Nárnia #5 - A Viagem do Peregrino da Alvorada



Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes
2009
117 págs.

A cada livro que leio dessa série me apaixono mais pela escrita envolvente, clara e objetiva do Lewis.
Nesse livro os personagens de Pedro e Susana já não aparecem, são citados pelos irmãos rapidamente, já que eles não são mais considerados crianças para estar em Nárnia, quer dizer, a explicação é dada como se eles tivessem que focar nas aventuras em seu mundo, no caso a terra - Inglaterra. Por isso além de Edmundo e Lúcia, um novo personagem é acrescentado a trama, Eustáquio, primo deles, personagem esse que amadurecerá bastante depois de passar por muitas aventuras em Nárnia.

Nessa aventura Edmundo, Lúcia e Eustáquio chegam a Nárnia após serem sugados para dentro de um quadro com a pintura do Peregrino da Alvorada e são salvos do mar pelo jovem Rei Caspian e sua tripulação. E são informados da situação atual em Nárnia:

"No dia da minha coroação, com a aprovação de Aslam, jurei que se um dia estabelecesse a paz em Nárnia navegaria durante um ano para encontrar os amigos do meu pai, ou ter a certeza da morte deles e vingá-los caso pudesse. Seus nomes eram lorde Revilian, lorde Bern, lorde Argos, lorde Mavramorn, lorde Octasiano, lorde Restimar e lorde Rupe." Pág. 411

Então essa história tem como cenário o barco Peregrino da Alvorada, os mares e as ilhas que eles encontram ao longo do caminho. Em cada ilha uma aventura cheia de perigos e aprendizados, contato com povos diferentes e seres mágicos (magos, doendes, sereias entre outros). Achei interessante que durante esse desbravamento dos mares e ilhas desconhecidos eles foram criando os primeiros mapas náuticos de Nárnia (lembrei-me das grandes navegações, as descobertas que elas proporcionaram, as teorias sobre a terra ser plana ou redonda. Muito interessante esse assunto, sempre gostei).

Na primeira ilha que eles foram acabaram encontrando um dos lordes que o Rei Caspian procurava e por isso ele teve esperança de encontrar os outros seis fidalgos ao longo de sua viagem. E foi informado que no fim do mundo ele poderia encontrar o país de Aslam, local onde existiam "ondas de um mar sem terras que rodava perpetuamente  em torno da crosta do mundo." Pág. 430

"Exatamente como imaginei: o mundo é uma grande mesa redonda, e as águas de todos os oceanos vão caindo da borda da mesa. O navio ficará suspenso por um momento na orla da Terra e, depois, sempre para baixo, para baixo, a queda, a velocidade ... E o que estará nos esperando lá no fundo? O País de Aslam, talvez." Pág. 507

Por fim Edmundo, Lúcia e Eustáquio descobrem que precisam voltar e ficar mais próximos do seu próprio mundo e que Aslam também está presente lá, mas com outro nome e que eles precisarão descobrir qual é e conhecê-lo melhor. Percebem que tudo que viveram e aprenderam em Nárnia serviu para que eles pudessem crescer com valores morais e se tornassem pessoas do bem que ajudarão seu mundo a melhorar cada vez mais.

Foi muito satisfatória acompanhar mais essa aventura que teve gostinho de final de série, mas no volume único ainda temos duas histórias, não sei quem serão os personagens mas já estou curiosa. Enfim fica a dica de uma história leve, rápida e objetiva e claro cheia de aprendizados para os personagens e leitores.



Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!???

6 comentários:

  1. Gostei dessa capa, eu não conhecia essa.
    Costumo acompanhar os filmes, nunca li nenhum livro e também não tenho muita vontade.

    http://dreams-in-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Que bom que você gostou da leitura! Eu não sabia que há mais duas histórias e agora estou curiosa para saber.
    Sua meta de ler o volume único me inspirou a ler também. Tenho esse livro há um ano, mas ainda não senti aquela vontade de lê-lo sabe? Vou colocá-lo como meta para o próximo ano, pois este eu sei que não terei tempo rs.
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!
    Como é bom rever todas as histórias das Crônicas de Nárnia através das suas resenhas, essa é uma das minhas histórias favoritas. A narrativa do Lewis realmente encanta e gostaria muito de poder reler o livro todo... mas o que me falta é tempo.

    Beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Amiga!
    Eu já li todo este livro volume único d'As Crônicas de Nárnia e não curti muito. Achei a leitura boba, sabe? Inclusive lembro vagamente das histórias. Lembrei-me um pouco mais desta agora, após ler sua resenha.
    Fico feliz que tenha gostado. Isso é sempre bom.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ni.

    Nossa eu não sei como ainda não li a série.
    Quando vi o filme, infelizmente nem sabia que era livro, e acho que por fim assistir os filmes acabou me tirando um pouco a vontade de ler, mesmo tendo gostado muito dos filmes.

    Sua resenha me encantou e me fez ter vontade de ler. Quem sabe em algum momento? Minha fila aumenta cada dia mais e não sei o que fazer rs.
    Precisava de um ano em casa para dar conta de ler tudo, e mesmo assim não seria o suficiente pq sei que apareceriam mais livros kkkk.

    Beijosss Fer

    ResponderExcluir