Cinquenta tons de liberdade - E.L. James


Autora: E. L. James
Editora: Intrínseca 
(emprestado)
2012
518 págs

Nossa nem acredito que finalmente terminei a leitura dessa trilogia, depois de tanta polêmica e indecisões se deveria ler ou não, acabei lendo e tendo a oportunidade de formular minha opinião sobre essa história tão famosa. Serviu também para desmistificar o assunto que foi tão polemizado na blogsfera e me mostrar que a história não é só sexo como muitos fizeram aparentar. E para mim a mensagem que ficou foi que quando decidimos ficar com alguém temos que ter consciência que esse alguém não é perfeito e que mudanças comportamentais podem acontecer, mas não é uma garantia, elas acontecerão se for uma decisão em conjunto e se ambos se comprometerem a policiar seus defeitos, superar seus medos e se melhorar como pessoa, permitindo-se assim ser feliz. 

Vejam aqui minha opinião sobre os primeiros livros da trilogia:

Li em Jan 2015 - Cinquenta Tons de cinza
Amei essa minha primeira resenha e o primeiro livro foi para mim muito interessante, assim como Ana estava sendo apresentada a um novo mundo eu também estava.

Li em Out 2015 - Cinquenta Tons mais escuros
Nesse segundo livro achei a narrativa e o enredo mais intenso e cheio de cenas de ação, devido os perigos físicos que os personagens vivem causados por pessoas do passado de Christian.

Li em Abril e estou resenhando em maio 2016 - Cinquenta Tons de liberdade

Posso dizer que nesse terceiro livro o enredo teve um pouco de tudo: cenas de sexo (para mim em excesso por ser um livro de conclusão onde se tinha muita coisa a desvendar e desenvolver), cenas de ação (perseguição de carros e acidentes motivados por vingança), segredos revelados, intrigas solucionadas, medos superados e um final feliz mais que esperado.

Não sei vocês mas algumas resenhas demoram mais a ficarem prontas que outras. Além disso penso que quando se trata de livros de trilogia ou séries precisamos focar na nossa opinião e não no enredo em si, para não estragar as surpresas dos que pretendem ler. Vocês concordam com esse pensamento!!???


Nesse livro acompanhamos o casal Ana e Christian casados e aprendendo a moldar uma rotina que fiquei aceitável para ambos. Confesso que esse início de história me deixou meio cansada, já que ele continuava super protetor, sem explicar os reais motivos para Ana e ela quer continuar levando a vida cheia de liberdade e autonomia de antes de se envolver com o mega milionário (quem é rico demais precisa tomar certas medidas de segurança que nós meros mortais não precisamos, além disso Christian está sofrendo alguns atentados e chantagens que o deixam mais paranoico ainda). Penso mais uma vez que se ambos tivessem conversado mais abertamente e claramente um com o outro muitas das discussões poderiam ter sido evitadas.

Acredito que em um casamento é preciso decidir em quais batalhas entrar, não vale a pena discutir por tudo, caso contrário a harmonia do casal deixará de existir.

"Fico surpresa com a insegurança que toma conta dele às vezes. Tenho a impressão de que ele sempre foi assim, mas que esconde a fragilidade por baixo de uma fachada intimidadora." Pág. 93

"Quero que o seu mundo comece e termine em mim." Pág. 142

"Eu só quero lhe dar o mundo, Ana, tudo que você quiser, qualquer coisa. E também defender você do mundo. Proteger você. Mas ao mesmo tempo quero que todo mundo saiba que você é minha." Pág. 162

Nesse terceiro livro Ana continua a reclamar que não se acostuma com a fortuna de Christian e que as mudanças necessárias na rotina a incomodam, como ter que andar sempre com seguranças etc. Porém no aspecto pessoal Ana está mais audaciosa e confiante com seu corpo fazendo assim algumas propostas que surpreendem o marido. Essa sua mudança de atitude acabará ajudando Christian a ficar mais tranquilo e confiante de que merece todo amor que Ana lhe dá. 


"Sei que seu amor é turvado por questões de controle e superproteção, mas isso não faz com que eu o ame menos." Pág. 290

"É isso que o tem deixado preocupado? O medo de me machucar? Por que confio mais nele do que ele mesmo? Não entendo; nós certamente nos transformamos. Em geral ele é tão forte, tão controlado, mas sem isso ele se sente perdido." Pág. 226

"Olho para o teto, e me ocorre que sempre penso em Christian como forte e dominador - mas, na verdade, ele é muito frágil, meu menino perdido. E a ironia é que ele me vê como frágil - o que eu não acho que seja. Comparada a ele, eu é que sou forte." Pág.253 

Nesse livro todo passado de Christian é revelado e aos poucos ele consegue superar todas as barreiras que o impediam de ser feliz e acaba vivendo melhor não só com a Ana mais com toda família Grey. 

"Contemplo o céu noturno. Vou sentir saudades dessa vista panorâmica ... Seattle a nossos pés, tão cheia de possibilidades e ainda assim tão distante. Talvez seja esse o problema de Christian: ele ficou tempo demais isolado da vida real, graças ao seu exílio autoimposto. Com a família por perto, porém, ele é menos controlador, menos ansioso - mais livre, mais feliz ." Pág. 305
Christian termina esse enredo como um homem que conseguiu se conciliar com o seu passado e perdoar quem o tanto fez sofrer, além de perceber que muitos de seus atos o impediam de ter uma vida feliz. E o melhor ele consegue se aproximar de seus pais e irmão e levar uma vida familiar saudável com todos eles. Ana termina esse enredo como uma mulher mais madura, autoconfiante e com a consciência de que a felicidade é possível quando decidimos ser maleáveis e aprendemos a nos adaptar as situações que a vida nos apresenta. 


Enfim para mim foi uma experiência válida conhecer essa história e para quem tem curiosidade aconselho que leia, mas sem criar expectativas demais ok!!!???

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

8 comentários:

  1. Eu até tenho curiosidade, mas me pergunto: mais uma série? kkkkkkk
    Só se tiver muito barato, quem sabe.....tenho tanto livro aqui para ler que já estou de bode da minha estante com "coisa parada"
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, só li porque foi emprestado!!! Obrigada pela atenção e comentários!!!

      Excluir
  2. Aline, eu li somente o primeiro livro, e apesar de ter ficado bem curiosa quando ao segredo/problema do Christian, não continuei a trilogia porque a narrativa não me envolveu, e achei várias cenas muito forçada.
    Que bom que você não deixou que toda polêmica atrapalhasse o andamento da sua leitura, e o que importa é que a sua experiência foi válida.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline tudo bem, eu adoro a trilogia 50 tons, mesmo a Ana sendo chata kkk, conheço muitas Anas por aí. Esse último livro é bem interessante com a mudança dos rumos. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!
    Eu não consigo ter o interesse despertado para ler essa trilogia. Não sei se ainda carrego aquele certo preconceito da maioria (ou minoria, não sei rs), mas não sei se esta seria uma leitura construtiva para mim.
    Enfim, fico feliz que você tenha concluído a trilogia e que de forma geral tenha valido a pena para você. Vou esperar um pouco e quem sabe no futuro eu não leia?? rs
    Beijosss,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. oi, tudo bem?
    eu tenho sérios problemas com essa série. Li na época do lançamento, quando Crepúsculo ainda estava fresco demais na memória e as semelhanças (exageradas ao extremo) me incomodaram. Bom, acho a série bem mais ou menos, mas gostei do primeiro, já esse terceiro livro foi sofrido! Achei bem desnecessário mesmo.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oh My God, gostei desse livro, mas nem foi muuuuito bom assim. O primeiro foi o melhor e ponto.
    Eu li o segundo e foi bem arrastado, esse eu li mais rápido, mas não criei expectativas mesmo não. Ainda nem li Grey, estou criando coragem rs
    Beijos e amei sua resenha. Que bom que terminou *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu li o primeiro livro da trilogia e não curti muito - achei a relação deles forçada demais. E, realmente, deve ser difícil se casar com alguém que não se abre inteiramente para você, difícil manter uma relação assim, né?
    Estou curiosa com o que vai acontecer e espero que, se algum dia eu resolver ler a trilogia, seja surpreendida com esse enredo (apesar de não achar que serei).
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir