Primeiras impressões: 1+1 A matemática do amor


Quando recebi o email da editora logo fiquei curiosa para conhecer melhor o enredo de 1+1 A matemática do amor, adoro histórias de amizades e sentimentos verdadeiros. Foram disponibilizadas as primeiras 30 páginas, 3 capítulos, para que os parceiros pudessem ter uma noção do que esperar da história.

Lucas e Bernardo são amigos de infância e sempre fizeram tudo juntos. Estão prestes a iniciar o último ano do ensino médio. Essa fase de transição é sempre assustadora, a pressão do vestibular, a responsabilidade em escolher uma carreira etc. Mas eles não contavam com uma situação que os afastaria sem planejamento.
Os capítulos narrados pelo Lucas, ele conta como admira seu amigo Bernardo, como ele sempre foi mais leve, divertido e sempre fazia tudo dar certo e ficar melhor quando estava presente. Lucas é um menino sensível e transparente em seus sentimentos. No capitulo narrado por Bernardo ele começa falando como admira os pais de seu amigo.

"Eu amava a Denise e o Manuel, e seu infalível bom humor matinal. A relação deles era inspiradora; o jeito como se olhavam, como pegavam a mão um do outro, como se isso fosse a coisa mais gostosa do mundo, a forma como riam de piadas de que acho que só eles achavam graça. Eu me perguntava se isso algum dia aconteceria comigo." Pág. 19

Percebi que o Bernardo é mais maduro, profundo, intenso em seus sentimentos, apesar de ser impulsivo e odiar situações dramáticas. Ele esta com medo do futuro sem seu amigo ao seu lado em todos os minutos do seu dia, do desconhecido e da solidão. Ele precisará mudar-se para Portugal, seu pai foi transferido. Essa situação inesperada e intransponível faz com que os amigos coloquem numa balança todos os sentimentos que os unem e o que significaria viverem separados. Depois do momento de choque o Bernardo propõe ao Lucas que eles se esforcem para aproveitar cada segundo das férias e dos momentos que poderão estar juntos e só depois se preocuparem com o futuro.

"_Vou ficar longe da minha cidade, dos seus pais, da escola, de tudo que eu sempre conheci. De você. Lembra como você dizia que às vezes 1 + 1 pode ser 1? Eu te entendo agora. Mas somos menos que um. Somos uma equação de divisões e saldos negativos." Pág.24

(Fonte da imagem: Google)

A forma como a história é narrada me deu a impressão que um amigo estava conversando comigo. Uma narrativa leve, objetiva e cheia de sensibilidade. 1+1 A matemática do amor pode ser uma ótima pedida para quem teve/tem um melhor amigo/a de infância recordar dos momentos compartilhados e para quem não teve esse presente poder saber como funciona essas relações. Tenho certeza que todos irão se emocionar. Amei iniciar essa história e agora estou ansiosa para saber como esses dois amigos vivenciarão esse momento de mudança em suas vidas e se a amizade deles superará a distância.

E você também ficou curioso!!!??? Fique ligado que em junho o livro estará disponivel nas melhores livrarias e loja online.




Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

5 comentários:

  1. Oi Aline!
    Gosto muito de histórias sobre amizade, afinal acredito que uma das melhores coisas na vida é a amizade verdadeira.
    Fiquei curiosa para saber mais dessa história e espero ler uma resenha aqui.
    Beijos!
    Lua.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline.
    Ouvi falar desse livro pelas redes sociais, porém não conhecia bem a história ainda. Agradeço pelas suas primeiras impressões, que me deu uma baita vontade de ler.
    Histórias sobre fortes amizades me encantam, e essa parece que será uma dessas *-*
    Vou ver se consigo ir ao lançamento (tenho um clube do livro pra ir no mesmo dia, mas vou ver se dá tempo de ir depois); enfim, parabéns pelo post. Adorei saber conhecer um pouquinho dessa história.

    Beijinhos, boa semana e boas leituras
    Isabelle - Attraverso le Pagine
    http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei!
    Adoro quando a narrativa é objetiva e não fica enrolando a gente e nem entediando. Aguardemos o lançamento!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!
    Já vi ótimos comentários sobre a escrita do Vinícius e confesso que tenho curiosidade em conhecer o trabalho dele. Acho que o livro deva ser leve o que é uma boa pedida para leitura nesse clima friozinho aqui da serra rs.
    Beijos!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Aline.
    Quem já não passou por isso? Aconteceu comigo e uma amiga que foi para o Japão. E eu que já sou avessa a mudanças fiquei sem chão. Achei muito interessante a proposta do livro e acho que leria. Vou ler a sua resenha completa para saber o que achou do livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir