. Quando vi o link lá no outro post, quis logo vim conferir essa resenha
    bjs

    ResponderExcluir