Sábado passado vi o tão falado filme A Garota Dinamarquesa (2016) que se enquadra na categoria drama/romance. Ele foi inspirado no livro de David Ebershoff que segundo crítica é inspirado na realidade, mas que acaba sendo um livro de ficção.
Nessa história conhecemos a figura histórica do primeiro transsexual, ou seja o primeiro homem que se submeteu a operação para mudança de gênero. Esse filme pode ser considerado polêmico por tratar de um assunto que até hoje não é bem aceito, mas ao mesmo tempo continua atual e com muitos subtemas para reflexão e formação de opinião. O filme superou minhas expectativas e precisei de alguns dias para decidir o que escrever para vocês.
Sinopse:
Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.
No filme conhecemos o casal de pintores Einar e Gerda, eles levam uma vida normal; até que Einar começa a perceber que sempre prendeu quem realmente era no mais profundo do seu ser e quando tem a chance de externar Lili aos poucos percebe que ela é quem lhe faz sentir completo e verdadeiro, assim aos poucos Einar começa a ser ocultado e a crise no casamento começa. Mas o amor de Gerda por Einar/Lili é tão grande que ela simplesmente se coloca no lugar do seu amor e entende o que ele está vivenciando. Claro que ela sofre porque a cada dia está perdendo seu amado marido, mas percebe que prefere vê-lo feliz do que mantê-lo ao seu lado infeliz.
Com certeza só vendo para perceber a beleza nas tomadas de decisões de
cada um dos personagens e as consequências que suas escolhas trarão para
sua vida. Achei o filme tão cheio de sensibilidade, beleza e sutileza
que acredito que aqueles que tiverem a mente aberta conseguirão perceber
toda mensagem de liberdade da alma contida na história. Sabe quando
você permite que a história te envolva sem ficar julgando ou tentando
encaixar os personagens em certos e errados!!!??? Foi assim que vi esse
filme e fiquei emocionada com o rumo na vida desse casal.
Para mim Einar foi um exemplo de coragem, daqueles que não se preocupa com o que os outros iriam falar dele, apenas correu atrás da possibilidade de ser Lili verdadeiramente e Gerda foi um exemplo de companheira e determinação.
Einar, Lili e Gerda
Veja o trailer legendado aqui:
Veja as capas das duas edições do livro aqui:
Esse filme é indicado a todos aqueles que tem a mente aberta ao diferente e que sabe respeitar o direito do outro. Além disso esse filme sensível transcende o lado sexual da situação, ele foca na forma como a pessoa se sente, se vê e sonha com a liberdade de viver em paz aceitando-se do jeito que é. Fica a dica de um filme que fará você rever seus conceitos e forma de olhar o outro.
Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!
Oi Aline!
ResponderExcluirAdorei o teu comentário.
Esse é um filme que eu quero muito ver por ter o Eddie Redmayne, que eu admiro, no papel principal e por ter sido tão aclamado pela crítica. Além de ser polêmico. Realmente é uma história que trata de respeito,ao outro e a si mesmo.
Espero poder assistir logo!
Um beijo!
Lua.
http://luahmelo.blogspot.com
Oi Aline!
ResponderExcluirNossa, esse filme parece ótimo, sério mesmo, ainda mais que tem o Eddie Redmayne, que é um baita de um ator. Deve ser uma obra muito comovente!
Adorei seus comentários sobre A Garota Dinamarquesa também, então acredito que irei amar esse filme! Trata de um tema muito importante, que muitos, em pleno 2016, não compreendem ou tem preconceitos, o contrário do que a esposa de Lili faz. Deve ser sensível mesmo!
Beijo,
http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/
Oi Aline,
ResponderExcluiradorei o post! Estou cada vez mais curiosa para ver esse filme!
Beijos!
Participe do sorteio do livro Minha Vez de Brilhar + Kit de Marcadores
http://www.mademoisellelovesbooks.com/