Sempre em seu coração (conto) - Jariane Ribeiro


Autora: Jariane Ribeiro
Conto Independente
Disponível no Amazon
2017 - 90 págs
Sinopse: Skoob

Esse já é o meu quinto contato com a escrita e criação da Jariane Ribeiro, sou meio suspeita para falar, porque quando gosto do trabalho de algum autor, tento ler tudo que eu tiver acesso e se for nacional é que valorizo mesmo. A Jariane é uma querida que ao meu ver sempre está colocando em discussão temas relevantes e que acabam me ajudando de alguma forma. 'Sempre em seu coração' não poderia ser diferente, ele fala de ansiedade, depressão, bullying e vários temas tão presentes em nosso dia a dia. Garanto que me ajudou em um momento de minha vida que eu estava na 'berlinda' de uma crise de ansiedade e a história me deu um 'sacode' e me colocou pra cima. Enfim acredito que todos deveriam ler esse conto por sua relevância e porque a autora toca no assunto com muita sensibilidade e consegue indicar os melhores caminhos para evitar se entregar e se isso acontecer, ter forças para levantar e dar a volta por cima.

Esse conto é composto de dez capítulos, narrados em primeira pessoa pela Dayse Alencar, uma jovem que está vivendo o mal do século; ela tem ansiedade e crises de pânico e isso já está passando dos limites e sua família insiste que ela vá a um psiquiatra e passe a fazer terapia e uso de remédios para que possa poder retomar sua vida. Nós iremos acompanhar todo passo a passo dessa jovem nessa buscar do viver bem e concretizar seus sonhos.

A escrita da autora nos faz entender um pouco dessa doença que afeta a toda família, mesmo aqueles que não tem informações e acabam agravando o caos dentro de quem sofre. No caso da Dayse, ela sofria com o bullying no colégio por estar acima do peso estabelecido como padrão e em casa sua avó (de outra geração) dizendo que ela estava fazendo 'corpo mole', que era preguiçosa etc quando estava nas crises de não querer sair da cama e fazer nada. Mas graças a Deus, Dayse tinha o apoio dos pais e do irmão para se reergue. Ela podia contar também com Romário, seu psiquiatra e com alguém especial que iria entrar na sua vida e ajudá-la a dar um passo de cada vez.

Achei interessante a autora comparar a situação vivida pela Dayse a Rapunzel presa na torre devido a síndrome do pânico que paralisa a pessoa. Então ela nos deixa a pergunta: Será que Rapunzel conseguirá sair da torre!? Leiam e descubram. Garanto que a leitura será mais que prazerosa e para as românticas como eu, ficarão com o coração vibrando forte em vários momentos da história.  

Não sei como a autora imaginou Dayse, mas enquanto eu li, eu via a novela 'Órfãos da Terra' e ao meu ver a atris 'Guilhermina Libanio' representaria bem nossa protagonista. Acho ela linda!!!




Outros títulos da autora que li, amei e resenhei:




Obrigada pela atenção!!!
Não esqueça de deixar suas impressões nos comentários

5 comentários:

  1. Não conhecia este conto e nem a autora, mas adorei. Saber que ela aborda assuntos importantes e ainda te ajudou de alguma forma, é incrível. Espero que esse conto cause as mesmas emoções em diversas pessoas que estejam passando por crises de ansiedade.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline.

    Eu não conhecia este livro e pela sua resenha simplesmente fiquei bem curiosa para lê -lo. Achei os assuntos abordados muito importante e parece ser uma leitura marcante. Já estou adicionando na lista de desejados. Quero lê-lo o mais rápido possível. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, ele é curtinho e cheio de aprendizados!!!

      Excluir
  3. Oi, gostei muito de conhecer esse conto pelo seu post, achei super bacana ele abordar esses problemas psicológicos pelos quais a personagem vai passar, certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline. Como você também gosto de autores que trazem temas para reflexão e que nos ajudam de alguma forma com as suas histórias. Anotei o nome da autora e irei buscar as histórias dela para ler.

    ResponderExcluir