Autora: Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro
(cortesia) - 2016
366 págs
Esse livro me conquistou primeiro pela capa e segundo por ser uma releitura do clássico A Bela Adormecida. Mas confesso que quando comecei a ler senti minha opinião oscilar mais vezes do que geralmente acontece, quer dizer comecei gostando, depois achei que a narrativa estava devagar, depois comecei a achar interessante, depois senti que a narradora se lamentava demais (tipo: ah se eu tivesse feito diferente, ah se eu não fosse tão inocente, ah se eu tivesse tido mais cuidado com os meus pedidos etc) depois achei que o final salvou tudo de chato que tive que enfrentar até chegar nele. Gostei da forma como a história acabou e da mensagem que passou, que os contos de fadas na realidade são uma verdade "maquiada" da realidade e que viver com medo do algum mal que pode acontecer acaba tornando a vida um inferno.
Nessa história narrada em primeira pessoa, mas na forma de lembranças, acompanhamos a trajetória de vida da Elise, da pobreza a vida no castelo como serva pessoal da rainha. Ela nos mostra os bastidores da vida, principalmente no castelo, no período medieval. Toda hierarquia, briga familiar pelo poder, importância de um herdeiro, guerras por territórios, doenças que assolaram o reino, além de todas as intrigas entre criados e a pressão que os nobres sofrem e às escolhas que todos precisam fazem para continuar vivendo na corte. A proposta do livro é mostrar a realidade por trás do suposto conto de fadas envolvendo a princesa Bela, que aqui se chama Rosa, mas apelidado por bela por ser linda.
"As criadas pessoais são heroínas precárias, e não me importa que meu papel na história de Rosa seja esquecido. Mas não quero que a lição de sua vida seja obscurecida no mito. O que salvou Rosa foi o amor." pág.358
Claro que o leitor poderá encontrar muitas mensagens bonitas ao longo da narrativa, devido às várias reflexões e questionamentos que a protagonista faz sobre suas escolhas ao longo da vida e as escolhas das pessoas que a cercavam; mas confesso que esperava uma narrativa mais positiva, entendo que para uma pessoa que sofreu tanto como ela fica difícil, mas poucas eram as coisas pelas quais ela agradecia. Colocando numa balança as queixas pesaram mais. E isso foi o que me fez dar apenas três estrelas a esse livro no skoob, ou seja, classifiquei apenas como bom. Porém todos que tiverem curiosidade devem ler para formular suas próprias conclusões porque as histórias tocam cada um de forma diferente, mesmo quando concordamos positivamente ou negativamente são por razões diferente.
Enfim fica a dica para quem gosta de imaginar as verdades nos bastidores dos contos de fadas mais conhecidos da história da humanidade.
"Houve uma época em que eu preferia esconder as lembranças da minha vida pregressa a reconhecer tudo o que havia perdido. Agora encontro consolo nessas recordações. Consola-me pensar que a história da Bela Adormecida continuará viva depois de todos nós, uma história de maldade derrotada e amor triunfal que ressoará por séculos. E é assim que deve ser. Porque a verdade não é nenhum conto de fadas." pág. 364
"Os dramas dos personagens mostram-se totalmente divorciados de
criaturas mágicas e derivados. Temos um casal que acredita ser infértil,
drama familiar, uma jovem que não aceita ser criada numa redoma,
amores, desamores, surtos de doenças (o que era extremamente normal na
época em que se passa a trama), enfim! Esse foi um ponto que me
surpreendeu no livro. A autora ao incluir tais temas, passa realmente a
desmistificar a história." Pollyanna Campos
Vejam mais da opinião da leitora, amiga e blogueira Polly aqui no Entre livros e personagens
Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?
Oi amiga!!
ResponderExcluirEsse livro também me conquistou pela capa e eu estava ansiosa para ler alguma resenha sobre ele. Gosto de releituras de contos de fadas, mas confesso que fiquei um pouco receosa ao ler sua opinião. Não sei o que esperar de uma leitura com tantas oscilações, mas vou ficar de olho nele :)
Beijos querida!!!
http://versosenotas.blogspot.com.br/
Amiga leia sim, essa foi a minha opinião. Coloquei o link da opinião da Polly que diferente de mim gostou muito do livro, então vocês podem ter duas visões diferentes da história. Você leu a resenha dela!!??? Beijos
ExcluirOi Aline!
ResponderExcluirNossa eu me apaixonei pela capa desse livro mas agora fiquei um pouco receosa de comprar o livro - não que eu fosse comprá-lo já... rs - pena que a história ficou oscilando de boa para ruim... mesmo assim quero conferir a leitura!
Adorei sua resenha, honestidade sempre! ^^
beijos
Livromaníaca / Tielle So
Oi Aline!
ResponderExcluirEsse livro me chamou a atenção desde que foi lançado, pois eu, também, adoro releituras. É uma pena que a leitura não tenha sido tão satisfatória quanto poderia, mas ainda pretendo lê-lo qualquer dia desses.
Eu adoro histórias contadas em outros períodos, e, Enquanto Bela Dormia parece bem diferente do que eu tinha imaginado inicialmente, mas nem um pouco menos interessante, haha.
Adorei a resenha! Beijos amiga,
http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/
Estou com esse livro para ler, mas ainda não tive tempo. Eu não solicitei, recebi por engano por isso adiei um pouco a leitura por não ser livro que queria ler imediatamente. Fiquei curiosa por ser uma releitura de um conto famoso esse tipo de livro sempre me interessa. Vou ler assim que der! :)
ResponderExcluirBeijos,
Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]
Oiii Line,
ResponderExcluirPoxa!!! Eu estava muito na expectativa com esse livro, e justamente pela capa hehe Eu não gosto de protagonistas que ficam se lamentando ¬¬ e o que me confortou foi o final da narrativa salvar o resto... Vou ver se faço a leitura e te conto o que achei!
Como sempre, resenha incrível com pontos chaves que o leitor precisa saber *-*
Beijinhos
Lylu - Menina Lylu
Oi!
ResponderExcluirEu também adoro releituras de contos de fadas e acredito que só leria o livro por conta disso.
Uma pena que o livro é tão cheio de altos e baixos, seria bem melhor que fosse diferente, né? Mas, pelo menos, fico feliz que o final tenha compensado!
Beijos,
Déia
Own Mine
Ola Aline lindona a capa é linda e sendo uma releitura de nosso lindo conto de fadas já me chama atenção, mesmo sendo uma leitura com um ritmo mais lendo e muitas reflexões com certeza vou ler. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Olá, Aline. A proposta do livro é bem interessante, adoro conto de fadas, sei que iria gostar ainda mais desse livro por ser uma releitura. E a capa do livro está magnífica. O que me deixa apreensiva é esse misto de estou gostando/está chato, geralmente deixa muito carregada a leitura.
ResponderExcluirBeijo,
http://www.pactoliterario.com
Oi, Aline
ResponderExcluirUma narrativa pessimista não anima muito o leitor. Gostaria de ler um reconto da Bela Adormecida, apesar de não ter tanto interesse nesse livro. Uma pena que não seja assim uma leitura tão enriquecedora. Talvez eu pense como você, se ler.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oi Aline, tudo bem??
ResponderExcluirEu acho a capa desse livro linda demais... vale a pena pela capa haha... mas depois que li algumas resenhas fui percebendo que essa releitura não era pra mim, pois não curti muito a premissa e nem a proposta... a menina vive uma vida triste e depois continua uma vida mais ou menos com a rainha... não sei... pelas mensagens que contem no livro e alguns quotes inspiradores, eu pensei até em me arriscar, mas no fundo sei que não vou ler... que pena que a leitura não foi tudo que imaginava... Xero!
oi, tudo bem?
ResponderExcluirassim como você, o livro me chamou a atenção a primeira vista pela capa linda e por ser uma releitura de conto de fadas. Ainda não li, mas quero muito. Bom saber que o final salva o meio lento, embora eu odeio narração lenta.
O que me chama atenção nesse livro é ter tirado foco da Bela adormecida, e quero conhecer esses bastidores da trama, rs
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Olá, Aline!
ResponderExcluirAchei a capa desse livro maravilhoso e por ser uma releitura de um clássico eu já o desejava tanto que está na wishlist haha Fiquei um pouco com o pé atrás por essa montanha russa de "coisas legais e chatas", mas se o final vale a pena lerei haha Adorei sua resenha!
Beijos, Garota Vermelha
www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com
Eu acho essa capa tão linda!
ResponderExcluirOlá! Essa capa realmente conquista a todos! Por recontar uma das histórias mais clássicas de todos os tempos, acho que é de se esperar que seja "ame ou odeie", mas gostei de saber que, apesar das revira voltas constantes durante a leitura, você achou que o final valeu a pena.
ResponderExcluirBeijos!
Karla Samira
https://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Hello Aline tudo bem, eu gostei bastante desse livro e o final me emocionou, a história recontada foi bem mais real e isso que curti na narrativa. Ainda mais sendo contada por uma pessoa de fora do reino. Bjs
ResponderExcluir