Avaliação das metas estabelecidas em 2014!!!


Oi gente linda, tudo bem??? Não sei vocês mas eu todo fim de ano costumo refletir sobre as metas estabelecidas no início do ano e analisar como foi meu desempenho; aqui no blog não poderia ser diferente, então convido vocês a acompanhar minhas conclusões sobre meu ano de leitura.


Antes de mais nada quero relembrar vocês que apesar de eu ter prometido não participar de desafios literários propostos por outros blogs, para assim tentar diminuir a pilha de não lidos, acabei estipulando muitas metas e agora percebo que algumas foram deixadas de lado. Vamos a elas:

* Clássicos - acredito que esse ano não li nenhum dos clássicos que me propus =(
Desafio 12 clássicos em um ano  pensei que seria fácil ler um por mês, mas simplesmente não tive vontade. 

Hoje percebo que esse tipo de livro deve ser lido quando der vontade, caso contrário ele não flui como deveria. Então não vou mais estipular essa meta aqui no blog, mas aos poucos pretendo ler os que já tenho na minha estante. Então fiquem ligados que a qualquer momento poderemos ter resenhas das obras primas nacionais e mundiais.

* Livros nacionais - essa foi uma das metas que mais me envolvi e tive sucesso. Desde o início do blog valorizo os autores nacionais, mas esse ano foram tantos livros bons sendo lançados e com ótimas promoções nos sites que não pude deixar de aproveitar. Foram aproximadamente 23 lidos.

* Livros grossos - analisando os livros que ainda estão na minha pilha de livros para ler percebi que muitos são volumes grossos e alguns fazem parte dos mais antigos na minha estante.
Quem tem medo de livros grossos???  Por isso decidir combater o medo e ler os mesmos, mas na correria para cumprir metas e ler livros de parceria eles mais uma vez ficaram esquecidos. Acredito que apenas três foram lidos, mas eles nem eram tão grossos assim.



* Séries - no caso a meta era não comprar novas séries antes de ler as que já tenho. Acredito que de certo modo tive sucesso nessa determinação. Consegui concluir a leitura da série Fallen, as séries Feios e Estilhaça-me estão praticamente concluídas, faltando só um livro (verei se consigo ler nessas últimas semanas). Além dessas dei continuidade a leitura das séries da Lisa Kleypas, Julia Quinn, Nora Roberts e Jessica Spotswood, algumas dessas faltando apenas um livro para conclusão.

* Nárnia - volume único - considero essa meta mais que concluída, porque estou lendo a última crônica e devo resenhar em breve.

* Contos lidos - foram aproximadamente 17 contos lidos esse ano, achei uma experiência válida para conhecer novos autores e textos objetivos e rápidos.

* 10 livros para ler em 2014 - Estabeleci essa meta em novembro, mas não consegui ler nem a metade dos escolhidos por falta de concentração, =( mas pretendo ler os mesmos no primeiro semestre de 2015.

Enfim analisando todos esses pontos percebo que indiretamente essas metas serão mantidas no próximo ano, mas informalmente. Preciso me sentir livre para ler o que sentir vontade, tenho muita coisa boa na estante, afinal foi um investimento consciente e agora estou saboreando o mesmo.
Pretendo manter um consumo consciente em 2015 e claro investir em livros que realmente deseje.



É isso gente espero que tenham gostado de acompanhar minha análise e me avisem caso fizerem algo semelhante. Estou feliz com meu ano de 2014, consumi menos e consegui ler muita coisa boa.

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

14 comentários:

  1. Que pena que você não conseguiu atingir todas as suas metas Aline! Mas acho que você está coberta de razão, os clássicos, e não só estes como qualquer outro tipo de livro, devem ser lidos quando a pessoa se sentir confortável, estar preparada para a história.
    Eu não sei você se irá fazer metas de novo para 2015 (nossa, ainda estou em agosto!) mas as suas me animaram e pretendo criar ou me inspirar em algumas.
    Beijo!

    lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline! Mesmo que você não tenha atingido todas as suas metas, o importante é que você leu! \o/ Lisa Kleypas, Julia Quinn e Nora Roberts são muito amoooor, adoro já li quase tudo o que tem pra ler da Lisa e sou apaixonada pela escrita dela, quanto a sua meta dos clássicos, eu concordo com você que você deve ler quando você tiver vontade, já é um gênero que sem querer a gente já pensa que vai achar chato e acaba postergando tudo, inconscientemente, comece por um que te deixe muito curiosa e torce pra leitura fluir ;) que 2015 traga muitos livros! beijos http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline! Que ótimo que conseguiu adquirir poucos mas ótimos livros durante o ano... algumas séries que pretendia terminar esse ano eu não consegui... mas pelo menos Feios eu terminei.. haha

    O Ano de 2014 não foi para mim... tive muitos problemas e dúvidas, fiquei muito confusa em todas as áreas da minha vida e a leitura ficou meio esquecida. Espero que em 2015 eu consiga tirar o atraso.. não pretendo comprar nenhum NENHUM livro nesse ano e ler somente os que já possuo...

    Adorei acompanhar sua avaliação dos desafios e metas...
    beijos querida
    http://garotanaalcateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    As minhas metas esse ano também não foram lá essas coisas. Como estava em ano de vestibular, tive que abrir mão da leitura por prazer e me dedicar a ler mais clássicos. Apesar disso, eu estava animada para esse tipo de leitura, então acabou que deu certo. Como você, eu também acho que clássicos precisam ser lidos quando estamos realmente com vontade, senão seria apenas uma perda de tempo e a não apreciação verdadeira do livro.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  5. Olá! Minha única meta era ler 100 livros, mas não consegui cumprir, o início do ano foi ótimo com relação a leitura, mas o fim foi péssimo, pretendo dar um gás nas férias.

    http://www.whoisllara.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline.. Sinceramente não consigo ver como não participar de outros desafios de blogs atrapalham ja que a ideia é diminuir sua pilha de nao lidos e nao ir lá e comprar um novo para encaixar na categoria mas enfim.. Mesmo não concluindo todos os desafios vc leu bastante! Clássicos tb li e vou tentar mudar isso em 2015.. Ainda estou oensando nas minhas metas para o ano q vem..
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga essa questão dos desafios me atrapalha pq me limita a ler o que eles querem e não o que estou com vontade entendes!!!

      Excluir
  7. Oi amiga,
    Eu sei como é difícil criar certas metas e concordo em se manter livre na escolha. Leio porque gosto e não por obrigação. Então acho que devemos, sim, colocar metas, mas aquelas que iremos ter prazer em cumpri-las, afinal, a leitura é um momento de lazer para mim.
    Também li mais livros nacionais este ano e estou adorando conhecer os autores nacionais!!
    Ainda não sei se conseguirei fazer essa reflexão no blog, mas com certeza farei o post das minhas melhores leituras do ano! Meu tempo continua corrido e agora fiquei doente. Mas, já já tudo se ajeita :)
    Parabéns pela leitura das Crônicas de Nárnia, está quase acabando! Este é um livro que pretendo começar a ler ano que vem ;)
    Beijoss,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Aline!
    Parece que foi ontem que ouvi você falando "esse ano lerei Nárnia" e não é que deu certo? hahahaha Você está de parabéns, conseguiu cumprir a maioria de suas metas, se fosse eu a me propôr fazer esses desafios não sei se cumpriria, ou totalmente indecisa e já mudei minha meta de leitura milhões de vezes durante o ano, então esse tipo de desafio não é pra mim, mas aprecio muito quem se propõe a fazê-los.
    Algo que tbm fiz esse ano foi ler livros grossos, e posso dizer que essa eu consegui! Li alguns enooormes e que realmente foram ótimos e não me arrependo!
    Uma coisa que tbm adoraria ter feito e não fiz, assim como vc, foi ler mais clássicos. Minha meta eram clássicos mundiais, já li mtos nacionais na época do ensino médio, e para falar a verdade não fazem meu estilo, mas nem os mundiais consegui! São tantos livros que quero ler uqe às vezes penso que ficarei louca! kkkkkk
    Mas em uma coisa você está certa: nada de ficar propondo desafios, temos que ler quando temos vontade, senão a leitura não flui do jeito que é para ser.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Hey flor!
    Eu me identifiquei com você agora haha! Eu sou o tipo de pessoa que estabelece várias metas, mas deixo de cumpri-las por falta de vontade :/ Acho que de vez em quando, algumas metas fazem bem e te deixam com aquela sensação de "missão cumprida", mas outras não são tão necessárias e acabam tirando um pouco daquela sensação gostosa de ler um livro...

    Beijos e um bom 2015!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, amiga!
    Eu adorei essa avaliação! Eu estipulei uma única meta para 2014 e não gosto de participar de metas e desafios porque acabo me sentido obrigada a ler e não consigo cumprir. 2014 foi um ótimo ano de leituras e espero que 2015 seja ainda melhor! ;)

    Beijos,

    Rafa [ Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  11. Oi flor, tudo bem?
    Assim como você eu também estabeleci algumas metas durante o ano, mas a gente sempre acaba colocando alguns livros na frente e esquecemos de outros né? rsrs
    Mas principalmente com os livros nacionais você arrasou hein! :)
    Eu também tentei finalizar As Crônicas de Nárnia esse ano e até estava na mesma crônica que você lembra? Mas acabei deixando de lado e acho que só vou terminar no começo do ano que vem. rsrs
    Enfim, de qualquer forma, lendo o que você colocou como meta ou não, o que importa é que você teve leituras ótimas e isso é o que vale a pena!
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ni.

    Eu sempre faço metas, mas infelizmente nem sempre consigo cumpri-las.
    Nossa sinceramente eu também não consigo muito ler clássicos, admiro quem faz. Tenho alguns na minha estante também, mas eles nunca me chamam, rs, infelizmente.

    Ahh com nacionais também estou mega feliz, minha leituras praticamente giram em torno deles. Não quer dizer que vou deixar de ler livros estrangeiros, não. Mas como você mesma disse com tantos livros bons nacionais saindo fica impossível não ler.

    Quanto a livros grossos, não tenho muitos na estante. E acho que não tenho muita preguiça desde que a história me chame atenção. Li o primeiro da série Millenium, e não li os demais, mas acho que o problema não é tamanho. Li um esse ano com mais de 700 páginas. rs.

    Séries também são um problema para mim, estou com várias. Mas também fiz a mesma meta que você, comprar não compro mais enquanto não terminar as que tenho aqui. Só compro o que preciso exatamente para terminar as que tenho. Mas ano que vem, essa vai ser uma grande meta mesmo. Não comprar séries a menos que estejam completas rs.

    Contos também preciso ler mais. E também estão na minha meta do ano que vem rs.

    Ni de forma geral acho que sua meta foi sim quase completa. Fazer tudo é impossivel, afinal sempre aparecem algumas coisas para desviarmos do caminho.

    Espero que 2015 traga ainda mais leituras maravilhosas para você.

    Beijoss Fer

    ResponderExcluir
  13. Essa coisa de não cumprir metas faz parte da vida :( São tantos livros lançados e tanta informação para todo lado que admiro quem consegue! No meu caso, tô estabelecendo metas muito pouco ambiciosas, mais a ver com 'desestacionar livros" da estante do que desafios propriamente ditos. Enfim, feliz ano novo adiantado!

    ResponderExcluir