P.S. Eu te amo - Cecelia Ahern


Existem amores que duram mais que uma vida!!!
Autora: Cecelia Ahern   
Editora: Novo  Conceito 
2012
365 págs


Para quem ama o filme (assim como eu) e ainda não leu o livro garanto que vale a pena porque ele é maravilhoso, como sempre tem muito mais detalhes e informações que o filme além do desenrolar da história ser diferente (fiquei surpresa com isso). Adorei cada detalhe.
 
Nesse livro conhecemos a história de Holly e Gerry, amigos de infância que estão juntos e felizes a quinze anos, mas uma doença acaba levando Gerry e Holly se vê viúva antes dos 30 anos. Dessa forma iremos acompanhar toda trajetória de Holly para superar essa perda arrasadora. E ela contará com a ajuda de seus amigos, familiares e para sua surpresa de Gerry também. 
 
Conhecendo Holly muito bem, Gerry passa seus últimos momentos de vida bolando um plano para ajudar sua esposa a dar os primeiros passos após sua partida, não permitindo que ela se entregue a dor e a desesperança. Ele escreve nove cartas, elas devem ser lidas a cada inicio de mês, nelas ele sugere que Holly faça coisas que são necessárias para que ela retome sua vida, mesmo sem ele. Ele tinha certeza que após esses meses de ajuda Holly estaria pronta para seguir tomando suas próprias decisões e se permitindo se feliz novamente.

"Não se preocupe com essas pessoas que dizem que você deve voltar ao normal em um ou dois meses. O Luto faz parte do processo de ajudar a si mesma." pág. 20 

"Você me disse a pouco tempo que não conseguiria continuar sozinha. Mas você consegue, sim, Holly. Você é forte, corajosa e vai conseguir passar por isso. Vivemos coisas lindas juntos e você fez a minha vida. Não tenho arrependimentos. Mas sou apenas um capítulo de sua vida, muitos outros virão. Guarde nossas lindas lembranças, mas por favor, não tenha medo de criar outras." pág.29

Espero nunca passar pelo que Holly passou porque a dor de perder sua alma gêmea deve ser sufocante e como ela mesmo demonstra no inicio da história paralisante, torturante e desmotivante. Mas como tudo na vida precisamos aprender a refletir sobre o que fica de bom e lembrar que o que não nos mata nos fortalece. E Holly consegue viver seu luto e vai aos poucos com a ajuda de todos retomando sua vida e percebendo que não precisa esquecer do Gerry para continuar vivendo, nem precisa parar de viver para provar a todos que ainda o ama.

"Holly não tinha a pior família do mundo, mas eles formavam um grupo estranho. As grandes diferenças de personalidade costumavam gerar discussões nos momentos mais inadequados, ou, como os pais costumavam dizer, "brigas pesadas". Eles sabiam se dar bem, mas isso acontecia quando todos se comprometiam de fato." pág. 39

Uma coisa que chamou minha atenção nessa história foi que após Holly perceber que não conseguiria superar sua dor sozinha ela se permite reaproximar da família e isso acabou ajudando todos nessa fase difícil e ainda os fez ficarem mais unidos. Ela também teve a oportunidade de ter ao seu lado só os que realmente se importavam com ela e com sua dor, os "amigos"-colegas se afastaram. Suas melhores amigas são praticamente irmãs que fazem o impossível para reerguê-la e vibram quando ela começa a reagir e reconquistar seu espaço no mundo.


"Seu marido havia morrido quando os dois ainda se amavam muito, e ela não podia esquecer esse amor só porque ele não estava mais por perto. Ainda se sentia casada e beber um café com aquele homem seria como traição a seu marido. Seu coração, sua alma e mente ainda pertenciam a Gerry." pág.144 

Claro que alguns homens interessantes aparecem no caminho de Holly, mas nenhum deles conseguiu superar Gerry, além disso Holly não se sentia preparada para abrir seu coração, mas com o tempo ela perceberá que na hora certa ela reaprenderá a ser feliz.

"Não tenha medo de se apaixonar de novo. Abra seu coração e siga por onde ele levar ... E lembre-se de mirar a Lua ... P.S. Eu sempre te amarei ..." pág. 337

Para aqueles que gostam de uma leitura onde a protagonista sofre e aprende com sua dor, reaprende a viver e a valorizar as pequenas coisas da vida além dos seus amigos, familiares e claro a si mesmo; esse é o livro indicado e não pense que ficará triste lendo essa história, porque Holly se envolve em cada situação hilária que você acaba se divertindo com as peripécias dela, além claro que refletir muito sobre tudo que ela vivencia. Fica a dica de uma leitura marcante!!! 




Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

16 comentários:

  1. Putz, eu não curto muito sofrimento não, mesmo quando se aprende com a dor, então acho que não leria nem veria o filme.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Ai Aline, esse livro parece ser absurdamente lindo. Peguei ele na biblioteca e deve ser uma de minhas próximas leituras. Acho que vou gostar tanto quanto você, deve ser marcante mesmo.
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Depois de ter me apaixonado pelo filme, eu me apaixonei ainda mais pelo livro. Sério, é uma história encantadora, vale muito a pena ser lida!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!
    Assisti o filme há um bom tempo e lembro que não gostei muito. Acho que eu era muito nova quando vi e não consegui entender que ela não só pode, como deve, retomar a vida amorosa depois da perda. Claro que não penso mais assim, nós amadurecemos e entendemos que é preciso buscar uma forma de voltar a ser feliz.
    Tenho vontade de ler esse livro, pois adoro a escrita da autora, mas vou esperar o momento adequado. ;)
    Beijos amiga,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei a sensibilidade da sua resenha, confesso que não foi das minhas histórias de amor favoritas, mas certamente nos faz refletir muito sobre o processo de perda, luto e como é preciso seguir adiante, mas que cada pessoa tem seu tempo diferente. Acho que o sofrimento precisa, sim, ser sentido. Ninguém pode simplesmente fingir que nada aconteceu ou acelerar um processo de cicatrização na alma...
    Você escolheu trechos particularmente doces e que mostram o valor de um grande amor...
    No mais, eu também adorei o filme quando o vi.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Acredita que nunca li esse livro e nem assisti ao filme? Não sou muito de livros de romance e eles não me chamam a atenção. Mas esse eu sempre tive interesse em ler e agora mais ainda.
    Espero ter a oportunidade e fico feliz em saber que o livro não é só tristeza.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu amono filme e tenho o livro em.casa, porém ainda não li. Mas com certeza irei fazer isso em breve depois dessa resenha maravilhosa. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é MARAVILHOSO! E sua resenha consegue refletir bem as particularidades da trama. É realmente marcante, com uma junção de temas importantes em meio a dor da perda e superação. Impossível não rir,chorara e aprender com a Holly, sua família e amigas. *-* Só amor.

    Abraços,
    www.universoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiie
    Eu não assisti o filme, somente li o livro e assim achei bom e nada mais. Me irrite com o luto da Holly, achei meio cansativo a leitura tbm. Foi uma leitura agradável e ponto
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho que esse é o único livro da autora que eu nunca tive a menor vontade de ler. O enredo não me atrai muito e depois de ver o filme eu fiquei bastante decepcionada.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi ALinee!
    Não li o livro mas já vi o filme, concordo c vc é um livro/filme para aprendermos a dar valor aos bons momentos com pessoas que amamos!
    Tenho certo preconceito em ler algo q já vi o filme =/
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não tenho nem palavras para descrever o carinho que tenho por essa história tão bonita, eu amo muito tanto o livro quanto o filme, adorei o post!

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  13. Olá... tudo bem?
    O livro realmente deve conter muito mais detalhes da história do que o filme, porém eu não tenho pretensão de ler o livro... já assisti o filme diversas vezes e chorei todas porque a história é realmente muito linda, daquelas que você começa a assistir e quando termina quer assistir de novo e de novo... fico imaginando se existe mais alguns Gerrys desses capaz de transformar a vida de uma mulher mesmo depois da morte... adorei a sua resenha... não sei se ando sensível demais, os quotes me deixaram emocionada aqui... xero!

    ResponderExcluir
  14. Lindo, lindo, lindo! Simplesmente.
    Foi a primeira obra da Cecelia Ahern que conheci e uma das mais tocantes até hoje. Cheia de citações lindas e com uma capacidade enorme de me fazer chorar.

    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Eu assisti ao filme antes do livro, mas confesso que não consegui gostar da história. Depois da leitura, confesso que a história não me cativou como aconteceu com a maioria dos leitores. Eu acho a história triste e inspiradora, mas a Holly é muito chata. Claro que ela perdeu o marido, mas não consegui gostar dela.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline..
    Ah, como eu amo esse filme. Não tive a a oportunidade de ler o livro ainda, porém tenho vontade. Que bom que é ainda melhor, sempre tem mais detalhes mesmo. Adoro protagonistas que sofrem e amadurecem com a dor. Uma ótima dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir