Opinião: Como me organizo para comentar nos blogs!!!!

(Fonte da Imagem: Google)

Resolvi abrir o mês de Maio falando de um tema que acredito ser de extrema importância para quem tem um blog: os comentários. E depois de escutar muita gente dizendo que não tem tempo de responder e/ou comentar nos blogs, decidi compartilhar como me organizo para comentar, quem sabe assim ajudo e até incentivo essa mudança de hábito que garanto faz bem para quem dá e recebe atenção do outro. Vamos lá:


Quando essa falta de "disponibilidade" começou a incomodar muitos blogueiros, surgiu a ideia de criar grupos em redes sociais para retribuir comentários. Quem nunca participou ou participa de um!!??? Acredito que eles são muito válidos e até interessantes, conhecemos alguns blogs novos e acabamos lendo sobre assuntos que muitas vezes deixaríamos passar. Mas o lado negativo da situação é que mesmo nesses grupos muitos são os blogueiros que ficam pendentes além do limite e acabam causando situações desagradáveis etc. mas isso é assunto para outro dia. Vamos a como me organizo para conseguir comentar sem problemas no grupo e em outras situações.

Comentar nos blogs dos grupo de retribuição de comentários do facebook - sempre que coloco algum link no grupo, anoto em um caderno o dia do link e o assunto que coloquei lá. Ex. Dia 02 maio - Resenha X; dessa forma sei que terei um prazo X para responder e dependendo da minha semana, posso comentar aos poucos dentro do prazo ou comentar em todos no dia final, dessa forma já anoto aqueles que estão pendentes para colocar no link de pendências quando o mesmo for liberado no grupo.


Comentar nos blogs de quem deixa comentário no meu blog - uma vez por semana, pode ser no sábado, no domingo, ou um pouco em cada dia do fim de semana, visito os posts que fiz ao longo da semana e vou entrando nos blogs que deixaram comentários e comento por lá.

Em caso de blogs que o blogueiro atualiza muitas vezes por semana e com postagens grandes, caso eu goste do trabalho do mesmo, costumo comentar em várias postagens e com atenção redobrada, já que o mesmo teve todo um trabalho para fazer algo bem caprichado.


Dessa forma tem funcionado e comento no blog de muita gente por semana, estou até listando na minha agenda quando comento para ter uma noção e tem dia que chega a dez, doze blogs. Eu adoraria comentar em mais blogs, muitos que até gosto do blogueiro, mas infelizmente o mesmo não tem o hábito de retribuir comentários. Então fica complicado você dispor do seu tempo com alguém que não retribui sua atenção para com ele. Mesmo assim sou teimosa e quando sobra um tempinho ao longo da semana, dou uma passada no blog dessas pessoas. Já aconteceu de eu vencer o "danado" pelo cansaço, ou então pela falta que ele sentiu por eu passar um tempo sumida e então passou a comentar no meu e aos poucos fomos nos conhecendo melhor e hoje somos amigos.

No caso de comentarios de leitores que não tem blogs, quando eles deixam algum contato: email ou rede social, faço questão de agradecer o carinho e atenção. Essa troca para mim é essencial!!!
 
Enfim espero que vocês tenham gostado da postagem e que eu tenha ajudado de alguma forma. Tenham atenção aos comentários que vocês deixam pela blogsfera e com os comentários que recebem. Todos conseguem diferenciar pelo teor dos comentários quem realmente valorizou o trabalho de escrita e produção em geral da postagem e quem comentou mecanicamente só para constar. Então faço um apelo: Voltem a comentar nos blogs, mas comentem com alma e personalidade ok!!??? Além disso dê atenção aos redes sociais de seus amigos, não custa nada curtir uma publicação no Instagram e no Twitter. 

É isso fica a dica. Eu faço e sou mega feliz assim!!! Faça você também!!!!


 P.s. Muitos criticam a posição de quem assim como eu defendem essa troca de comentários. Mas penso que faz parte da vida de blogueiro, cabe a você decidi se faz parte ou não do grupo, se ama ou não ser blogueiro. Todos os leitores são bem vindos ao meu blog, sendo eles blogueiros ou não.


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

13 comentários:

  1. Essa história de comentários é sempre muito polêmica, né? Acontece que com as muitas tarefas que temos temos, somadas aos trabalhos com o blog acaba que muitas vezes falamos que ficamos sem tempo. Mas no final das contas, o tempo é a gente que cria, né?
    Eu já comentei mais nos blogs, mas agora meu tempo é mais escasso, mas o que gosto de fazer é pelo menos uns 5...6 blogs por dia, e me guio pela atualizações dos mesmos que aparecem para mim na barra lateral. Tenho salvo nos meus favoritos alguns blogs que entro sempre.
    Também tenho o hábito de responder os comentários e comentar "de volta"...é sempre bom devolver a gentileza.
    Mas hoje em dia vejo tantos blogs com tanta visualização, blogs grandes com poucos comentários. Acho que não se tem valorizado tanto o comentário atualmente.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,

    adorei o post! E você está de parabéns não só por ele, mas também por sempre visitar os blogs e comentar - adoro quando você passa lá no MLB e comenta, ainda mais porque você sempre deixa um comentário completo e incrível! Obrigada por isso, sério! Eu também tento sempre comentar nos blogs de quem comentou no Mademoiselle, acho mais que obrigação, apesar de só consigo fazer isso uma ou duas vezes por semana, infelizmente. Eu já experimentei os grupos do Face e eles são bacanas, super organizados, vale a pena também!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline! Tudo bem?
    Adorei saber um pouco mais sobre como você se organiza para comentar nos blogs que admira e acompanha. Eu não conheço esses grupos, gostaria de saber mais! Adorei a ideia!
    Acho que comentários para um blogueiro é essencial para poder inspira-lo a produzir conteúdos cada vez melhores.

    Adorei sua postagem!
    Livromaníaca / Tielle So

    ResponderExcluir
  4. Oi Line!!
    Bem, essa questão de comentários nos blogs sempre gera algum probleminha, infelizmente.
    Atualmente, eu sigo cerca de 15 blogs o que é muito para meu tempo corrido. Mas, é impossível não visitá-los, pois adoro o trabalho de cada um deles!!
    Sempre tento me manter ativa nos comentários e, por isso, já tive que negar dois convites para participar desses grupos. A partir do momento que me comprometo a visitar semanalmente todos os blogs do grupo, preciso cumprir!
    Sobre os comentários no meu blog: sempre tento retribuir, mas quando vejo um comentário do tipo "oi, adorei o seu blog e estou seguindo", não consigo..
    Amiga, gostei das dicas! Eu tenho uma lista no word com todos os blogs que sigo e vou marcando em vermelho cada um deles a medida que os visito. Essa é minha forma simples, e ainda muito precária, de organização rs.
    Beijoss,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa menina, como você é organizada. Olha, eu acho um assunto um tanto quanto delicado. Eu não vejo problema nenhum em alguém participar de grupos de blogs. É um tipo de propaganda, não? E com ela sempre acabam surgindo seguidores fieis, e isso é importante. Anotarei algumas dicas e tentarei ser mais organizada.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Oioi! Tudo bem?
    Gosto muito da interação que temos entre os blogs.
    Acho que vale a pena conhecer o trabalho dos amigos blogueiros, podemos conhecer pessoas com o mesmo gosto e excelentes livros.
    Muito legal as suas dicas, estou tentando aumentar as minhas visitas.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Gostei das suas dicas,realmente essa questão de comentário é polêmica, pois muitos são os comentários genéricos que nada tem a ver com o conteúdo do post. Eu tento visitar uma vez por semana blogs de amigas, mas preciso me organizar para retribuir a visita aos blogueiros que passam no meu blog.

    Obrigada por dividir conosco suas técnicas de organização,essas dicas são fundamentais.

    bjsss


    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  8. Eu não acho nada demais na troca de comentários, por que dessa forma sempre conhecemos novidades, que sempre passa dispercebido. Essa polemica toda é de gente que não tem o que fazer e vê maldade em tudo. Bjkas

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Você é muito organizada até para pensar num post fofo assim!
    É tão importante para nós blogueiros esse comentários e essa interação né? Eu tb vivia sem tempo, não consegui visitar e comentar. Quando comecei a participar dos grupos comecei a conseguir dividir o tempo! Tb marco todos os links para não esquecer!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  10. Olá... minha linda, tudo bem??
    Adorei a sua postagem... eu me organizo para comentar, mas algumas vezes sou vencida pelo cansaço e termino atrasando, confesso... mas assim como você anoto o dia da postagem em um caderninho também... assim eu sei exatamente para onde ir quando tenho que comentar... costumo retribuir nos finais de semana os blogs que deixaram seus links... anoto os nomes, para poder ir direto depois assim não me perco também... com as retribuições de comentários... acho que é sempre válido ler a postagem do colega mesmo você sendo apenas um leitor ou blogueiro... porque querendo ou não o blog é um trabalho prazeroso onde o blogueiro leva ao leitor novidades ou não do mundo literário e compartilha o amor pelos livros.... xero!

    ResponderExcluir
  11. oi, tudo bem?
    é sempre bom mostrar um pouco da nossa rotina, porque pode ajudar outros blogueiros. Eu estou na fase da falta total de tempo. Até post tenho deixado de fazer, rs. Por isso não tenho mais uma rotina assim, e aproveito todo o tempo vago que tenho para fazer os posts e comentar nos blogs, mas às vezes, acabo demorando um pouco. Também participo de grupos de retribuição, mas limito o número de links que coloco, também visito quem deixa link no blog, e tem aqueles blogs que sempre acompanho e passo para ver as novidades.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Aline!
    Muito legal o seu post. Sempre é um assunto polêmico mas achei que vc desenvolveu de uma forma bem clara e simples.
    Eu tb tenho o costume de anotar o dia que comentei no grupo, assim fica realmente mais fácil saber até qdo vc pode fazer os comentários. E como pode ver, já que participo desse grupo, não vejo problema algum essa troca de comentários. Acho que é uma forma de interagir, conhecer outros blogs e até mesmo se situar de forma mais abrangente o mundo literário.
    Muito legal também que você consiga comentar outras postagens, eu sempre tento, mas não é sempre que consigo. Eu tento, pelo menos, responder a quem comenta nas minhas postagens, pois acredito que uma forma de agradecer a visita e o tempo que a pessoa disponibilizou pra comentar.
    Parabéns! Adorei o post.
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Ola lindona amei a postagem eu amo conhecer blogs novos suas dicas são de suma importância para se organizar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir