Opinião: Ler e Resenhar!!!!

 
  (Fonte da imagem: Google)

Oi gente bonita como vocês estão!!!??? Espero que ótimos. Hoje resolvi trazer aquela coluna do meu blog onde costumo dar minha opinião sobre algo que me chamou atenção, seja na blogsfera ou em outro espaço.
 
E foi observando os hábitos de algumas das blogueiras que conheço que parei para pensar o porque algumas delas costumam ler vários livros por mês, mas não fazem as devidas resenhas. Acredito que cada uma deve ter seus motivos e quem sou eu para julgar, estou apenas desabafando. 

No meu caso desde que comecei a blogar acredito que só não resenhei alguns poucos livros de autoajuda que li, mas todos os outros trago pelo menos minha opinião.  Ao criar o blog literário minha intenção foi compartilhar com meus leitores e seguidores minha paixão e todo meu envolvimento com os livros e por isso não vejo sentido em ler algo e não dividir com vocês minha opinião sobre ele. Além disso ao fazer uma resenha tenho como controlar melhor minha lista de livros lidos e no futuro se eu precisar terei como resgatar/relembrar minha opinião sobre a leitura (ótimo no caso de livros que fazem parte de séries que demoram a ser lançados).
 
Mas claro que para manter esse ritmo de leitura e resenha o ato de ler acaba sendo alterado, quer dizer, em alguns livros sinto a necessidade de ir fazendo anotações ao longo da leitura e claro que isso deixa a mesma mais lenta. Mas tudo é questão de hábito e cabe a cada pessoa encontrar a melhor maneira de ler e manter seu compromisso de compartilhar sua opinião com os seguidores do seu blog. Enfim penso que se o blogueiro não pretende resenhar todos os livros que lê deverá deixar claro para seus leitores, porque já vi muitos casos que prometem trazer a opinião e nunca o fazem, fico triste como leitora. 

Espero ter sido clara e objetiva no meu desabafo e quero saber a opinião de vocês sobre o assunto ok!!!??? Falem para mim se costumam resenhar tudo que leem ou se selecionam o que irão postar em seu blog!!!???

 
(Fonte da imagem: Google)

Vejam aqui outras colunas de opinião: 


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

11 comentários:

  1. Oi amiga!
    Parece que este post foi pra mim rs. Infelizmente não consigo resenhar todos os livros que leio. Às vezes preciso priorizar outros posts no blog e ainda não consegui me organizar para resenhar todos os livros.
    Concordo com você e acho que os blogueiros precisam compartilhar suas opiniões com os leitores, sejam elas boas ou não, e prometo que vou melhorar neste quesito viu :)
    Beijos :-*

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga!
    Eu tenho uma velocidade diferente para leitura e escrita. Eu leio muito rápido, mas acabo não conseguindo escrever na mesma velocidade isso porque tenho um problema série de perfeccionismo exagerado. Eu escrevo as resenhas, mas para liberá-las preciso me convencer de que estão realmente boas, reviso e escrevo um monte de vezes. Por isso acabo não conseguindo resenhas todas as leituras.
    Em outros casos perco a vontade de falar sobre determinado livro, isso aconteceu com a trilogia Cinquenta Tons de Cinza, eu li a série toda gostei dos livros, mas não senti vontade de escrever sobre eles. Agora eu faço uma seleção daquelas leituras que tenho vontade de comentar e programo a agenda do blog de acordo com elas.
    Adorei o post! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, tudo bem?
    Olha...te confesso que quando vejo um comentário seu lá no bloguito fico tão feliz, pois sua opinião sempre vai me ser construtiva...a casa é sua!
    Tudo que eu leio eu resenho para o blog, por isso nem sempre tenho tantas resenhas, pois devido a outros afazeres (casa, trabalho, pós...enfim.....) acaba que só leio um ou dois por semana, dois se forem fininho e rápidos....na maioria das vezes rola de eu ler só um mesmo. Daí sempre resenho....mas as vezes escrever uma resenha decente demora né?.....Eu sempre marco os "quotes" com post it, não costumo fazer anotações nos livros não....o que eu faço quase sempre é rascunhar a resenha num caderno e ir melhorando a escrita quando digito para o blog. Eu sou meio chata kkkkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também faço anotações ao longo da leitura em um caderno =)

      Excluir
  4. Oi, tudo bom?
    Eu não consigo resenhar tudo que leio, as vezes tento escrever uma resenha mas simplesmente não sai. O tipo de livro interfere muito e prefiro não escrever nada do que fazer uma resenha ruim.
    Outra coisa que não resenho são continuações de séries, já que pode haver spoiler. Já tentei várias vezes fazer isso, mas não rolou.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga, gostei bastante do post. Eu resenho todos os livros que leio sim, pelo menos desde que comecei o blog. Sinto uma necessidade grande de falar sobre as obras, por mais que não tenha gostado tanto. Acho que o que importa mesmo são as opiniões diferenciadas, e sei que pode ajudar outras pessoas diante do processo das leituras. O que me ajuda é que sempre acabo anotando opiniões durante a leitura, principalmente para não me perder depois ou não esquecer nenhum ponto importante. É um diferencial ótimo!!! Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  6. Oi amore, tudo bem ?
    Eu gostei muito do post. Eu não costumo ler mil livros por mês, então não faço muitas resenhas, faço até de alguns livros já lidos, mas não é muito meu forte haha.
    Mas foi muito interessante seu desabafo.
    Beijinhos ..

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga ^^
    Puxa vida, ultimante tenho andado tão atarefada que nem consigo resenhar mais os livros que li recentemente; minha lista de "futuras resenhas" está enorme :S Isso me faz ter vontade de desistir do blog às vezes :( Mas vou tentando mantê-lo e tentar resenhando meus amados livrinhos na medida do possível ^-^

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Ni.

    Adorei saber sua opinião. Bem eu praticamente tudo o que leio acabo resenhando, mas as resenhas saem super "atrasadas" digamos assim, porque eu leio muitos livros por mês (se bem que passei uns meses lendo menos que 6) e ai como tenho muitas resenhas "acumuladas" posso dizer assim, nem todas saem no mês que li, na verdade as vezes saem muito tempo depois. Eu ainda tenho resenhas no meu computador de livros que li em 2014, acredita?

    E como tem também as resenhas de parceiros, e essas não podem esperar as vezes acaba que livros que li a mais tempo a resenha sai nossa, muitoooo tempo depois. rs
    Mas quero me organizar nisso também. Eu estava pensando exatamente nisso, mês que vem espero publicar mais resenhas no blog e menos matérias, vamos ver como ficara isso.

    Mas acho que nem tudo o que lemos as vezes temos vontade de resenhar, ou achamos que não faramos uma resenha digna, e acho que o leitor, mesmo sendo blogueiro, tem o direito de não querer escrever sobre isso. Por exemplo eu queria muito aquele livro Reconstruindo Amelia, odiei com todas as minhas forças a história e fiz algo que é muito raro, para não desistir da leitura no meio, o que também é muito raro, sai pulando váriassss partes do livro. Resumindo: Não resenhei, não achei justo nem digno fazer a resenha de algo assim. Mas acho que o que você disse sobre mostrar opinião seria válido, é interessante falar para o leitor que não gostei e porque. Mas nem eu mesma entendi ainda porque de não ter gostado kkk, ai fica complicado.

    Mas no mais sempre publico e gosto de saber que sou honesta em minhas opiniões, esse mês mesmo saiu uma resenha de um livro de editora parceira, e eu gostei da ideia que a autora teve para o livro, mas poxa ela não soube desenvolver e eu disse isso na resenha, claro que a opinião é a minha e não sou nenhuma critica literária rs, mas acho importante dizer como me senti, claro que usando de bom senso afinal a ideia não é ofender o autor, a editora e nem os leitores que tenham lido e gostado da obra,

    Adorei sua explanação.

    Beijos
    Fer
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline! Adoro essa coluna do blog, sempre têm discussões super válidas e que me fazem refletir...
    Eu gostaria de resenhar todos os livros que leio, mas em alguns casos as palavras simplesmente não saem... eu até formulo tudo na minha cabeça mas quando escrevo parece não funcionar... então de alguns livros realmente a resenha não sai.

    Acho que não é por ser blogueiro que o leitor tem a obrigação de resenhar todos os livros que lê, eu seleciono alguns para resenhar (minha pilha já está bem grande) e alguns eu simplesmente devolvo na estante. Mas compreendi o que você quis dizer e até tive uma ideia de juntar em uma postagem só todos os livros que li mas que não vai sair resenha, com nota e algum comentário... pra não passar em branco... rs

    E falando em resenha, as minhas estão super atrasadas, vestibular está me tomando muito tempo então está difícil se concentrar em outras coisas...

    Adorei a postagem!!
    beijos
    http://www.livromaniaca.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline.
    Atualmente os livros de parceria são prioridades então sempre acontece de leituras independentes ficarem sem resenhas, já que nem sempre tô inspirada além do mais resenhar toma tempo.
    Eu também criei o blog pra dividir minhas impressões sobre os livros, mas acontece que nem todo livro desperta aquela vontade de comentar sobre.
    Eu sou dessas que todo mês lê na faixa de 5/6 mas geralmente só libera 4resenhas, as demais ficam pro mês seguinte.
    Ótimo post.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir